Definida a composição da Junta Eleitoral que irá conduzir as Eleições 2026 do SINJUS
segunda-feira, 09/02/26 18:43
Filiadas e filiados do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) se reuniram, nesta segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para eleger a Junta Eleitoral responsável por organizar, fiscalizar e assegurar a lisura de todas as etapas do próximo processo eleitoral da entidade.
A AGE foi realizada de forma presencial, no Espaço Lea Leda do SINJUS-MG, com primeira convocação às 14h e segunda convocação às 14h30, conforme previsto no Estatuto e no Regimento Eleitoral da entidade. O encontro reforçou o compromisso do Sindicato com a democracia, a transparência e a participação da base.
Logo no início da Assembleia, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, abriu espaço para que filiadas e filiados interessados apresentassem suas candidaturas para compor a Junta Eleitoral. Três colegas apresentaram seus nomes, número que corresponde exatamente à composição prevista para a Junta Eleitoral no Regimento Eleitoral do Sindicato.
Assim, as candidaturas foram submetidas à apreciação da AGE e aprovadas por aclamação, demonstrando consenso e confiança nos nomes indicados. Passam a integrar a Junta Eleitoral do SINJUS-MG os filiados: Bartolomeu Eustáquio Araújo, Valéria Toledo Couto Carvalho e Tânia Cristina Fontes Miranda.
Em seguida, também foi colocada em votação e aprovada a autorização para que os próprios membros da Junta Eleitoral possam eleger, entre si, o presidente da Junta.
“A Junta Eleitoral é uma instância fundamental para garantir um processo democrático, transparente e legítimo. A escolha por aclamação e a autonomia concedida aos seus membros fortalecem a credibilidade das Eleições do SINJUS”, destaca Alexandre Pires.
O edital das Eleições para a Diretoria Colegiada e para o Conselho Fiscal foi publicado no site do SINJUS no dia 5 de fevereiro de 2026. As inscrições de chapas para concorrer à Diretoria Colegiada e a inscrição individual para o Conselho Fiscal vão até o dia 25 de fevereiro. A eleição acontece no dia 27 de março. O edital de convocação de eleições sindicais pode ser conferido aqui.
Informes sobre pautas da categoria
Após a conclusão dos pontos relacionados à Eleição, Alexandre Pires atualizou os presentes sobre pautas da categoria. Um dos principais informes foi sobre a apreciação do anteprojeto de reajuste do Auxílio-Saúde dos servidores pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), prevista para a próxima quarta-feira, dia 11 de fevereiro.
“Estamos próximos de uma vitória muito importante, pois haverá um aumento substancial no Auxílio-Saúde, sobretudo nas faixas etárias mais elevadas, nas quais o reajuste chega a cerca de 100%. Isso beneficiará a todos, em especial os servidores mais velhos, aposentados e pensionistas, que são justamente os que mais têm despesas médicas”, ressaltou Alexandre Pires.
O dirigente registrou que haverá acréscimo significativo também para servidores com deficiência ou que tenham pessoa com deficiência no núcleo familiar.
Ao final da AGE, o coordenador-geral informou ainda sobre a tramitação do Projeto de Lei da Data-Base 2025 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alexandre reforçou a convocação para que a categoria compareça à reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira, 10 de fevereiro, às 10h, na qual o PL 4.966/2025 está pautado. Clique aqui e saiba mais.
Acompanhe as nossas mídias e fique por dentro das Eleições 2026 do SINJUS e também do andamento de todas as pautas da categoria.
SINDICATO É PRA LUTAR!



