BALANÇO

CULTURA DO ATRASO É MARCA DAS GESTÕES DO TJMG

terça-feira, 08/07/25 10:51

Nesta segunda-feira, 7 de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou em seu site institucional uma série de vídeos apresentando o balanço de um ano da atual gestão. As peças destacam números e iniciativas da Administração, com foco em avanços tecnológicos e na modernização. No entanto, ao ignorar sistematicamente os direitos das servidoras e dos servidores, o Tribunal perpetua a cultura do atraso já institucionalizada ao longo das últimas gestões.

Ao todo, foram publicados quatro vídeos, abordando: Sistema Eproc, uso de inteligência artificial, cidadania e Judiciário e gestão de pessoas. Neste último, mais relacionado às servidoras e aos servidores, são citadas a campanha de vacinação e a contratação da plataforma de bem-estar. 

Entretanto, nada pode ser incluído no vídeo no que diz respeito à valorização efetiva do servidor, devido à série de direitos que estão atrasados, entre eles as Datas-Bases 2024 e 2025, o Auxílio-Saúde Digno, o posicionamento da Promoção Vertical 2023, entre outros. Até mesmo as 44 nomeações de servidores se mostraram insuficientes para minimizar a sobrecarga de trabalho nos diversos setores, sendo esse número menor, inclusive, que as nomeações de novos magistrados, que chegaram a 48. 

Desse modo, o Tribunal vem se notabilizando por dar atenção a projetos de interesse da alta cúpula, enquanto posterga por meses — e até anos — pautas fundamentais para as servidoras e os servidores. Essa postura vem alimentando um sentimento de insatisfação e de frustração na categoria. 

Para o SINJUS-MG, a iniciativa do Tribunal de apresentar um balanço público é legítima e importante, mas não pode ser dissociada das responsabilidades em relação aos direitos dos trabalhadores que contribuem para os bons números e indicadores do Judiciário mineiro. 

Foi justamente para expor essa contradição que os servidores da 2ª Instância deliberaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a intensificação da luta em defesa de seus direitos. A campanha “TJMG, Direitos em Dia é Obrigação!” tem como objetivo sensibilizar a Administração para a necessidade de se romper com essa lógica perversa no TJMG.

“A nova gestão tem a oportunidade de fazer diferente, de pôr fim à cultura do atraso, e os Sindicatos estão dispostos a ajudar na busca por soluções”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

O Sindicato reforça que toda modernização só é completa se vier acompanhada do respeito e da valorização das servidoras e dos servidores, que são a base do funcionamento do Judiciário mineiro. Desse modo, o SINJUS seguirá atuando de forma firme e persistente pela valorização de quem faz a Justiça acontecer todos os dias. Acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre as próximas etapas dessa batalha! 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
VALORIZAÇÃO SINJUS COBRA MAIS RECURSOS E TRANSPARÊNCIA NA PV 2023 segunda-feira, 07/07/25 18:02 O SINJUS-MG protocolou, nesta segunda-feira, 7 de julho, o Ofício 28/2025 reivindicando ao Tribunal ...
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet com o símbolo da PV 2023 na tela. Ao fundo, aparece um notebook desfocado. A composição é preenchida por ícones de pessoas com marcações de “✔” e “✘”, representando aprovados e não aprovados. Ao centro, um selo da campanha diz: “TJMG, direitos em dia é obrigação”. SINJUS COBRARÁ RESPOSTAS TJMG PUBLICA APONTAMENTO DE VAGAS DA PV 2023 E ESCANCARA FALTA DE PLANEJAMENTO sexta-feira, 04/07/25 18:58 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco