AGE

CATEGORIA DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA PELA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS

quinta-feira, 07/03/24 20:23 Na imagem há um auditório com diversas pessoas assistindo a uma apresentação que está no telão. De frente para a plateia está Alexandre Pires, com o braço levantado, ele é um homem branco e está vestido com uma camisa preta e calça jeans. As pessoas presentes no auditório repetem o gesto, levantando também os braços para o alto em sinal de aprovação à pauta proposta pelo Sindicato.

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada por importantes contribuições das servidoras e dos servidores e em clima de mobilização, a categoria deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 7 de março, por intensificar a luta pela Data-Base, pelo Auxílio-Saúde digno e por outros direitos que estão pendentes por parte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão pela adoção gradativa de ações e atos para pressionar a Presidência foi tomada após os diretores do SINJUS-MG explicarem o panorama acerca das tratativas na Mesa de Negociações e as possibilidades de avanço nas pautas com base na análise técnica realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na fala de abertura, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, ressaltou que o instituto da Mesa de Negociações é defendido pela entidade desde 2013, tendo passado nesse período por gestões do TJ que valorizavam e outras que buscavam enfraquecer os meios de diálogo com os sindicatos representantes dos servidores.

Mais especificamente sobre a atual gestão, o diretor listou uma série de pautas que foram cumpridas, que foram parcialmente cumpridas e que seguem pendentes por parte do TJMG.

“Em que pese o Tribunal ter atendido reivindicações importantes, as demandas prioritárias da categoria que são o cumprimento da Data-Base e o Auxílio-Saúde digno seguem sendo negligenciadas” destacou Alexandre Pires.

Em seguida, o economista do Dieese, Thiago Rodarte, detalhou questões financeiras e orçamentárias do TJMG de modo a subsidiar a tomada de decisão quanto os próximos passos de luta. O especialista indicou que, no orçamento previsto para 2024, o Tribunal tem condições de implementar a íntegra da Data-Base 2023 e também a possibilidade de realocação de verbas na parte de auxílios para uma majoração substancial do Auxílio-Saúde.

Logo depois, foi aberto espaço para que os presentes pudessem esclarecer dúvidas, apresentar posicionamentos e também fazer proposições. As servidoras e os servidores foram contundentes em apontar a insatisfação em relação ao atraso da Data-Base 2023, aos valores do Auxílio-Saúde e ainda às más condições de trabalho, que passam por regras sobre o teletrabalho, insalubridade nas instalações e questões envolvendo a contratação crescente de funcionários terceirizados.

Assim, a partir das propostas da Diretoria do SINJUS e com o acréscimo das contribuições das servidoras e dos servidores, foi definida uma estratégia de intensificação da luta que foi aprovada por unanimidade. Desse modo, estão previstas campanhas de comunicação por canais digitais e por meios físicos, interlocuções com desembargadores e outros Poderes, mobilizações nos setores, atos dentro do Tribunal e atos públicos. Essas ações serão implementadas gradativamente a depender da disposição da Presidência do Tribunal em cumprir com os direitos da categoria.

“Não estamos pedindo reajuste, estamos cobrando é a recomposição da inflação, ou seja, os servidores estão sendo submetidos a uma redução do poder de compra. Por isso, estamos alinhados com os demais sindicatos no sentido de intensificar a luta, pois a união certamente torna o nosso movimento mais forte”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Além das estratégias, a categoria decidiu por autorizar o Sindicato a utilizar o Fundo de Greve para implementar as ações discutidas. Ao final da AGE, as filiadas e os filiados ao SINJUS também definiram os delegados que vão representar a entidade no XIII Congresso Nacional (Conseju) da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e na Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB).

Portanto, servidora e servidor do Judiciário mineiro, o momento agora é de mobilização e união em prol da Data-Base, do Auxílio-Saúde digno e dos direitos ainda pendentes da categoria. Fique atento às convocatórias do SINJUS e participe ativamente das ações que serão divulgadas em nossas mídias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco