CÂMARA E ALMG

ATAQUES AOS SERVIDORES ESTÃO EM PAUTA NESTA SEMANA

segunda-feira, 26/04/21 18:34

A última semana de abril começa com grandes desafios para os servidores do Judiciário mineiro. Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) começou, nesta segunda-feira, 26 de abril, uma série de audiências públicas para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, a Reforma Administrativa. Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os líderes do governo podem destravar a PEC 57, a Reforma Administrativa estadual, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. O SINJUS-MG lidera ações contra as duas propostas e precisa do apoio de toda a categoria para avançar nas lutas.

Em relação à batalha contra a Reforma Administrativa na Câmara, o Sindicato, como integrante do Movimento a Serviço do Brasil, tem participado de reuniões com parlamentares e já garantiu apoio de deputados federais contra a PEC. Em articulação com a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, o foco tem sido retirar a proposta da discussão. Como membro da base da Fenajud, a entidade também está participando de mobilizações virtuais.

A primeira audiência pública da Reforma Administrativa na Câmara será realizada nesta segunda-feira, ouvindo a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). Representantes dos servidores serão consultados em relação às propostas do Governo Federal para o funcionalismo.

“Não há condições de debater uma reforma que traz tantos impactos agora, em meio à pandemia. Como o governo insiste nisso, é preciso haver uma ampla resistência dos servidores, seguindo a orientação de seus representantes sindicais. Os sindicatos precisam ser ouvidos e a escuta precisa ser efetiva, construindo uma proposta que não prejudique os servidores e nem a população”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta segunda, pelas redes sociais, o compromisso do Congresso em votar ainda neste ano as reformas tributária e administrativa. “Vou coordenar pessoalmente e com os líderes da Casa os encaminhamentos para as tratativas da reforma tributária. Tivemos um atraso com o recrudescimento da pandemia, mas a reforma administrativa, por exemplo, já começa a ser discutida com algumas audiências públicas. Eu acredito que possamos votar as duas reformas este ano. Temos o compromisso das duas Casas de votar este ano as duas reformas. Procurarei o ministro Paulo Guedes para falar sobre a reforma tributária”. A aprovação ainda em 2021 das reformas tributária e administrativa também é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

PEC 57

Na ALMG, informações dão conta de que a semana começou quente e os líderes do governo na Casa estão focados em avançar com a PEC 57, que autoriza o estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. A proposta é uma das prioridades do governo, mas está parada desde dezembro na Comissão de Constituição e Justiça.

O SINJUS-MG, em conjunto com outras entidades, segue a maratona de reuniões com os deputados estaduais para garantir o apoio dos parlamentares contra a proposta. Ainda esta semana, será agendada mais uma reunião com o líder de Governo na Assembleia, o deputado Gustavo Valadares (PSDB). O Sindicato espera avançar nas discussões nesta que será a terceira reunião com o parlamentar. “As contrapartidas impostas castigam os servidores por nove anos e vão impactar a qualidade dos serviços públicos para a população. Não vamos abrir mão das nossas reivindicações”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Os Sindicatos também já se reuniram com o deputado estadual Professor Cleiton (PSB) e com a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL).

Acompanhe nossas mídias para se manter informado sobre essa e outras lutas!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra dois homens de terno conversando sentados em poltronas pretas em um escritório. Sobre a mesa à frente, há pilhas de livros e copos de água. Na parte superior da imagem lê-se “Igualdade Racial”. IGUALDADE RACIAL Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo quarta-feira, 20/08/25 19:11 Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala iluminada, com diversos integrantes do NAP sentadas em cadeiras organizadas em fileiras. A maioria mantém os olhos fechados e postura relaxada, participando de uma prática de respiração consciente. No topo da imagem, aparece o título: “NAP promove encontro sobre respiração consciente e qualidade de vida”. BEM-ESTAR NAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E QUALIDADE DE VIDA quarta-feira, 20/08/25 17:45 Em busca de ampliar os conhecimentos e promover o bem-estar dos seus integrantes, o ...
Imagem Acessível: A imagem mostra a foto do prédio do TJMG vista de baixo para cima, com a logomarca “Promoção Vertical PV 2023” em destaque na fachada. Sobre a imagem, está escrito: “TJMG anuncia novas vagas na PV 2023, mas SINJUS considera número insuficiente e seguirá na luta”. CARREIRA DO SERVIDOR TJMG ANUNCIA NOVAS VAGAS NA PV 2023, MAS NÚMERO É INSUFICIENTE E SINJUS SEGUIRÁ NA LUTA quarta-feira, 20/08/25 12:59 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco