OBRAS E TRANSTORNOS

CATEGORIA PEDE E SINJUS VISTORIA SETORES DO ANEXO I DA GOIÁS

quinta-feira, 28/07/22 14:32 Ambiente de trabalho com armários, computadores e pessoas trabalhando, elas estão sob um teto com estrutura de forro danificada, faltando placas. Pelos diversos buracos no teto, é possível ver os canos da estrutura hidráulica. Conteúdo textual: OBRAS E TRANSTORNOS - Categoria pede e SINJUS vistoria setores do Anexo I da Goiás.

FOTO: SINJUS-MG

Muito barulho, poeira e condições insalubres para o trabalho foram as constatações do SINJUS-MG sobre alguns setores do Anexo I da unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O espaço passa agora por obras necessárias, que vão trazer mais acessibilidade para os servidores, mas a saúde de quem trabalha no local está sendo afetada. 

O Sindicato fez uma vistoria na unidade a pedido da categoria e, após a visita, encaminhou ofícios aos representantes da Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT), da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) e ao juiz auxiliar da Presidência junto à DENGEP, Eduardo Gomes dos Reis, solicitando providências. 

Nos documentos, o SINJUS explica os problemas encontrados na unidade, inclusive com fotos que ilustram as condições de trabalho. Em alguns setores, um pó branco pode ser observado por todo o chão, nas mesas, nos computadores e até nos objetos pessoais dos servidores. Mesmo com a limpeza regular realizada, a poeira é constante nas salas. 

Saúde impactada

“Alguns servidores tiveram crises alérgicas e outros estão adoecendo. A saída encontrada por eles tem sido o afastamento, tirando dias de compensação ou recorrendo a atestados médicos. Além do impacto à saúde, essa situação prolongada dificulta a prestação do serviço público pela categoria”, aponta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. A obra está sendo executada durante o expediente de trabalho, por isso, quem ainda não se afastou das atividades presenciais sofre com o mal-estar provocado pelo barulho e pela poeira. 

Assim, nos ofícios, o SINJUS solicitou que o Tribunal programe a execução da obra para o período sem expediente forense, como fins de semana, feriados e após as 19 horas, de modo a diminuir os impactos na prestação de serviços públicos e na salubridade no ambiente de trabalho. Caso isso não seja possível, que o Órgão permita que os servidores que atuam em todos os setores próximos às obras realizem suas atividades de forma remota (home office), excepcionalmente, até o fim da reforma.

No documento, o Sindicato também requer que sejam adotadas medidas de contenção de poeira e redução de espalhamento de partículas, como instalação de lonas ou plásticos para que a poeira produzida pela obra não se espalhe e acabe por danificar os processos e equipamentos eletrônicos dos setores. Por último, foi solicitada a programação de limpezas adicionais nos setores atingidos pelas obras antes do início do horário de expediente regular de trabalho no TJMG. 

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco