DIÁLOGO

APÓS SOLICITAÇÕES DO SERJUSMIG E DO SINJUS, NOVO PRESIDENTE DO TJ AGENDA REUNIÃO

terça-feira, 25/06/24 18:46 Na imagem há um homem branco, de cabelos curtos e castanhos, ele está vestido com terno e gravata e fala ao microfone.

Em resposta aos ofícios do SERJUSMIG e do SINJUS-MG, o presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agendou uma reunião com os representantes da categoria para a primeira semana da nova gestão. O encontro está marcado para o dia 3 de julho, às 15h, e será um momento de cobranças e questionamentos dos Sindicatos sobre os acordos descumpridos pela gestão atual.

Desde o mês de março, a Mesa de Negociações Permanente entre a Administração do TJMG e os Sindicatos está suspensa de forma unilateral, com o Tribunal se negando a dialogar sobre as pautas dos trabalhadores do Judiciário. O objetivo principal da primeira reunião com o presidente eleito é debater as demandas mais urgentes da categoria e reforçar a necessidade da manutenção da Mesa, abandonada pela gestão atual.

SERJUSMIG e SINJUS solicitam desde o início de 2024 um cronograma com datas para reuniões mensais de negociação, porém, além da falta de resposta a essa demanda, as reuniões que ocorreram foram, em sua maioria, extraordinárias e provocadas pela persistência dos Sindicatos.

“Durante o período eleitoral, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agora futuro presidente do TJMG, se comprometeu a cumprir em dia as Datas-Bases dos servidores e manter o diálogo com os Sindicatos. Portanto, é importante que essa reunião seja um marco inicial para soluções efetivas às demandas e aos acordos referentes aos direitos dos servidores que foram engavetados pela gestão anterior”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Com a proximidade da mudança de gestão, no dia 1º de julho, os Sindicatos esperam que o futuro presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, demonstre comprometimento com a valorização das servidoras e dos servidores.

As pautas principais dos trabalhadores serão reforçadas, e a expectativa dos dois Sindicatos é ter atualizações sobre os temas mais urgentes para os servidores e que seja estabelecido um cronograma de quitação dos passivos.

São reivindicações urgentes da categoria:

  • Implementação da Data-Base 2023 e pagamento dos passivos;
  • Implementação da tabela salarial de 8 horas e quitação dos valores retroativos;
  • Envio da Data-Base 2024, já aprovada pelo Órgão Especial do TJMG, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG);
  • Pagamento de juros e correção monetária das Datas-Bases de 2014 a 2017;
  • Reajuste substancial do Auxílio-Saúde;
  • Retomada dos pagamentos dos plantões com regularidade mensal aos servidores e servidoras;
  • Restituição integral do imposto de renda descontado indevidamente sobre os juros da URV;
  • Indenização de férias-prêmio aos servidores ativos e aposentados;
  • Garantia de condições dignas de trabalho na 1ª e 2ª instâncias;
  • Publicação periódica de editais de remoção;
  • Homologação do concurso público regido pelo Edital nº 01/2022 e publicação do novo edital para Oficial Judiciário, especialidades Oficial Judiciário e Comissário da Infância e da Juventude.

Essas são algumas das reivindicações mais esperadas pela categoria, mas não as únicas. É necessário que a nova gestão apresente respostas contundentes para as demandas dos trabalhadores do TJMG e, a exemplo da postura da atual gestão em relação à magistratura, apresente um cronograma para adimplemento dessas pendências com a categoria.

“É fundamental a retomada das reuniões mensais da Mesa de Negociações, pois as tratativas não podem acontecer somente quando for de interesse do TJMG, pelo contrário, as discussões entre representantes da Administração e dirigentes dos Sindicato é essencial para a construção de soluções realmente efetivas”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O SERJUSMIG e o SINJUS reafirmam a disponibilidade para estabelecer um diálogo respeitoso e eficiente com a nova gestão. Dessa forma, é esperado também o mesmo da nova Administração do Tribunal. O ocorrido no último ano de mandato do presidente José Arthur Filho não pode se repetir, e, caso isso aconteça, a resposta da categoria será ainda mais contundente.

Dia 27/06, todos à luta!

Os Sindicatos reiteram que, no dia 27 de junho, penúltimo da atual gestão, um novo ato acontecerá em frente à sede do Tribunal, em Belo Horizonte, com concentração a partir das 11h. É imprescindível a participação da categoria neste segundo ato unificado.

“Servidoras e servidores, mais uma vez é hora de mostrarmos nossa indignação com o atual presidente do Tribunal, que certamente entrou para o rol dos piores gestores dos últimos anos. Precisamos mandar o recado e deixar claro que não aceitaremos esse legado de descumprimentos de acordos. Convoque os colegas e contribua em mais essa batalha pelos direitos e pela valorização da nossa categoria”, complementa Alexandre Pires.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem, há um homem de meia idade, de camisa listrada, com as mãos levantadas e expressão de despedida. O fundo é escuro e a imagem parece ter um tom crítico em relação ao presidente do TJMG. Acima do homem está o texto "Já Vai Tarde" em letras grandes e coloridas em tons de laranja, azul e branco.
JÁ VAI TARDE! PRESIDENTE DO TJMG ENCERRARÁ MANDATO COM LEGADO DE ACORDOS DESCUMPRIDOS segunda-feira, 24/06/24 18:12 Neste final de mandato da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os sentimentos dominantes entre as servidoras e os servidores são de decepção e indignação. O presidente do órgão, desembargador José Arthur Filho, que antes ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sob um fundo cinza, a imagem mostra uma bola de demolição rotulada com RRF destruindo uma parede contendo a imagem da bandeira de Minas Gerais, enquanto uma multidão de silhuetas levanta os braços em forma de protesto. A parede está rachada e quebrada, sugerindo que está sendo demolida. MOMENTO DECISIVO ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA BARRAR APROVAÇÃO DO RRF NA 2ªF., 15/7 sexta-feira, 12/07/24 18:35 O prazo de suspensão do pagamento da dívida mineira com a União termina na ...
Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo. EQUIDADE SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais sexta-feira, 12/07/24 08:51 O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
A imagem mostra um consultório médico onde um profissional da saúde em quiropraxia , que aparentemente é médico ou fisioterapeuta, está examinando um menino sem camisa. Em primeiro plano, há um modelo anatômico de uma coluna vertebral em cima de uma mesa ao lado se vê uma montagem digital de um braço segurando um raio x por prendedor metálico. Ao fundo, pode-se ver cartazes com ilustrações do corpo humano na parede. O profissional está de óculos e parece estar focado na avaliação do paciente. BENEFÍCIOS CONHEÇA OS NOVOS CONVÊNIOS NA ÁREA DA SAÚDE FIRMADOS PELO SINJUS quinta-feira, 11/07/24 17:30 Quem nunca sofreu com aquela dor no corpo que limita os movimentos? Ou precisou ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco