RETIRADA DE DIREITOS

COLETIVO JURÍDICO ALINHA LUTA DOS PRÓXIMOS DIAS

segunda-feira, 30/08/21 13:04

Juristas e sindicalistas discutiram as diferentes formas de atuação nos Órgãos frente à conjuntura política. As entidades também dialogaram sobre as medidas a serem tomadas pelas entidades sindicais de base da Federação. O tema da atividade foi “O Poder Judiciário como um Poder Humanista e Garantidor de Direitos”. 

“O Poder Judiciário como um Poder Humanista e Garantidor de Direitos” foi o tema do Primeiro Coletivo Jurídico sob nova gestão da FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, na quinta-feira, 26 de agosto. A atividade reuniu juristas e sindicalistas das entidades afiliada durante todo o dia, de forma online, objetivando debater tópicos relevantes e os rumos da luta sindical.

O diálogo com os Órgãos e o papel do Poder Judiciário frente às tentativas de desmonte do estado e retirada de direitos – como a Lei 173 que impede a recomposição da categoria, a Reforma Administrativa e a proposta de Resolução do CNJ que mexe na atuação sindical – foram colocadas em debate.

A abertura ficou por conta da Assessoria Jurídica da Federação, composta pelo coordenador de Assuntos Jurídicos, Alexandre Pires, e pelo Advogado da entidade, Arão Gabriel. A coordenadora-geral da Federação, Arlete Rogoginski, também participou da mesa.

O Coletivo contou com a presença do Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Greenhalgh, especialista em direitos humanos, que celebrou a Aula Magna do Encontro com o tema “O poder judiciário na perspectiva dos direitos humanos para salvaguardar o Estado democrático de direito”.

Durante sua apresentação, o jurista – que iniciou sua carreira ainda no período da Ditadura Militar – alertou sobre os ataques direcionados aos Direitos Humanos, principalmente neste momento atual. O advogado apontou que “já tivemos várias Constituições e Constituintes no Brasil. Mas a primeira que Constitucionalizou os Direitos Humanos foi a de 1988, a Constituição Cidadã, que veio sendo modificada por mais de 100 Emendas nos últimos anos”.

“A Carta foi elaborada e debatida durante 20 meses por 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais) que integraram a Assembleia Nacional Constituinte. Teve intensa participação da sociedade civil, das entidades sindicais, sociais, religiosas e lideranças indígenas. Ela vem sendo devastada, destruída paulatinamente”, alertou o advogado.

“Temos que exercer o direito de resistência. Eu espero que os advogados da Fenajud e dos sindicatos, assim como trabalhadores do Poder Judiciário no Brasil, ajudem na reação cívica que o Brasil precisa. Nós não vamos parar de lutar.”, alertou.

Ainda na primeira mesa, o Assessor Jurídico do Sindjustiça-CE, Carlos Eudenes, complementou a apresentação do ministro e fez uma explanação brilhante. Na oportunidade o especialista citou os regressos na sociedade – como a reforma administrativa, e citou a relação entre Direitos Humanos e Democracia.

O jurista ressaltou que “Não há democracia sem a dignidade humana. Toda e qualquer atuação deveria levar em consideração esse pensamento. No dia a dia não vemos isso. A história do Brasil está repleta dessas coisas”.

Avanços e desmontes 

Na parte da tarde, a Fenajud levou ao debate os “Impactos Da LC 173, sobre a revisão geral dos Servidores Públicos”. Como palestrante estava o Ministro do Tribunal de Contas da União, senhor André Luiz, e o advogado da Federação, Arão Gabriel.

“Pensamos neste tema, que foi solicitado pelos sindicatos, pois todos sabem que estamos em vigor com a Lei Complementar 173. Precisamos organizar como vai ficar a nossa luta sindical até o final do ano e mesmo depois, quando passar, quais são os impactos que ela (LC 173) vai deixar nas nossas lutas”, disse o coordenador da pasta, Alexandre Pires.

A Lei 173/20 ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, e inclui o trecho que proíbe o reajuste no salário de servidores Federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. A medida foi prevista na lei como forma de compensar os gastos públicos extras com a pandemia de covid-19. No entanto, ao congelar os salários de todos os servidores do país, os artigos 7º e 8º da Lei Complementar violaram alguns princípios constitucionais, como a autonomia administrativa dos entes federativos e o de irredutibilidade salarial.

O debate aconteceu com a presença do Ministro do TCU, que começou sua fala destacando a importância da luta sindical. “A LC 173 é uma pequena gota do oceano, vem algo por aí muito maior do que a reforma administrativa, é algo que vocês precisam se preparar”.

Em seguida o especialista discorreu sobre a possibilidade, ou não, de concessões em retribuição a servidores públicos a partir da Lei Complementar citada. Dentro da apresentação o Ministro desenvolveu o tema baseado em três quesitos: o que pode ou não ser concedido pela administração pública; o que seria legal ou ilegal; e se essa determinação afetaria a data-base.

Para o jurista, “o que pode ou não ser concedido pela administração pública, tudo aquilo não vedado ou não suspenso pela Lei. Como afeta a data-base? Quando a Lei cria uma vedação, se aplica naquele período, ela não atinge a data-base”.

O ministro respondeu todos os questionamentos feitos pelas entidades afiliadas à Fenajud, onde citou quais pontos abrem margem para que as entidades possam requisitar a recomposição salarial nos estados e quando poderão fazê-la.

Organização Sindical 

Outra preocupação colocada em debate se referiu à “Interferência do estado nas instituições sindicais de servidores do Poder Judiciário patrocinado pelo CNJ”. Nesta mesa estiveram o palestrante – José Eymard -Advogado LBS  e o debatedor, Wagner Ferreira, Diretor Jurídico do SINJUS-MG.

O especialista, José Eymard, comentou o Ato Normativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa debater sobre as entidades sindicais e está na pauta do órgão do próximo dia 31 de agosto. Em sua avaliação, ele considera a medida uma “conduta antissindical, pois interfere na atuação sindical”.

De acordo com o advogado, “a proposta de Resolução do Colegiado é considerada prejudicial e inconstitucional. Ela é absolutamente invasiva do ponto de vista de definição, que não cabe ao CNJ fazer. Muito menos com a linguagem que ele estabelece nesta proposta de Resolução. Há uma clara exacerbação da competência do próprio CNJ para definição de organização sindical. Ele quer definir como será a organização. É um tema de alta complexidade. Ainda que alguns países adotem esses critérios, ele não exclui que os sindicatos minoritários participem de determinadas atividades. Quando isso acontece, precisa ser por Lei e não por Tribunal de Justiça”.

Wagner Ferreira, dirigente do Sinjus-MG, contextualizou a medida. “Da forma que essa minuta está colocada – e vai estar na pauta do CNJ para a próxima semana, no dia 31 de agosto, três artigos – no mesmo momento em que ele limita, ele trata a questão por cargos e carreiras. Pode dar impressão que autoriza criar sindicatos, de todos os cargos existentes nas carreiras do Poder Judiciário nos Estados, sem contar a Justiça Federal que também conta com diversos cargos. Essa exceção pode parecer uma abertura para pluralidade e não a unicidade. É uma redação muito confusa”.

Neste sentido, ficou encaminhado que as entidades entrarão, como parte interessada, no processo (Número: 0002970-02.2020.2.00.0000) pedindo a suspensão da matéria, para que as entidades sejam ouvidas.

Coletivo Jurídico 

O Coletivo Jurídico acontece visando estabelecer um diálogo permanente entre os advogados e entidades para análises periódicas de medidas e propostas que venham prejudicar trabalhadores, sindicatos, federações e confederações. Além de reuniões frequentes presenciais o Coletivo passou a adotar as reuniões por videoconferência desde o início da pandemia, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco