PL 3.213/2024

Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F.

terça-feira, 01/04/25 18:03 A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento.

Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério Público — o Projeto de Lei 3.213/2024, que trata da recomposição salarial das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, avançou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta terça-feira, 1º de abril, o texto foi aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração Pública (CAP) e agora segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), onde será debatido nesta quarta-feira, 2 de abril. 

Pela manhã, a CCJ apreciou a matéria sob relatoria do deputado Doorgal Andrada (PRD), que ressaltou a importância da presença e da atuação dos Sindicatos para o avanço da pauta. O projeto foi aprovado na forma do Substitutivo n.º 1, que fixou o percentual de reajuste de 3,69%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No período da tarde, o texto seguiu para a CAP, onde também recebeu parecer favorável dos membros da mesa, acompanhando o voto do relator, dep. Rodrigo Lopes (UNIÃO). Na reunião, a força de articulação do SINJUS e das demais entidades também foi reconhecida como fator decisivo para a celeridade na tramitação. 

Desde o ano passado, as entidades vêm realizando reuniões com lideranças partidárias e membros das comissões estratégicas, destacando a necessidade de assegurar a recomposição salarial das servidoras e servidores mineiros. Agora, o projeto está pronto para análise na FFO, etapa fundamental antes da votação em Plenário.

“Nenhum direito foi conquistado sem luta, e com a Data-Base não é diferente! A atuação conjunta dos sindicatos garantiu que a tramitação avançasse rapidamente, e agora nossa missão é manter a mobilização para assegurar a aprovação na FFO e a votação em Plenário o mais rápido possível”, destacou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A mobilização continua

A luta pela recomposição salarial avança, mas ainda exige forte mobilização da categoria. Nesta quarta-feira, 2 de abril, às 10h30, a Data-Base 2024 será debatida na FFO da ALMG.  Diante desse cenário, o SINJUS reforça a convocação para que servidoras e servidores compareçam à Assembleia Legislativa e fortaleçam a pressão sobre os parlamentares.

“A presença da categoria na ALMG é essencial para garantir que nossa Data-Base seja aprovada e implementada. Chamem os colegas, participem junto ao SINJUS e vamos mostrar a força da nossa luta!”, concluiu Alexandre Pires.

Últimas notícias

ver mais
Imagem de um alvo amarelo e preto com um dardo vermelho cravado no centro. No ponto atingido há um papel com a palavra “Servidor” escrita em letras maiúsculas. Reaja! Reforma Administrativa ameaça direitos de servidores públicos de diversas carreiras e precisa ser combatida quinta-feira, 16/10/25 19:14 A proposta de Reforma Administrativa apresentada pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) traz medidas ...
magem Acessível: As imagens divulgam o ConfraDay do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG, um evento de day use que será realizado no dia 8 de novembro (sábado), no D’Gerô Espaço e Eventos, em Contagem (MG). O material convida as participantes a aproveitar o dia conosco e orienta sobre as inscrições, que devem ser feitas por formulário até o dia 24 de outubro (sexta-feira), com vagas limitadas. O embarque e desembarque ocorrerão em frente à sede do SINJUS, em Belo Horizonte, às 7h30 e 17h30, respectivamente. O evento inclui almoço e show da Banda DiGala, das 15h às 17h, encerrando o convite com a mensagem: “Aguardamos sua presença!” Imperdível! Participe do ConfraDay do Núcleo das Mulheres e celebre as conquistas de 2025 quarta-feira, 15/10/25 19:01 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG convida todas as suas integrantes para o ...
Registro de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Três homens estão sentados à mesa principal, com microfones e crachás de identificação. Ao fundo, há uma faixa com o texto “Audiência Pública — 20 anos do CNJ. Por um Judiciário mais democrático e representativo.” e uma bandeira do Brasil. À frente da mesa, o público acompanha a sessão. O homem ao centro, de terno azul, é o deputado que preside a audiência; à direita, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, fala ao microfone, gesticulando com as mãos. JUDICIÁRIO SINJUS-MG COBRA DEMOCRATIZAÇÃO DO CNJ EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS terça-feira, 14/10/25 20:25 O SINJUS-MG marcou posição na audiência pública que debateu os 20 anos de criação ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco