ATENDIMENTOS DE SAÚDE

CBI BATALHA POR MELHORIAS PARA USUÁRIOS DO IPSEMG

quarta-feira, 15/06/22 13:25 Vista aérea do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do IPSEMG, no centro de Belo Horizonte.

Foto: Agência Minas

Desde que os trabalhos do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI) foram retomados, o SINJUS-MG recebeu várias reclamações dos servidores quanto aos atendimentos oferecidos, especialmente após a divulgação da última reunião com o Instituto. Essas denúncias foram apuradas e tratadas em um novo encontro realizado com a presidente do Ipsemg, Luiza Campos, nessa terça-feira, dia 14 de junho, quando foram apresentados alguns retornos descritos logo abaixo, que pretendem melhorar os serviços.

De forma geral, as queixas recebidas pelo SINJUS e demais entidades que compõem o CBI foram sobre as péssimas condições no agendamento de consultas por meio do site do Ipsemg ou da Central 155, a exemplo das especialidades de cardiologia, endocrinologia e geriatria. O problema é decorrente do número de cotas para atendimento extremamente reduzido, que acaba assim que são abertas as marcações.

Outra reclamação recebida pelo SINJUS foi sobre a região de Divinópolis, cujo atendimento e cobertura do Ipsemg têm sido considerados muito ruins pelos beneficiários. O pedido, não diferente de outras regiões, é para que o Ipsemg fortaleça sua rede própria de atendimento e repense os convênios com hospitais e clínicas. Os apelos de muitos servidores buscam recuperar o atendimento médico de qualidade que o Instituto já ofereceu ao funcionalismo do estado de Minas Gerais no passado, antes de um processo de precarização da infraestrutura, do atendimento, da autonomia financeira e também das condições de trabalho de seus servidores.

Posicionamento do IPSEMG

Para tratar dessas questões, nessa terça-feira, o presidente do CBI e diretor de Coordenação Política do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, se reuniu novamente com a Presidência do Ipsemg. No encontro, os representantes do Instituto informaram que serão apresentadas novas tabelas de odontologia, fisioterapia e uma regulamentação de tabela para o atendimento domiciliar ao Conselho Deliberativo do Ipsemg no próximo dia 14 de julho.

Também foi informado que os editais para credenciar médicos nas regionais do interior do estado deverão estar prontos dentro de 40 dias. Esse é um desdobramento da reunião de maio, quando ficou alinhado que as unidades que possuem capacidade física e estrutural (consultórios) para ofertar os serviços próprios serão contempladas com profissionais das áreas de clínica geral, ginecologia, enfermagem e odontologia. Na oportunidade, foi solicitado ainda o credenciamento de um cardiologista em algumas cidades.

Quanto à situação de Divinópolis, o Ipsemg informou que está em negociação para credenciar um hospital que ofereça o atendimento de pronto-socorro. Além disso, outra negociação em curso é com a Santa Casa de Patos de Minas, cidade onde os usuários têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento médico hospitalar.

O CBI reforçou a solicitação para que seja aumentado o número de cotas de atendimentos em todas as regiões de Minas Gerais, uma vez que, em suas diligências, foi observado que a quantidade atual é insuficiente para atender a demanda.

Na região do Norte do estado, principalmente em Montes Claros, que é uma cidade polo, o CBI identificou a necessidade de reajuste das cotas e apresentou essa demanda à diretoria do Instituto.

Os membros do CBI continuarão acompanhando a gestão do Ipsemg e cobrando por melhorias para os beneficiários. Siga as mídias do SINJUS e fique sempre bem informado sobre os desdobramentos dessas e de outras demandas levadas à Presidência do Instituto.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de SindpúblicosMG

Últimas notícias

ver mais
Comunicado Atendimento do SINJUS estará suspenso durante o recesso de Natal e Ano Novo sexta-feira, 19/12/25 17:42 Informamos que o SINJUS-MG entrará de recesso de Natal e de Ano novo a ...
Imagem em formato de colagem com o título “Retrospectiva 2025”. O card reúne fotos de mobilizações, atos públicos e assembleias com a participação de dirigentes do Sinjus-MG e de servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). À esquerda, grupo de manifestantes em frente à Catedral de Brasília segura faixas e cartazes em defesa dos direitos da categoria. Abaixo, assembleia e plenária sindical em auditório, com dirigentes do Sinjus-MG e servidores do TJMG reunidos. Ao centro e à direita, registros de protestos contra reformas e retirada de direitos, além de reuniões e votações, com participantes levantando crachás ou cartões, simbolizando a organização, a luta coletiva e a mobilização ao longo de 2025. Retrospectiva 2025 SINJUS acumula novas conquistas em 2025 e se fortalece para os desafios de 2026 sexta-feira, 19/12/25 17:40 Com atuação estratégica em múltiplas frentes, em 2025, o SINJUS-MG conquistou avanços importantes em ...
A imagem mostra o diretor de Comunicação e Imprensa do SINJUS-MG, Alexandre Gomes, falando ao microfone durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). Ao fundo, há bandeiras do Brasil, da CSPB e de entidades sindicais. O ambiente possui paredes claras com detalhes dourados e iluminação suave. ATUAÇÃO NACIONAL SINJUS participa da construção do Plano de Ação e Lutas da CSPB para 2026 sexta-feira, 19/12/25 16:16 O SINJUS-MG participou de forma ativa da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco