Avanço

Data-Base 2024 está pronta para ser votada no Plenário da ALMG

quarta-feira, 02/04/25 17:16 A imagem mostra um grupo de servidores e sindicalistas reunidos em um ambiente interno, segurando cartazes coloridos com mensagens de apoio à Data-Base 2024. Os cartazes exibem frases como “DATA-BASE JÁ!”, “DATA-BASE É LEI!” e “VOTE SIM – PL 3249/2025”. As expressões são de atenção, firmeza e esperança. No topo da imagem, há o selo “Data-Base 2024” com um punho erguido.

Com grande atuação do SINJUS-MG e dos Sindicatos da categoria, o Projeto de Lei (PL) 3.213/2024 foi aprovado, nesta quarta-feira, 2 de abril, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora, o texto que trata da recomposição salarial das servidoras e servidores do Judiciário mineiro segue para a votação em Plenário.

O anteprojeto da Data-Base 2024 foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em maio de 2024, mas só começou a tramitar na ALMG em março de 2025, quando o PL 3.213/2024 foi oficialmente recepcionado durante reunião plenária.

Esse avanço foi resultado direto da articulação política do SINJUS, junto ao SERJUSMIG e ao SINDSEMPMG, representante dos servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que intensificaram o diálogo com Administração da Casa e com lideranças parlamentares para destravar a pauta e cobrar celeridade na tramitação.

“A recomposição salarial dos servidores é um direito garantido na Constituição e deve ser respeitado. Estamos avançando nessa pauta porque nos mobilizamos, buscamos o diálogo amplo e mostramos a importância da valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Não vamos abrir mão da nossa Data-Base!”, afirmou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O texto está pronto para ser apreciado em primeiro turno no Plenário, mas a votação segue travada devido à análise de vetos do governador Romeu Zema (Novo), que estão obstruindo a pauta. Diante desse cenário, a mobilização da categoria é fundamental para garantir que a Data-Base avance sem mais atrasos.

O SINJUS, junto ao SERJUSMIG e ao SINDSEMMP, seguirá atuando firmemente para destravar a tramitação e garantir a celeridade na votação. Em breve, novas mobilizações serão convocadas conforme o andamento do projeto. Acompanhe as mídias sociais do SINJUS e participe dessa luta!

 

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco