A PANDEMIA NÃO ACABOU!

CUIDE DE VOCÊ E DO SEU COLEGA; SEJA RESPONSÁVEL!

quinta-feira, 19/11/20 18:15

Apesar de grande parte das servidoras e dos servidores estarem trabalhando presencialmente, é sempre bom lembrar que a pandemia não acabou, portanto, os cuidados precisam continuar sendo tomados para proteger todos no ambiente de trabalho.

É preciso entender que a situação é mesmo grave enquanto não tivermos uma vacina. Usar máscara e álcool gel, lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento e comunicar a chefia em caso de sintomas de Covid-19 são medidas de prevenção emergenciais para se evitar o contágio e, por isso, devem ser seguidas à risca.

Se você não se encaixa no grupo de risco, pense nos seus familiares e amigos. Quem não toma os cuidados recomendados está trazendo o risco de infecção pelo vírus para todos que ficam na casa. E lembre-se: os órgãos de saúde já afirmam que pessoas sem sintomas são responsáveis por dois terços das infecções de coronavírus.

Aumento de casos e reinfecção

Belo Horizonte registra aumento de transmissão do novo coronavírus desde meados de outubro, quando houve ascensão na curva de notificações e de confirmações da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 18 de novembro, o número de casos confirmados é de 51.802. Outros 47.826 se recuperaram e o número de óbitos é de 1.590.

A capital mineira está com o nível de transmissão do novo coronavírus em amarelo, com o Rt em 1,12. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus, em média, para 112 pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde não descarta a possibilidade de uma segunda onda e diz que “quando nós vemos uma curva aumentando é isso que nós temos que temer”.

Vale lembrar que mesmo quem já foi diagnosticado com coronavírus precisa continuar se cuidando. Afinal, já existem casos de reinfecção confirmados no mundo e sete casos do tipo estão sendo investigados em Belo Horizonte. A reinfecção dos pacientes da Covid-19 é real e preocupa os especialistas da área da Saúde, já que os sintomas costumam ser mais graves na segunda vez.

Orientações 

É sempre bom reforçar também as diretrizes que foram estabelecidas pela Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do TJMG. São elas:

  • O magistrado, servidor ou colaborador que seja caso confirmado ou suspeito de COVID-19 deve ser afastado imediatamente do trabalho presencial e orientado a procurar assistência médica imediatamente, na rede pública ou privada de saúde.
    1. As licenças para tratamento de saúde de magistrados e servidores deverão ser encaminhadas para o e-mail da GERSAT ([email protected]).
    2. Aqueles que não têm indicação de licença para tratamento de saúde poderão fazer trabalho em domicílio.
    3. Colaboradores terceirizados deverão comunicar ao gestor do setor e à empresa prestadora de serviços e verificar os procedimentos para licença-saúde.
    4. Todos devem informar a GERSAT para acompanhamento, pelo link http://rede.tjmg.jus.br/rede-tjmg/acoes-e-programas/formularios/formulario-covid-19-gersat.htmou pelo e-mail [email protected].

Denúncias

Os servidores que presenciarem alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho no âmbito do TJMG devem entrar em contato com o SINJUS e denunciar. Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. A identidade do informante será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...
LOTAÇÃO TJMG PUBLICA LISTAS DE CLASSIFICADOS NO EDITAL DE REMOÇÃO Nº 1/2025 quinta-feira, 04/12/25 18:34 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco