SINTONIA

Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições

quarta-feira, 20/07/22 18:17 Grupo de representantes de 20 sindicatos do Judiciário de todo o Brasil reunidos no Conselho de Representantes da Fenajud, entre eles estão o coordenador-geral Alexandre Pires e o diretor de finanças Felipe Rodrigues, ambos do SINJUS-MG. Conteúdo textual: Destaque - Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições.

FOTO: Fenajud

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou o Conselho de Representantes na última sexta, 15 de julho, com a presença de vinte sindicatos de base. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que também é coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, e pelo diretor de Finanças do Sindicato, Felipe Rodrigues.

Nesta edição, os dirigentes debateram a precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça, a terceirização e o debate na base acerca da necessidade de se eleger candidaturas que estejam em sintonia com as necessidades dos trabalhadores e que defendam suas pautas específicas. Esta foi a primeira vez que os dirigentes se reuniram presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

A primeira mesa tratou sobre a prestação de contas da Fenajud. O detalhamento referente ao primeiro ano da nova gestão, mostrou os gastos, balancetes e orçamento atual. A prestação de contas ficou por conta da assessoria jurídica e da Coordenação de Finanças da Federação, por meio do coordenador Roberto Fontenele. Danyelle Martins, membro do Conselho Fiscal, fez a leitura do parecer técnico que indicava a aprovação das contas, aprovado na sequência por unanimidade.

Em seguida o Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, falou sobre a Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça e a terceirização. Dal Rosso fez uma viajem no tempo buscando o fio da meada do aumento da intensidade da jornada de trabalho. Em sua fala citou o contexto atual que o mercado de trabalho imprime a seus trabalhadores. A mesa contou com a presença dos coordenadores, Emanuel Dall’Bello e Arlete Rogoginski.

Na sequência foi a vez da Deputada Federal Erika Kokay, do ativista dos direitos humanos, Thiago Ávila, e do analista político, Antônio Queiroz, falarem sobre as “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. A mesa contou com a participação dos coordenadores, Alexandre Santos e Gislaine Caldeira. De forma técnica, explicaram a importância do momento para se reestabelecer a maioria de representação nas Casas Legislativas de pessoas que defendam os direitos da classe trabalhadora e impeçam novas retiradas de direitos.

No fim da atividade a Coordenação da Fenajud e dos sindicatos encaminharam algumas ações a serem realizadas nos próximos dias. Entre elas, estão: a publicidade do documento da Plataforma Política a todos os Tribunais dos estados; envio do documento ao CONSEPRE; abertura de canal direto com os servidores, acerca da Plataforma; a realização do Encontro de Negras e Negros, do Encontro de Mulheres; e a realização do Encontro Nordeste e Comunicação.

Ficou sugerido na atividade que o próximo Conselho de Representantes será realizado em Foz do Iguaçu, no mês de novembro de 2022, ficando o detalhamento a cerca da data para ser definido pela Colegiada nos próximos dias.

Confira aqui as fotos.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco