OBRAS E TRANSTORNOS

CATEGORIA PEDE E SINJUS VISTORIA SETORES DO ANEXO I DA GOIÁS

quinta-feira, 28/07/22 14:32 Ambiente de trabalho com armários, computadores e pessoas trabalhando, elas estão sob um teto com estrutura de forro danificada, faltando placas. Pelos diversos buracos no teto, é possível ver os canos da estrutura hidráulica. Conteúdo textual: OBRAS E TRANSTORNOS - Categoria pede e SINJUS vistoria setores do Anexo I da Goiás.

FOTO: SINJUS-MG

Muito barulho, poeira e condições insalubres para o trabalho foram as constatações do SINJUS-MG sobre alguns setores do Anexo I da unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O espaço passa agora por obras necessárias, que vão trazer mais acessibilidade para os servidores, mas a saúde de quem trabalha no local está sendo afetada. 

O Sindicato fez uma vistoria na unidade a pedido da categoria e, após a visita, encaminhou ofícios aos representantes da Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT), da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) e ao juiz auxiliar da Presidência junto à DENGEP, Eduardo Gomes dos Reis, solicitando providências. 

Nos documentos, o SINJUS explica os problemas encontrados na unidade, inclusive com fotos que ilustram as condições de trabalho. Em alguns setores, um pó branco pode ser observado por todo o chão, nas mesas, nos computadores e até nos objetos pessoais dos servidores. Mesmo com a limpeza regular realizada, a poeira é constante nas salas. 

Saúde impactada

“Alguns servidores tiveram crises alérgicas e outros estão adoecendo. A saída encontrada por eles tem sido o afastamento, tirando dias de compensação ou recorrendo a atestados médicos. Além do impacto à saúde, essa situação prolongada dificulta a prestação do serviço público pela categoria”, aponta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. A obra está sendo executada durante o expediente de trabalho, por isso, quem ainda não se afastou das atividades presenciais sofre com o mal-estar provocado pelo barulho e pela poeira. 

Assim, nos ofícios, o SINJUS solicitou que o Tribunal programe a execução da obra para o período sem expediente forense, como fins de semana, feriados e após as 19 horas, de modo a diminuir os impactos na prestação de serviços públicos e na salubridade no ambiente de trabalho. Caso isso não seja possível, que o Órgão permita que os servidores que atuam em todos os setores próximos às obras realizem suas atividades de forma remota (home office), excepcionalmente, até o fim da reforma.

No documento, o Sindicato também requer que sejam adotadas medidas de contenção de poeira e redução de espalhamento de partículas, como instalação de lonas ou plásticos para que a poeira produzida pela obra não se espalhe e acabe por danificar os processos e equipamentos eletrônicos dos setores. Por último, foi solicitada a programação de limpezas adicionais nos setores atingidos pelas obras antes do início do horário de expediente regular de trabalho no TJMG. 

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco