DIREITOS

CONALIS DIVULGA NOTA TÉCNICA SOBRE PRISÃO DE SINDICALISTAS

segunda-feira, 07/03/22 16:52 Silhueta de multidão em protesto, com cartazes e megafones, 3 cartazes em sequência trazem o texto "Direito de Greve"

Brasília – A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do Ministério Público do Trabalho divulgou a Nota Técnica 8/2022 que trata da decretação de prisão de sindicalistas em processo judicial sobre o exercício do direito de greve. A nota tem por objetivo a proteção dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores e trabalhadoras no exercício do encargo social de dirigentes sindicais, em virtude do uso de prisões como meio de coação e dimensionamento do direito social fundamental de greve.

A nota, que tem 12 páginas, reforça que a greve é um direito social fundamental consagrado no art. 9º da Constituição Federal de 1988 e “corolário da liberdade sindical esculpida no 8º, I, do mesmo diploma constitucional, o qual veda a interferência, a intervenção e a ingerência por parte do poder estatal na constituição, organização e atuação das entidades sindicais.” E acrescenta que, mesmo com as garantias constitucionais “os movimentos paredistas vêm enfrentando episódios judiciais e/ou policiais que ainda revelam o quanto a greve resplandece estigmatizada como um delito até os dias atuais.”

De acordo com o texto, a decretação de prisão de sindicalistas para cumprimento coativo de decisão judicial para impor a volta ao trabalho ou a colocação de determinado percentual de atividades em funcionamento, durante o exercício do direito fundamental de greve, não condiz com o atual estágio dos direitos humanos fundamentais. O texto cita pontos de relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do seu Comitê de Liberdade Sindical.

“A Conalis, do MPT, manifesta-se no sentido de que o uso de prisões como meio de coação e dimensionamento do direito social fundamental de greve, nos moldes acima enunciados, revela sérias violações das liberdades de trabalho e sindical, constituindo gravíssimo ato antissindical, suscitando habeas corpus individual ou coletivo (art. 5º, LVIII, CFRB/1988), dentre outras medidas”, diz o trecho final da nota.

Veja aqui a íntegra da Nota Técnica 08/2022 da Conalis.

Fonte: Portal MPT

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet com o símbolo da PV 2023 na tela. Ao fundo, aparece um notebook desfocado. A composição é preenchida por ícones de pessoas com marcações de “✔” e “✘”, representando aprovados e não aprovados. Ao centro, um selo da campanha diz: “TJMG, direitos em dia é obrigação”. SINJUS COBRARÁ RESPOSTAS TJMG PUBLICA APONTAMENTO DE VAGAS DA PV 2023 E ESCANCARA FALTA DE PLANEJAMENTO sexta-feira, 04/07/25 18:58 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...
VIAGEM O CARIBE TE ESPERA! JUNTE-SE AO NAP EM UM CRUZEIRO ESPECIAL quarta-feira, 02/07/25 16:17 Imagine navegar por águas azul-turquesa, conhecer ilhas paradisíacas e curtir todo o conforto de ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco