Avanços

Coletivo Jurídico debate o Poder Judiciário como instrumento de mudança da desigualdade social

sexta-feira, 22/07/22 12:26 Grupo de representantes de 20 sindicatos do Judiciário de todo o Brasil reunidos no Coletivo Jurídico da Fenajud, entre eles está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. Conteúdo textual: Avanços - Coletivo Jurídico debate o Poder Judiciário como instrumento de mudança da desigualdade social.

FOTO: Fenajud

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) promoveu no último sábado o Coletivo Jurídico da entidade, em Brasília (DF). O Encontro debateu o “Poder Judiciário como instrumento de mudança da desigualdade social” e contou com a presença de vinte sindicatos afiliados, autoridades e especialistas, como o ex-chanceler Celso Amorim; o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Luiz André; o professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Penildon Filho; e o historiador e sindicalista, Bernardino Fonseca. A atividade esteve sob o comando do coordenador da pasta, Alexandre Pires e do assessor jurídico da entidade, Arão Gabriel.

A atividade, durou o dia todo. Na abertura, o coordenador da pasta fez um balanço das ações da Fenajud nos últimos meses e da atuação da entidade e da assessoria jurídica que resultou em importante vitória para a categoria no Conselho Nacional de Justiça (CNJ): o órgão não poderá interferir na liberdade e unicidade de representação sindical para o âmbito dos Tribunais de Justiça. A decisão abrange todo país e vem sendo debatida desde abril de 2020, quando o Conselho passou a tratar a respeito do tema. A decisão é do Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

Em seguida os dirigentes abriram espaço para que as lideranças sindicais e suas assessorias jurídicas discorressem sobre a precarização do trabalho nos estados e sobre as alterações constitucionais que retiram direitos dessas trabalhadoras e trabalhadores. Os sindicatos apresentaram as dificuldades encontradas em âmbito local e o que tem sido feito no campo jurídico para saná-las.

Para Alexandre Pires, “A realização do Coletivo Jurídico acontece no sentido de traçarmos [a Fenajud e Sindicatos]estratégias dentro do Judiciário em âmbito nacional e estadual, para avançarmos cada dia mais. É preciso estarmos conectados, alinhados e atualizados do que nos ronda e que podem impactar nossas vidas. Por isso, é importante estabelecermos um diálogo permanente entre as advogadas e advogados para análises periódicas de medidas e propostas em tramitação”, afirma.

Pautas em discussão

No período da tarde a mesa foi composta pela coordenadora da Fenajud, Gislaine Caldeira, o advogado do Sinjus-MG, Marcelo Cardoso, e o ministro do TCU, Luiz André, que trataram sobre “As revisões constitucionais e os impactos na vida do servidor público”.

O ministro apresentou entre outras coisas, sobre o Decreto nº 9.203, de 2017. Este Decreto dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Além disso, o ministro comentou sobre a LC n.º 178/2021, que estabelece o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal. Ele apresentou ainda sobre a LC 178/2021, que trata do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal que poderá estabelecer metas e compromissos adicionais ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao de Reestruturação e Ajuste Fiscal, nos termos da Lei nº 9.496, de 11 de setembro de 1997.

A aula magna – Conjuntura Internacional e os impactos no Brasil, ficou por conta do ex-chanceler, Celso Amorim, que dividiu a mesa com o professor Penildon e Bernardino Fonseca, sob o acompanhamento de Alexandre Pires.

A palestra completa pode ser conferida aqui.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos aprovados no Coletivo Jurídico, estão: encontros regionais jurídicos; criação de grupo de Whatsapp para advogados dos sindicatos; levantamento nos estados sobre o trâmite dos processos administrativos no intuito de torná-lo mais humanizado e garantir a ampla defesa, debater o auxílio tecnológico nos estados; e a Fenajud ingressar como terceiro interessado nas discussões administrativas e judiciais sobre o tema; a Fenajud Ingressar como amicus curiae no STF relativo a discussão sobre o regime de recuperação fiscal.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco