AINDA ESTOU AQUI

CINEFEM REFLETE SOBRE A RESISTÊNCIA FEMININA EM TEMPOS DE OPRESSÃO

sexta-feira, 21/02/25 18:27

O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG se reuniu para mais uma edição do CineFem, na noite desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Em um diálogo aberto sobre as nuances do filme “Ainda Estou Aqui”, as integrantes debateram a invisibilização das mulheres durante a ditadura civil-militar brasileira e a necessidade de preservar a memória histórica dos acontecimentos deste período.

Durante o encontro, a jornalista e crítica de cinema Kel Gomes e o doutor em Cinema e idealizador do projeto Cinema + Piano, Anderson Ribeiro, guiaram as participantes em uma análise do enredo do filme. A discussão explorou as nuances cinematográficas que ampliam o impacto emocional da obra, como o uso simbólico da fotografia, as transformações no design de som e a trilha sonora.

A coordenadora do NM e diretora administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro, destacou a relevância do filme para a construção de um debate consciente.

“O cinema tem o poder de ampliar nossa compreensão do mundo. ‘Ainda Estou Aqui’ não é apenas um relato do passado, é também um chamado à consciência coletiva, um convite à reflexão e um lembrete poderoso de que momentos como o regime militar precisam ser lembrados para que não se repitam”, afirmou. 

O longa-metragem revisita a trajetória de Eunice Facciolla Paiva, que teve sua vida transformada após a prisão e o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante o regime militar. A partir da ruptura familiar, a trama se desenrola em um processo de mudança profunda, evidenciado pelos elementos visuais e musicais que marcam a transição da alegria para a angústia trazida pelo peso da opressão.

Segundo os mediadores, a narrativa criada pelo diretor Walter Salles utiliza os acontecimentos vividos pela família Paiva para expor o medo e a insegurança vividos pelos brasileiros que questionavam o governo militar. Dessa forma, o filme se torna um convite para relembrar as repressões, as prisões e os desaparecimentos que ocorreram no país durante os 21 anos de ditadura. 

“Eunice, como tantas outras mulheres, sofreu com as tentativas de silenciamento da sua voz. A ditadura civil-militar foi um período sombrio para as brasileiras que tiveram seus direitos negados e viram companheiros e filhos desaparecerem sem qualquer dignidade. Discutir essa realidade é essencial para construir um futuro mais justo, e o CineFem proporciona esse espaço de reflexão”, afirmou a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaina Torres. 

A noite contou também com a participação especial do pianista Ighor Bastos, que trouxe uma seleção de músicas do filme, tocadas no piano, intensificando a imersão sensorial das participantes e reforçando o impacto emocional da obra.

O CineFem é uma iniciativa que busca promover o debate e a reflexão sobre temas sociais e políticos por meio do cinema, proporcionando um espaço de troca e aprendizado para as servidoras do TJMG e do TJMMG. A cada edição, um filme é escolhido para estimular discussões que ampliam o olhar sobre questões essenciais para a sociedade. Fique atenta às mídias sociais do SINJUS e participe do próximo encontro! 

Últimas notícias

ver mais
Ilustração digital da figura da Justiça, representada como uma mulher vendada segurando uma balança. A imagem é composta por linhas e pontos luminosos em tons de azul, criando um efeito futurista e tecnológico sobre um fundo escuro Câmara dos Deputados Fenajud participará de audiência pública que vai debater a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça quinta-feira, 13/11/25 19:36 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participará, da audiência pública ...
Grupo de pessoas integrantes de uma comitiva posam para foto em uma sala institucional durante visita oficial a autoridades do Paraguai. Todos estão alinhados em pé, formando uma fileira, vestidos de maneira formal, com painel de madeira e brasão ao fundo. Atuação internacional Fenajud integra comitiva em visita à Suprema Corte, ao Congresso e à Presidência do Paraguai quinta-feira, 13/11/25 19:21 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...
Foto de grupo do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG reunido em área externa, diante de uma piscina e cercado por vegetação tropical. As participantes, em sua maioria mulheres, posam sorridentes para a foto, expressando união e alegria. Conteúdo textual: CONFRADAY - Núcleo das Mulheres celebra ano de encontros e fortalecimento. ConfraDay Núcleo das Mulheres celebra ano de encontros e fortalecimento quinta-feira, 13/11/25 13:46 A chuva quase atrapalhou, mas a vontade de encontrar e comemorar tudo que foi ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco