ATENDIMENTOS DE SAÚDE

CBI BATALHA POR MELHORIAS PARA USUÁRIOS DO IPSEMG

quarta-feira, 15/06/22 13:25 Vista aérea do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do IPSEMG, no centro de Belo Horizonte.

Foto: Agência Minas

Desde que os trabalhos do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI) foram retomados, o SINJUS-MG recebeu várias reclamações dos servidores quanto aos atendimentos oferecidos, especialmente após a divulgação da última reunião com o Instituto. Essas denúncias foram apuradas e tratadas em um novo encontro realizado com a presidente do Ipsemg, Luiza Campos, nessa terça-feira, dia 14 de junho, quando foram apresentados alguns retornos descritos logo abaixo, que pretendem melhorar os serviços.

De forma geral, as queixas recebidas pelo SINJUS e demais entidades que compõem o CBI foram sobre as péssimas condições no agendamento de consultas por meio do site do Ipsemg ou da Central 155, a exemplo das especialidades de cardiologia, endocrinologia e geriatria. O problema é decorrente do número de cotas para atendimento extremamente reduzido, que acaba assim que são abertas as marcações.

Outra reclamação recebida pelo SINJUS foi sobre a região de Divinópolis, cujo atendimento e cobertura do Ipsemg têm sido considerados muito ruins pelos beneficiários. O pedido, não diferente de outras regiões, é para que o Ipsemg fortaleça sua rede própria de atendimento e repense os convênios com hospitais e clínicas. Os apelos de muitos servidores buscam recuperar o atendimento médico de qualidade que o Instituto já ofereceu ao funcionalismo do estado de Minas Gerais no passado, antes de um processo de precarização da infraestrutura, do atendimento, da autonomia financeira e também das condições de trabalho de seus servidores.

Posicionamento do IPSEMG

Para tratar dessas questões, nessa terça-feira, o presidente do CBI e diretor de Coordenação Política do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, se reuniu novamente com a Presidência do Ipsemg. No encontro, os representantes do Instituto informaram que serão apresentadas novas tabelas de odontologia, fisioterapia e uma regulamentação de tabela para o atendimento domiciliar ao Conselho Deliberativo do Ipsemg no próximo dia 14 de julho.

Também foi informado que os editais para credenciar médicos nas regionais do interior do estado deverão estar prontos dentro de 40 dias. Esse é um desdobramento da reunião de maio, quando ficou alinhado que as unidades que possuem capacidade física e estrutural (consultórios) para ofertar os serviços próprios serão contempladas com profissionais das áreas de clínica geral, ginecologia, enfermagem e odontologia. Na oportunidade, foi solicitado ainda o credenciamento de um cardiologista em algumas cidades.

Quanto à situação de Divinópolis, o Ipsemg informou que está em negociação para credenciar um hospital que ofereça o atendimento de pronto-socorro. Além disso, outra negociação em curso é com a Santa Casa de Patos de Minas, cidade onde os usuários têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento médico hospitalar.

O CBI reforçou a solicitação para que seja aumentado o número de cotas de atendimentos em todas as regiões de Minas Gerais, uma vez que, em suas diligências, foi observado que a quantidade atual é insuficiente para atender a demanda.

Na região do Norte do estado, principalmente em Montes Claros, que é uma cidade polo, o CBI identificou a necessidade de reajuste das cotas e apresentou essa demanda à diretoria do Instituto.

Os membros do CBI continuarão acompanhando a gestão do Ipsemg e cobrando por melhorias para os beneficiários. Siga as mídias do SINJUS e fique sempre bem informado sobre os desdobramentos dessas e de outras demandas levadas à Presidência do Instituto.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de SindpúblicosMG

Últimas notícias

ver mais
Na imagem há uma mulher branca de cabelos longos e loiros, ela veste um roupão branco e está sendo maquiada por uma outra mulher branca (Arabela Rios), que veste camiseta rosa e calça jeans, ela tem cabelos médios cacheados e castanhos. Conteúdo textual: BENEFÍCIO - Filiadas têm desconto em maquiadora profissional. BENEFÍCIO FILIADAS TÊM DESCONTO EM MAQUIADORA PROFISSIONAL quinta-feira, 30/06/22 11:57 Foto: Arabela Rios / Divulgação O novo convênio fechado pelo SINJUS-MG vai ajudar as ...
Foto do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso (homem de pele clara, cabelos grisalhos e utilizando terno e toga). DECISÃO MONOCRÁTICA STF OBRIGA MG A SEGUIR REGRAS DO RRF MESMO SEM AVAL DA ALMG quarta-feira, 29/06/22 18:10 Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nessa terça-feira, 28 de junho, ...
Foto de uma escada e um homem com enquadramento do peito para baixo usando terno preto subindo a escadaria. Há também uma marca da Promoção Vertical 2020. PV 2020 PUBLICADAS DECISÕES DE RECURSOS E DE PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO quarta-feira, 29/06/22 14:37 Foto: Freepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou nesta quarta-feira, dia ...
Top Fale conosco