AGUARDANDO SANÇÃO

APÓS FORTE PRESSÃO, PL DO AUXÍLIO-SAÚDE É APROVADO NA ALMG

terça-feira, 15/07/25 16:36

Na luta pelo Auxílio-Saúde digno para as servidoras e servidores do Judiciário mineiro, o Projeto de Lei (PL) 3.211/2024 foi aprovado em segundo turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa da Minas Gerais (ALMG), na manhã desta terça-feira, 15 de julho. Agora, o texto que prevê a retirada das faixas etárias da Lei 23.173/2018, conferindo mais flexibilidade ao Tribunal para revisar internamente os valores pagos, está pronto para a sanção do governador Romeu Zema (Novo). 

Durante toda a semana, o SINJUS-MG esteve presente na ALMG, articulando com parlamentares e pressionando para que o PL 3.211/2024 avançasse com celeridade. A mobilização foi fundamental para destravar uma pauta que estava parada desde dezembro de 2024, quando o anteprojeto foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Apesar da aprovação interna à época, o projeto só foi recebido pelo Legislativo em 9 de julho de 2025, após forte cobrança por parte do Sindicato.

“O SINJUS vem denunciando há anos o tratamento desigual no pagamento do Auxílio-Saúde entre servidores e magistrados e cobrando equiparação e isonomia. A mudança na legislação representa uma conquista necessária para corrigir distorções e garantir dignidade à categoria”, relembrou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Segundo o TJMG, a mudança permitirá que o reajuste de valores ocorra por meio de ato normativo próprio, sem necessidade de nova aprovação legislativa, o que garante mais agilidade e flexibilidade para eventuais correções futuras.

Mesmo com a sanção iminente da nova legislação, o Tribunal já declarou que os valores atualizados do benefício só seriam aplicados a partir de 2026. Essa sinalização acende o alerta sobre a necessidade de seguir pressionando pela efetiva aplicação da norma e pelo reajuste justo dos valores.

“Com essa flexibilização, a expectativa é que o processo para revisão dos valores do Auxílio-Saúde seja célere e assertivo, promovendo uma majoração compatível com a realidade das servidoras e dos servidores. Vamos continuar acompanhando e cobrando que a implementação ocorra o quanto antes”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues

O SINJUS reforça que a luta não termina aqui e seguirá acompanhando cada etapa da tramitação até a sanção e a implementação do novo modelo de Auxílio-Saúde. Acompanhe as mídias sociais do Sindicato e mantenha-se atualizado! 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Servidores acompanham a votação do PL do Auxílio-Saúde na ALMG, vistos por uma divisória de vidro. Alguns seguram cartazes com frases como “A saúde do servidor também importa” e “Auxílio-saúde digno já”. Entre os servidores, em primeiro plano estão os diretores do SINJUS, Felipe Rodrigues (diretoria de Assuntos Jurídicos) e Alexandre Gomes (diretoria de Imprensa e Comunicação). NA ALMG PL DO AUXÍLIO-SAÚDE PASSA EM 2º TURNO NA FFO E PODE SER VOTADO EM DEFINITIVO NO PLENÁRIO ÀS 10H DESTA 3ªF. segunda-feira, 14/07/25 19:47 O Projeto de Lei (PL) 3.211/2024, que propõe a retirada das faixas etárias do ...
ALERTA Quem não respondeu ao Censo 2025 pode ter benefícios suspensos; confira como regularizar segunda-feira, 14/07/25 12:47 O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abriu um ...
A imagem mostra uma audiência pública no plenário de uma comissão parlamentar, com a presença de parlamentares e representantes de entidades. FENAJUD EM AÇÃO PARLAMENTARES E ENTIDADES REAGEM À REFORMA ADMINISTRATIVA EM AUDIÊNCIA COM MINISTRA: “PEC 32 NÃO VOLTARÁ” sexta-feira, 11/07/25 17:57 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) marcou presença na audiência ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco