DEMOCRATIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO

SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO PÚBLICO NA SEDE DO CNJ

quarta-feira, 14/05/25 18:24 Escultura da Justiça em frente ao prédio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o fundo desfocado mostrando o logotipo da instituição. A escultura, representando uma figura feminina de olhos vendados e sentada com uma espada no colo, aparece editada com fones de ouvido vermelhos de proteção acústica, sugerindo uma crítica visual à surdez institucional. Foto original por Romulo Serpa/Agência CNJ.

O SINJUS-MG convoca suas filiadas e seus filiados para participarem do ato público nacional pela democratização do Judiciário, que será realizado no dia 3 de junho de 2025, em frente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A mobilização liderada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) é uma resposta à postura antidemocrática do CNJ, que tem tomado uma série de decisões unilaterais sem qualquer diálogo com os trabalhadores.

O objetivo é cobrar mais transparência e espaços de diálogo no CNJ, além de denunciar a exclusão de representantes dos servidores das instâncias decisórias do Judiciário. Embora o CNJ seja responsável por estabelecer diretrizes para todo o sistema de Justiça, o Conselho não tem garantido espaço de escuta ou consulta aos representantes legítimos dos servidores. Isso contraria princípios básicos da democracia e enfraquece a construção de políticas públicas mais justas e eficazes.

“O CNJ está decidindo sobre nossas vidas, nossos direitos e nossas condições de trabalho sem sequer nos ouvir. Isso é inaceitável. É hora de mostrar força e exigir respeito e espaço nesse colegiado que deveria ser um instrumento de aprimoramento da Justiça brasileira, mas que vem negligenciado as demandas dos servidores”, denuncia o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.

Entre as várias decisões do CNJ que estão prejudicando a categoria destacam-se a proibição da criação de auxílio-tecnológico para servidoras e servidores em regime de teletrabalho, bem como a imposição de um limite arbitrário de apenas 30% dos servidores por setor nesse modelo de jornada.

A ausência de diálogo e a imposição de medidas que impactam negativamente a vida dos servidores demonstram um desprezo do Conselho pela importância da participação sindical nas decisões que afetam o funcionalismo público.

Diante da gravidade do cenário, o SINJUS convoca as filiadas e os filiados a participarem ativamente da mobilização em Brasília. Para viabilizar a participação da luta neste ano e, conforme autorizado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os custos com passagens, hospedagem, transporte e alimentação serão cobertos pelo Fundo de Greve do Sindicato. Para participar, preencha o formulário no final desta página.

O ato coordenado pela Fenajud contará com a presença de delegações de sindicatos de todo o País e será um momento decisivo para pressionar o CNJ a rever suas posturas e abrir canais de negociação com as entidades representativas dos servidores e das servidoras do Judiciário.

“A categoria que não se mobiliza, que não pressiona e que não protesta vira alvo fácil de ataques que reduzem direitos e degradam as condições de trabalho. Por isso, precisamos unir forças e mostrar que não aceitaremos mais arbitrariedades como as que estão sendo praticadas pelo CNJ”, conclama o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Além da ida a Brasília, o SINJUS também orienta que os servidores se mobilizem em torno dessa luta, conscientizando os colegas e pressionando o CNJ em seus canais oficiais no Instagram, Facebook, YouTube e no X (antigo Twitter).

O SINJUS e a Fenajud reforçam que a defesa do serviço público de qualidade passa, necessariamente, pela valorização de quem garante seu funcionamento: a servidora e o servidor público. Por isso, a mobilização nacional do dia 3 de junho, na sede do CNJ, será um marco de resistência e unidade da categoria em favor do Judiciário brasileiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Vista frontal do Congresso Nacional, em Brasília, com o céu azul e nuvens ao fundo. Na imagem aparecem as duas torres centrais, a cúpula convexa da Câmara dos Deputados à direita e a cúpula côncava do Senado à esquerda, com carros circulando em frente ao espelho d’água
Judiciário Fenajud garante audiência na Câmara dos Deputados para debater atuação do CNJ sexta-feira, 11/04/25 18:33 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o SINJUS-MG faz parte, protocolou, por meio do deputado federal Reimont (PT-RJ), um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para ... leia mais
Imagem Acessível: A imagem retrata uma assembleia presencial realizada pelo SINJUS-MG, com filiados reunidos em uma sala votando com as mãos levantadas. Ao fundo, um diretor está em frente a um telão com o logotipo do sindicato, conduzindo a votação. Também há banner da FENAJUD disposto na lateral. O texto em destaque informa: “Filiados aprovam novas ações de luta e contas do Sindicato”. O ambiente é iluminado e participativo, evidenciando o caráter democrático da AGE e AGO.
AGE + AGO Filiados aprovam novas ações de luta e contas do Sindicato terça-feira, 29/04/25 20:05 Enquanto parte dos dirigentes sindicais do SINJUS-MG acompanhavam a apreciação da Data-Base na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, dia 29 de abril, a outra parte da diretoria estava presente na sede do Sindicato para conduzir a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha. DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade ...
PARTICIPE! Prevenção de quedas e engasgos é tema da próxima reunião do NAP segunda-feira, 30/06/25 18:19 O Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG vai promover mais um ...
PRESENÇA ESTRATÉGICA SINJUS debate Reforma Administrativa em Seminário Sindical da OAB-MG sexta-feira, 27/06/25 16:36 O SINJUS-MG marcou presença no 1º Seminário Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco