ACESSE

CARTILHA DO SINJUS EXPLICA O COMBATE E A PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL

quarta-feira, 24/05/23 12:26 Imagem Acessível: montagem digital de uma capa de um livreto onde se lê: "Assédio Moral no Trabalho - Orientação, prevenção e combate."

O assédio moral é um problema grave que tem crescido nos últimos anos, afetando pessoas em diversos contextos sociais, especialmente no ambiente de trabalho. A falta de informação sobre o tema torna a luta contra essa prática ainda mais difícil. Diante dessa realidade, o SINJUS-MG editou a sua cartilha “Assédio Moral no Trabalho: orientação, prevenção e combate”, com atualizações sobre o tema e suas consequências, trazendo dicas práticas que ajudam na identificação e na fundamentação de denúncias sobre casos de violência.

O material foi elaborado pela Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS, composta pela psicóloga Luciana Gáudio Martins Frontzek, pelas advogadas Vitória Mercês Anastácio e Ana Paula Silva Ferreira e pela diretora administrativa Adriana Gonçalves Mota Teodoro. 

Embora esse tipo de violência seja uma realidade antiga, só recentemente começou a ser discutido de forma mais aberta, dando a devida atenção a um problema tão urgente. 

Clique e acesse a cartilha

 

“Infelizmente, muitas vezes, as trabalhadoras e os trabalhadores não sabem como identificar e denunciar esse tipo de violência. Por isso, a informação sobre o tema é fundamental para que medidas preventivas possam ser adotadas, evitando condições precárias de trabalho e adoecimento do servidor”, ressalta Adriana Teodoro. 

A cartilha do SINJUS tem foco no serviço público e explica o que é o assédio moral, quais são os perfis de assediadores e de vítimas, quais são as consequências jurídicas e as punições aos assediadores. O documento contém ainda diretrizes para evitar o assédio no ambiente de trabalho, visando à diminuição desse fenômeno entre os servidores e as servidoras do Judiciário mineiro. 

 

APOIO JURÍDICO E EMOCIONAL A FILIADOS E FILIADAS

Se você está vivenciando alguma situação desse tipo ou conhece algum colega que passa por isso, denuncie! Os servidores do Judiciário mineiro contam com dois canais de denúncias. Uma delas é por meio da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG, que recebe denúncias no e-mail [email protected]. A identidade do denunciante será preservada. Outro canal de denúncia é por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG, que tem o objetivo de receber e processar queixas, bem como definir ações para diminuir e prevenir o assédio moral no âmbito do Órgão. A Comissão é composta por magistrados, servidores e representantes sindicais da categoria e recebe denúncias pelo e-mail [email protected].

Em momentos como esse, a ajuda profissional é essencial para que a vítima possa se recuperar. Por isso, lembramos que, além da orientação individual gratuita com a equipe jurídica do SINJUS, nossos filiados também contam com profissionais de psicologia conveniados ao Sindicato (clique aqui e veja a lista). Estamos juntos nessa batalha! 

Acesse aqui a cartilha

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem mostra um registro do último encontro do NAP do SINJUS, dedicada ao tema do autoconhecimento e concentração. O encontro reuniu filiados em um ambiente acolhedor, onde práticas coletivas e exercícios guiados estimularam reflexões pessoais e fortalecimento do bem-estar. BEM-ESTAR NAP PROMOVE REUNIÃO SOBRE AUTOCONHECIMENTO E CONCENTRAÇÃO quarta-feira, 17/09/25 19:01 Nessa terça-feira, dia 16 de setembro, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...
A imagem mostra uma sessão do Órgão Especial do TJMG, onde foi aprovada a proposta orçamentária do Tribunal para 2026. O registro destaca a formalidade da reunião, com os(as) desembargadores(as) em plenário e a presença de assessores(as) e servidores(as) de apoio, enquanto um telão exibe em destaque o presidente da sessão. DIREITO DOS SERVIDORES PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO TJMG PARA 2026 É APROVADA NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 17/09/25 18:52 Na sessão desta quarta-feira, dia 17 de setembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco