DECISÃO

AUXÍLIO-LIVRO A JUÍZES MINEIROS É CONSIDERADO INCONSTITUCIONAL PELO STF

quinta-feira, 27/07/23 16:39 Fachada da sede do STF, em Brasília, em destaque está a escultura que representa a deusa grega da Justiça, Themis. Ela está sentada com olhos vendados e tem uma espada em seu colo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, que o pagamento de auxílio-aperfeiçoamento a juízes estaduais de Minas Gerais é inconstitucional. Os ministros da corte julgaram procedente o pedido formulado na Ação Direta de Inconstitucionalidade enviado pela Procuradoria Geral da República (PGR) que questionava o benefício destinado à compra de livros jurídicos e materiais de informática.

A decisão foi tomada em sessão virtual finalizada em 30 de junho e o comunicado foi feito pela corte nesta semana. O benefício, também chamado de ‘auxílio-livro’, poderia chegar a um valor de 50% do salário mensal dos magistrados em um ano.

O pagamento do auxílio está previsto na Lei Complementar estadual 59/2001, em Minas Gerais. A regra estabelece os valores que podem ser destinados aos magistrados a partir do salário de cada juiz.

O relator da ação no Supremo, Alexandre de Moraes, justificou seu voto pela inconstitucionalidade do auxílio dizendo que o benefício contraria a sistemática de remuneração da magistratura, que veda gratificações adicionais. Ainda segundo o ministro, a decisão não impede o recebimento de outras verbas, como as de natureza indenizatória.

Na mesma Ação Direta de Inconstitucionalidade, a PGR questionou o pagamento de auxílio-saúde, previsto na mesma lei que determinava o benefício relativo aos livros jurídicos. Como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou o programa de assistência à saúde suplementar para magistrados e servidores do Poder Judiciário, o STF entendeu que a ação perdeu o objeto.

Em nota assinada por seu presidente, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) afirmou que nenhum juiz do estado jamais recebeu qualquer valor relativo ao auxílio-aperfeiçoamento.

“Apesar de ter sido aprovado pela Lei Complementar nº 59, em 2002, o auxílio nunca foi regulamentado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por consequência, nunca pago. Ainda assim, a Procuradoria Geral da República apontou, em 2015, inconstitucionalidade da lei, agora confirmada pelo Supremo Tribunal Federal”, diz a nota.

Em resposta à reportagem, a Justiça mineira disse que “o Projeto de Lei que trata do auxílio anual para aquisição de livros jurídicos, digitais e de material de informática não foi de iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e, portanto, não foi implementado e, consequentemente, nunca foi pago aos magistrados do TJMG”.

Fonte: Estado de Minas

Últimas notícias

ver mais
Ofício SINJUS solicita melhorias nas regras de viagens institucionais de servidores do TJMG segunda-feira, 26/01/26 17:49 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhou ao SINJUS-MG, no dia 13 ...
CONQUISTA TJ REDUZ JORNADA DO CARGO DE JORNALISTA APÓS ATUAÇÃO DO SINJUS sexta-feira, 23/01/26 17:14 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, no Diário do Judiciário Eletrônico ...
Imagem Acessível: Divulgação do espetáculo “Agora sou eu que entardeço”, em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte. No canto superior direito Há um selo de duas mãos batendo palmas com o texto SINJUS APOIA. Em destaque, está a atriz Sidnéia Simões, filiada ao sindicato, ao lado de dois atores do elenco, a foto está em tons de roxo e azul. Conteúdo textual: Prestigie! Filiada ao SINJUS é destaque em espetáculo da campanha de teatro. Prestigie! Filiada ao SINJUS é destaque em espetáculo da Campanha de Teatro sexta-feira, 23/01/26 15:40 O teatro é encontro, sensibilidade e reflexão, e a Campanha de Popularização do Teatro ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco