ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREVENÇÃO NO NOVEMBRO AZUL!
sexta-feira, 29/11/19 11:56
Nos últimos anos a população masculina vem quebrando o tabu com relação à prevenção e cuidado com a saúde! O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência desse tipo de câncer.
O mês de novembro, também conhecido como Novembro Azul, é marcado pelas ações de prevenção e cuidados contra o câncer de próstata. E, quando se fala em prevenção de doenças, a alimentação desempenha um importante papel, inclusive do câncer de próstata.
Os alimentos estão disponíveis para nos nutrir, auxiliar em ações antioxidantes, protetoras e anti-inflamatórias, não somente saciar a fome. Deve-se evitar embutidos e frios em geral, além de alimentos defumados, enlatados e frituras. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata.
Carnes vermelhas em excesso e pedaços queimados, como a crosta queimada da carne que se forma no churrasco, podem aumentar o risco da doença. Além disso, o consumo frequente e excessivo dos corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes presentes nos alimentos industrializados pode estimular a formação e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.
Outra recomendação é controlar o peso, uma vez que homens acima do peso e diagnosticados tardiamente com câncer de próstata têm mais chances de morrer da doença do que homens com peso saudável.
Além disso, também é de suma importância evitar o consumo de alimentos e bebidas em embalagem plásticas e jamais usá-las para aquecer alimentos, pois os plásticos liberam uma substância chamada Bisfenol A, que, quando consumida em excesso, pode causar anomalias hormonais e diferentes tipos de câncer.
Alguns alimentos naturais que ajudam na saúde masculina e no combate ao câncer de próstata são: tomate, romã, goiaba vermelha, alho, cebola, chá verde, mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, todos esses ricos em substâncias que podem auxiliar na prevenção.
Fonte de licopeno, o tomate é um alimento muito saudável para os homens. Vale ressaltar que, quando aquecido, a absorção do licopeno é melhor, pode ser consumido como molho concentrado ou suco. O cozimento quebra as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumento sua biodisponibilidade, ou seja, uma melhor absorção pelo organismo!
Receitinha básica: Cozinhe cerca de 6 tomates inteiros, bata-os no liquidificador e conserve o molho na geladeira. Consuma 1 xícara no almoço e outra no jantar, misturando em ervilhas, sojas, grão de bicos ou lentilhas. Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior a quantidade de Licopeno!
Curiosidade: 100g de tomate fresco = 3,1 a 7,4mg de licopeno
O tomate processado: 11,21 mg e a pasta enlatada : 30,07 mg .
Importante: Quem tem taxas elevadas de ácido úrico e cálculos renais, devem evitar o consumo frequente!