ATUAÇÃO SINDICAL

APÓS PRESSÃO DOS SINDICATOS, TJMG QUITARÁ RESTANTE DO RETROATIVO DA DATA-BASE 2023

terça-feira, 18/03/25 18:54 imagem apresenta um fundo escuro e mostra uma mão segurando uma calculadora e uma caneta, enquanto uma prancheta com papéis está sobre uma mesa. A palavra "RETROATIVO" está escrita em vermelho nos papéis. No canto superior direito, há um selo com a inscrição "DATA-BASE 2023", acompanhado de um ícone de um punho fechado, que simboliza a mobilização sindical.

Depois de reiteradas cobranças e diversas idas à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG e o SERJUSMIG conseguiram garantir a quitação do restante do retroativo da Data-Base 2023. Nesta terça-feira, 18 de março, o Tribunal confirmou que o pagamento será realizado no contracheque deste mês, com crédito previsto para o dia 1º de abril.

A demora na regularização desse passivo gerou insatisfação entre as servidoras e os servidores, uma vez que não havia qualquer justificativa plausível para o atraso. Por isso, essa demanda foi pautada em todas as reuniões e contatos entre os Sindicatos e representantes da Administração do Tribunal.

“Desde a implementação da Data-Base 2023, cobramos do TJMG uma solução rápida para o pagamento dos valores retroativos. Além do parcelamento, a demora na quitação de todo o passivo trabalhista devido trouxe grande insatisfação e prejuízo para a categoria”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Com o anúncio, o pagamento do retroativo será incluído no contracheque de março e estará disponível na conta do servidor no dia 1º de abril, garantindo a efetividade desse direito. Importante ressaltar que, assim como as Datas-Bases de 2014 a 2017, e como recentemente autorizado pelo presidente do TJMG para as revisões gerais aunais de 2018 a 2022, os Sindicatos cobrarão o pagamento de juros e correção sobre os valores dos retroativos pagos em atraso desta Data-Base 2023.

Apesar desse avanço, os Sindicatos estão atentos e mobilizados para outras demandas da categoria que seguem pendentes e que serão debatidas na próxima reunião da Mesa de Negociações com o TJMG. O encontro estava programado para ocorrer no final de março, mas será remarcado para início de abril devido a uma impossibilidade de agenda do presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

“Mesmo sem um encontro presencial neste mês, a atuação firme do SINJUS e do SERJUSMIG garantiu que o TJMG finalmente quitasse o retroativo da Data-Base 2023. Agora, na reunião de abril vamos negociar com a Administração para avançarmos também em outras pautas importantes”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos das próximas negociações com o Tribunal.

SINDICATO É PRA LUTAR

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco