SEGURANÇA

ATUAÇÃO DO SINJUS GARANTE MODERNIZAÇÃO DOS ELEVADORES DO ANEXO 1 DO TJMG

quarta-feira, 26/02/25 18:23 A imagem mostra a entrada de um elevador no Anexo 1 do TJMG, com paredes claras e um ambiente bem iluminado. Há corrimãos metálicos dos dois lados do corredor que levam até o elevador, e no chão há uma faixa tátil amarela para acessibilidade. Acima da porta do elevador, um display digital exibe o número do andar. Na parede à esquerda, há uma caixa vermelha de incêndio com um símbolo de espiral branca, indicando um equipamento de segurança. Ao lado direito do elevador, há um painel com botões e um cartaz com instruções ilustradas.

FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG

A atuação do SINJUS-MG, sempre cobrando por condições adequadas de trabalho para as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro, resultou em mais um avanço. No início deste mês de maio foram concluídas as obras de modernização dos quatro elevadores do Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Essa melhoria vai garantir mais segurança e comodidade para os trabalhadores e também para os cidadãos que buscam atendimento na unidade.

Diante das frequentes falhas e paralisações dos equipamentos nos últimos anos, o Sindicato cobrou de forma persistente da Administração uma solução definitiva para o problema. Em dezembro de 2022, por meio do Ofício n. 93/2022, foram solicitadas providências para o mau funcionamento dos elevadores. Já em abril de 2023, o SINJUS voltou a requerer a modernização dos elevadores e o respectivo cronograma de obras. Nos documentos foi argumentado que o maquinário apresentava tecnologia ultrapassada e inadequada para o fluxo de pessoas na edificação.

Em resposta às constantes cobranças, o TJMG iniciou as intervenções em junho de 2024, começando pelo elevador de serviço. O cronograma previa a modernização sequencial dos demais elevadores, com o prazo final estipulado para 16 de março de 2025. Desde então, o SINJUS vinha acompanhando de perto as intervenções com o intuito de evitar atrasos, o que inclusive refletiu na entrega antecipada das obras.   

“Era comum que apenas um elevador estivesse funcionando para atender todo o prédio. Além do risco à vida dos usuários, as paralisações constantes geravam filas imensas, muitas vezes obrigando os servidores a subir até 11 lances de escadas para não chegarem atrasado no seu setor. A situação também se configurava como mais uma barreira para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, relembra a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Patrícia Oliveira.

Com os novos equipamentos em operação, a expectativa é de que as frequentes panes sejam eliminadas, além de reduzir significativamente o tempo de interrupções para manutenções preventivas e corretivas, contribuindo para o bom funcionamento dos setores instalados no prédio.

“Esse é mais um avanço que deixa clara a importância da atuação sindical para garantir melhores condições de trabalho. Sem as cobranças insistentes e a fiscalização contínua do SINJUS, certamente o Tribunal demoraria muitos anos mais para investir na atualização desses elevadores, mantendo as servidoras e os servidores expostos a riscos e a transtornos frequentes. Por isso, seguiremos firmes na luta por adequações também em outras unidades do TJMG”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Denúncias

Os servidores que estiverem enfrentando problemas nos edifícios do TJMG podem entrar em contato com o SINJUS para que as demandas sejam formalmente levadas à Administração do Tribunal. Basta enviar o seu relato para o e-mail [email protected]; e não se preocupe, pois a sua identidade será preservada.

Acompanhe as nossas mídias e fique sempre bem informado sobre a atuação do SINJUS em busca de condições adequadas de trabalho no Judiciário mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.
ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I quarta-feira, 19/06/24 18:05 Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco