SAÚDE

CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento

terça-feira, 09/12/25 18:28 A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI) realizaram visita técnica ao Centro Odontológico do Instituto, localizado na região central de Belo Horizonte, para verificar as condições de atendimento oferecidas às servidoras e aos servidores públicos mineiros e suas famílias. A ação integra o trabalho de fiscalização e defesa da qualidade da assistência médica prestada aos beneficiários.

Na visita, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor coordenador do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, e a diretora regional do Sind-UTE, Marilda de Abreu Araújo, constataram o quadro deficitário de dentistas efetivos. A situação é agravada pelo número ainda mais reduzido de técnicos em saúde bucal, o que torna o atendimento lento e limitado. Em decorrência da falta de pessoal, a unidade segue com uma ala de 23 consultórios desativada.

Os membros do CBI presenciaram, durante a visita, a consequência dessa ociosidade que impede a ampliação de atendimentos aos beneficiários. Um paciente da urgência havia chegado às 8h e só foi atendido por volta das 13h30. A situação foi informada às gestoras da unidade durante a reunião. Na oportunidade, os membros relataram outras situações nas quais houve demora excessiva no atendimento e repasse de informações imprecisas por parte da equipe de atendimento.

A equipe responsável pela gestão do Centro Odontológico explicou que há uma demanda maior pelos atendimentos no turno da manhã, especialmente na véspera e nos dias após feriados e finais de semana. Além disso, as especialidades de cirurgia, endodontia e odontopediatria demandam mais tempo de atenção dos profissionais e ocupam os consultórios por longos períodos, limitando ainda mais a oferta de atendimentos. Assim, a média de cada profissional no turno da manhã fica em seis ou sete pacientes.

Embora haja concurso público vigente, com cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal aprovados no cadastro de reserva, a alegação do governo de Minas é de que os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal impedem novas nomeações. Desse modo, a maioria dos atendimentos na unidade é realizada por profissionais credenciados, mas esses ainda têm uma cota-limite de remuneração pelos procedimentos realizados no mês.

“Recentemente, o governador Romeu Zema e os deputados da sua base na Assembleia Legislativa aprovaram aumento nas contribuições dos beneficiários e dependentes, mas o que se observa é que os recursos não são alocados de forma satisfatória. O CBI está fiscalizando de perto os atendimentos nas unidades próprias e na rede credenciada da capital e do interior para cobrar soluções efetivas do presidente do Ipsemg”, afirma Alexandre Pires.

Outro ponto apontado pela Coordenação foi a ausência de um protocolo com critérios objetivos para triagem e priorização dos pacientes, como ocorre em unidades médicas, o que possibilitaria melhor direcionamento dos casos mais graves e dimensionamento adequado das equipes.

Opção para atendimentos de urgência em BH

Uma informação importante para os beneficiários do Ipsemg é a de que os atendimentos odontológicos de urgência também podem ser realizados na clínica Alivare, localizada na rua dos Guajajaras, número 2.003, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.

A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados, atendendo por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento prévio. Entre os serviços disponíveis aos beneficiários do Ipsemg estão: colagem de fragmento dentário, alívio da dor, drenagem de abscesso, colagem e ajustes de próteses, entre outros. Mais informações pelo telefone (31) 2552-7710.

Estudo de reestruturação em andamento

Durante a reunião, foi informado que um amplo diagnóstico está sendo finalizado, incluindo proposições de readequação e reorganização das estruturas de modo a tornar mais eficientes os processos e melhorar o atendimento. O documento prevê reforma predial, substituição de equipamentos, adequações elétricas e de climatização, redefinição dos fluxos de atendimento e ampliação do número de consultórios. O estudo deve ser finalizado e apresentado à Diretoria do Ipsemg no primeiro semestre de 2026.

CBI solicita reunião com presidente do Ipsemg

Além do Centro Odontológico do Instituto, o CBI identificou a necessidade de investimentos em várias outras unidades de assistência médica do Ipsemg, além de problemas com a rede credenciada que têm urgência de serem sanados. Por isso, o Conselho enviou ofício solicitando nova reunião com o presidente do Instituto, André dos Anjos.

O CBI está requerendo ainda relatórios contendo detalhamento da arrecadação, dos investimentos já realizados e dos projetos em andamento do Ipsemg, bem como um demonstrativo consolidado atual da situação financeira do Instituto. A partir da transparência dessas informações, o Conselho poderá contribuir com propostas mais assertivas quanto à gestão responsável do Instituto, que é um patrimônio das servidoras e dos servidores de Minas Gerais.

Acesse o site do SINJUS, siga-nos no Instagram e no Facebook e inscreva-se no nosso canal do WhatsApp para ficar informado sobre todos os assuntos de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra uma reunião em andamento, com sete pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular em uma sala de reunião. Um dos representantes do SINJUS, em destaque à esquerda, fala enquanto os demais acompanham com atenção.
SAÚDE SINJUS COBRA MELHORIAS NO ATENDIMENTO DO IPSEMG EM REUNIÃO DO CONSELHO DE BENEFICIÁRIOS quinta-feira, 05/06/25 18:53 Nesta quarta-feira, dia 4 de junho, foi realizada uma nova reunião do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI). No encontro, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, reforçou a cobrança por melhorias nos atendimentos de saúde oferecidos pelo Instituto, especialmente ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para duas setas azuis em direções opostas, simbolizando o movimento de remoção de servidores. Sobreposta à composição, uma tarja com o selo de “RESULTADO” reforça a finalização do processo. O texto informa: “TJMG homologa resultado do Edital de Remoção nº 01/2025”, e na parte inferior central da imagem está o logotipo do SINJUS-MG. Lotação TJMG homologa resultado do Edital de Remoção nº 01/2025 quarta-feira, 28/01/26 17:52 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), ...
Imagem Acessível: As duas imagens promovem o passeio de Carnaval do SINJUS-MG, em parceria com a Esperanza Tour. A primeira imagem reforça o convite de forma vibrante, destacando o evento que ocorrerá no dia 10 de fevereiro (terça-feira), das 17h às 20h, e a ilustração da tradicional Carreta Furacão, símbolo de animação e descontração, no centro da imagem. A segunda arte traz informações práticas sobre o evento, destacando que o embarque e desembarque será no Coreto da Praça da Liberdade, no valor de 90 reais, com o prazo para inscrição até o dia 4/2 (quarta-feira), além de incluir bebidas, salgados, concurso de fantasias e brinde especial no dia. O tom da imagem é festivo e acolhedor, refletindo o espírito de integração entre os filiados e dependentes do sindicato. Folia Participe do Carnaval do NAP em um passeio especial por Belo Horizonte quarta-feira, 28/01/26 12:22 Prepare-se para viver mais um ano de muita folia com a Esperanza Tour em ...
Ofício SINJUS solicita melhorias nas regras de viagens institucionais de servidores do TJMG segunda-feira, 26/01/26 17:49 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhou ao SINJUS-MG, no dia 13 ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco