A PANDEMIA NÃO ACABOU!

CUIDE DE VOCÊ E DO SEU COLEGA; SEJA RESPONSÁVEL!

quinta-feira, 19/11/20 18:15

Apesar de grande parte das servidoras e dos servidores estarem trabalhando presencialmente, é sempre bom lembrar que a pandemia não acabou, portanto, os cuidados precisam continuar sendo tomados para proteger todos no ambiente de trabalho.

É preciso entender que a situação é mesmo grave enquanto não tivermos uma vacina. Usar máscara e álcool gel, lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento e comunicar a chefia em caso de sintomas de Covid-19 são medidas de prevenção emergenciais para se evitar o contágio e, por isso, devem ser seguidas à risca.

Se você não se encaixa no grupo de risco, pense nos seus familiares e amigos. Quem não toma os cuidados recomendados está trazendo o risco de infecção pelo vírus para todos que ficam na casa. E lembre-se: os órgãos de saúde já afirmam que pessoas sem sintomas são responsáveis por dois terços das infecções de coronavírus.

Aumento de casos e reinfecção

Belo Horizonte registra aumento de transmissão do novo coronavírus desde meados de outubro, quando houve ascensão na curva de notificações e de confirmações da doença. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 18 de novembro, o número de casos confirmados é de 51.802. Outros 47.826 se recuperaram e o número de óbitos é de 1.590.

A capital mineira está com o nível de transmissão do novo coronavírus em amarelo, com o Rt em 1,12. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus, em média, para 112 pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde não descarta a possibilidade de uma segunda onda e diz que “quando nós vemos uma curva aumentando é isso que nós temos que temer”.

Vale lembrar que mesmo quem já foi diagnosticado com coronavírus precisa continuar se cuidando. Afinal, já existem casos de reinfecção confirmados no mundo e sete casos do tipo estão sendo investigados em Belo Horizonte. A reinfecção dos pacientes da Covid-19 é real e preocupa os especialistas da área da Saúde, já que os sintomas costumam ser mais graves na segunda vez.

Orientações 

É sempre bom reforçar também as diretrizes que foram estabelecidas pela Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do TJMG. São elas:

  • O magistrado, servidor ou colaborador que seja caso confirmado ou suspeito de COVID-19 deve ser afastado imediatamente do trabalho presencial e orientado a procurar assistência médica imediatamente, na rede pública ou privada de saúde.
    1. As licenças para tratamento de saúde de magistrados e servidores deverão ser encaminhadas para o e-mail da GERSAT ([email protected]).
    2. Aqueles que não têm indicação de licença para tratamento de saúde poderão fazer trabalho em domicílio.
    3. Colaboradores terceirizados deverão comunicar ao gestor do setor e à empresa prestadora de serviços e verificar os procedimentos para licença-saúde.
    4. Todos devem informar a GERSAT para acompanhamento, pelo link http://rede.tjmg.jus.br/rede-tjmg/acoes-e-programas/formularios/formulario-covid-19-gersat.htmou pelo e-mail [email protected].

Denúncias

Os servidores que presenciarem alguma situação irregular em relação às condições e à estrutura de trabalho no âmbito do TJMG devem entrar em contato com o SINJUS e denunciar. Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected] A identidade do informante será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Convênios

ver mais
Bio Mundo Alimentação Saudável Nova Granada - Caiçaras . Belo Horizonte (31) 2565-4862 - (31) 3654-2003 @biomundobhdelrey 15% ver mais
Amanda Scarpelli Odontologia . BH (31) 99889-8877 Até 30% ver mais
Hermes Pardini Laboratórios . Diversas cidades (31) 3228-6200 www3.hermespardini.com.br/ Até 30% ver mais
Drogaria Araujo Drogarias / Farmácias . Diversas cidades (31) 3270-5000 https://www.araujo.com.br/ Até 80% ver mais
Valéria Saramago Psicologia Carmo Sion . BH (31) 3226 6283 / 99128 4772 50% ver mais
Top