DIREITOS PARA APOSENTADOS

APOIE A PROPOSTA DE MANUTENÇÃO DE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO NA APOSENTADORIA

quinta-feira, 24/07/25 17:48

Garantir qualidade de vida aos servidores públicos após a aposentadoria é uma pauta histórica de luta do SINJUS-MG. Por isso, o Sindicato convida todas as filiadas e filiados a apoiarem a ideia legislativa que propõe a manutenção do Auxílio-Alimentação também para quem já se aposentou. O prazo para apoiar a causa é dia 26 de julho e, com 20 mil apoios, a proposta poderá ser debatida no Senado Federal. Clique e apoie!

Hoje, ao se desligarem da ativa, servidoras e servidores têm uma perda imediata em seus vencimentos com a retirada do benefício, o que compromete significativamente o orçamento familiar. Soma-se a isso o aumento das despesas com saúde, medicamentos e alimentação específica, comuns nessa etapa da vida. Nesse cenário, o debate sobre a manutenção do Auxílio-Alimentação representa um passo importante na construção de políticas públicas que valorizem os trabalhadores, assegurando dignidade e segurança financeira na aposentadoria.

Vale lembrar que, ao alcançar os 20 mil manifestações, ideias legislativas podem ser transformadas em Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição ou Indicações, passando a ser debatidas no Congresso Nacional. Por isso, é essencial mobilizar o maior número possível de pessoas até o prazo final, em 26 de julho.

Atenção: para apoiar a proposta é necessário fazer login com sua conta gov.br. O site do Senado orienta todo o procedimento, que é simples e totalmente seguro.

Clique aqui para apoiar a proposta!

Luta do SINJUS

No âmbito do Judiciário mineiro, o SINJUS, em conjunto com Serjusmig,  protocolou, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ofício Conjunto 6/2025, solicitando uma alternativa para garantir esse direito, e vêm buscando a sua conquista. A proposta é que o Auxílio-Alimentação seja convertido em um novo benefício destinado ao custeio de medicamentos e tratamentos complementares, funcionando como um suplemento ao Auxílio-Saúde, que, atualmente, não cobre nem mesmo as despesas com planos de saúde.

Conhecida como “Auxílio-Medicamento”, essa é uma reivindicação antiga do Sindicato e busca garantir que aposentados e pensionistas tenham acesso a cuidados de saúde adequados, medicamentos, e tratamentos essenciais.  O objetivo é assegurar condições dignas de vida e evitar que o custo com tratamentos se torne um fardo financeiro insustentável.

O debate no Congresso fortalece ainda mais a luta do SINJUS. Por isso, a participação da categoria é essencial. Acesse o site e registre seu apoio. Vamos juntos fortalecer essa causa!

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa, observando uma tela que exibe dados técnicos. O texto sobreposto diz: “Sindicatos discutem necessidade de rever critérios do cálculo da força de trabalho”. LOTAÇÃO PARADIGMA SINDICATOS DISCUTEM NECESSIDADE DE REVER CRITÉRIOS DO CÁLCULO DA FORÇA DE TRABALHO sexta-feira, 25/07/25 17:29 Dando continuidade aos debates sobre a reformulação da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma pessoa estudando em casa, com caderno, fones de ouvido e notebook onde aparece uma professora em chamada de vídeo. O texto diz: “Aprenda um novo idioma com condições especiais”. No canto direito, aparece o logo da ON UP Idiomas. CONVÊNIO APRENDA UM NOVO IDIOMA COM CONDIÇÕES ESPECIAIS quarta-feira, 23/07/25 17:22 O SINJUS-MG, em parceria com a escola de idiomas ON UP, convida você, filiada ...
AVANÇO NOVA LEI DO AUXÍLIO-SAÚDE É SANCIONADA terça-feira, 22/07/25 17:50 Mais um avanço na luta pelo Auxílio-Saúde digno foi conquistado pela categoria. Nesta terça-feira, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco