RRF

ALMG RETOMA REUNIÕES DE PLENÁRIO COM PAUTA AINDA ‘TRANCADA’

terça-feira, 02/08/22 13:56 Plenário da ALMG com vista para as bancadas vazias dos deputados estaduais.

FOTO: Luiz Santana/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais retomou, nesta terça-feira, 2 de agosto, as reuniões de plenário após recesso de duas semanas, sem expectativa para votações importantes. A pauta segue trancada pelo projeto de lei 1.202/2019, que trata do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Enquanto isso, nenhuma outra proposta pode ser votada.

Há um mês, a adesão ao RRF já não precisa mais de autorização dos deputados estaduais. No dia 1º de julho, o Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o governo pode dar sequência ao processo diretamente com o Ministério da Economia. Cinco dias depois, o Estado foi considerado habilitado pelo governo federal  para aderir ao RRF.

O projeto de lei que trata do RRF está na Assembleia Legislativa desde 2019 e, até agora, não tramitou por nenhuma comissão. Em maio, o governador Romeu Zema (Novo) pediu urgência para análise da matéria, que seguiu sem ser apreciada pelos deputados e, desde junho, tranca a pauta na Casa.

Esta é a segunda vez que o projeto tramita em regime de urgência e impede votação de outras propostas. A primeira perdurou de novembro a março deste ano, quando o governador retirou o pedido para a votação do reajuste dos salários dos servidores.

Para ser retirado do regime de urgência e liberar a pauta para outras votações, é necessário que o governador encaminhe uma mensagem, que tem que ser lida em plenário. Segundo a Assembleia Legislativa, nenhum ofício foi encaminhado pelo Executivo.

Ameaças e luta

A adesão de Minas Gerais ao RRF será muito danosa ao Estado, aos servidores e serviços públicos e à população. Empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig, terão que ser vendidas e investimentos públicos em áreas como saúde, educação e segurança serão reduzidos drasticamente. Além disso, salários, aposentadorias, auxílios e outros direitos dos servidores públicos mineiros serão congelados por nove anos.

O SINJUS-MG, juntamente com outros Sindicatos, tem atuado em diversas frentes para combater essa ameaça. Além de medidas jurídicas, as categorias também permanecem mobilizadas e vão realizar uma grande manifestação contra o RRF em agosto.

Uma das formas de reforçar a luta é divulgando informações precisas e de qualidade. Por isso, o SINJUS publicou em julho uma série de reportagens para que as servidoras e os servidores entendam todo o cenário de inverdades propaladas pelo governador Romeu Zema (Novo) e os riscos que cada um de nós pode correr caso Minas Gerais faça a adesão ao RRF. Confira aqui.

Fonte: SINJUS-MG, com informações do Portal G1

Notícias relacionadas

Diante de um cenário infernal há uma parede em ruínas com a bandeira de Minas Gerais, ela está sendo destruída por uma bola de demolição onde se lê RRF (Regime de Recuperação Fiscal. Do lado esquerdo da parede há um letreiro com o texto "Direitos em risco". Conteúdo textual: INFORMAÇÃO - RRF é uma ameaça ao serviço público; leia a série especial do SINJUS
INFORMAÇÃO RRF É UMA AMEAÇA AO SERVIÇO PÚBLICO; LEIA A SÉRIE ESPECIAL DO SINJUS quinta-feira, 21/07/22 17:51 A adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) será muito danosa ao Estado, aos servidores e serviços públicos e à população. Empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig, terão que ser vendidas e investimentos públicos em ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco