REFORMA ADMINISTRATIVA

DEPUTADOS QUEREM GUEDES EM AUDIÊNCIA DA PEC 32

quinta-feira, 17/06/21 18:39

A comissão especial que debate e vai votar o mérito da proposta do governo que trata da Reforma Administrativa (PEC 32/20) se reuniu, nesta quarta-feira (16), para debater o plano de trabalho elaborado pelo relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA). Dos quase 60 requerimentos para realização de audiências públicas, o colegiado aprovou vários.

A primeira audiência temática da comissão deverá ocorrer na próxima terça-feira (22). O plano de trabalho considera o recesso parlamentar e, segundo o relator, o parecer dele vai ser concluído em agosto. Caso não haja atrasos no calendário, em setembro a proposta estará no plenário para votação em 1º turno.

Um dos primeiros convidados para falar à comissão sobre a proposta vai ser o ministro da Economia, Paulo Guedes, que é o autor da PEC 32/20, apresentada ao Congresso Nacional, em setembro.

“Convidado” ou “convocado”
A principal polêmica em torno da presença de Guedes na comissão foi se seria “convidado” ou “convocado” para audiência pública.

“O primeiro critério é… O ministro Paulo Guedes é o principal responsável, proponente, que diz quanto vai economizar com essa suposta reforma e tal. Seria importante que ele pudesse, mesmo como convidado, estar nas primeiras audiências, para deflagrar o processo de debate”, ponderou o deputado Rui Falcão (PT-SP).

“A segunda questão que eu levanto é que, como é convite, ‘eu aceito se quiser’. Tem que haver uma combinação. Está aqui o líder do governo [depurado Ricardo Barros (PP-PR)], que já disse que vamos ter um Estado mais leve e pautado pela meritocracia”, disse Falcão.

“Então, é preciso que haja um certo compromisso de data e de procedimentos, porque a experiência que nós tivemos na Comissão de Constituição e Justiça é que o ministro infelizmente fugiu — falou e foi embora —, quando o que nós estamos querendo, ao propiciar o convite, é que possa haver interlocução entre nós. Há uma diferença de rito entre a convocação e o convite. A convocação tem réplica”, ponderou.

“Então, seria conveniente que pudéssemos estabelecer um acordo que não fosse só transformar a convocação em convite”, asseverou o deputado do PT.

“Lendo jornal”
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros disse estar em processo de negociação a presença do ministro Paulo Guedes no colegiado, mas sem a necessidade de ser “convocado”, mas sim “convidado”.

Paralelo à defesa do ministro, Barros atacou os servidores, generalizando condutas excepcionais entre os funcionários públicos e desdenhando dos segmentos e categorias do funcionalismo. Barros comentou a necessidade da meritocracia no serviço público e sugeriu que o servidor que fica “lendo jornal” não pode ter os mesmos proventos e benefícios dos demais.

Seminários, entidades de assessoria e centrais sindicais
A comissão deverá realizar seminários regionais de forma virtual. Já foi sugerido no Rio de Janeiro, Bahia, Acre entre outros estados. O objetivo é também compilar os anseios dos servidores nos estados e municípios.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) sugeriu que nas audiências também possa contar com a presença das entidades de assessoria do movimento sindical, como o DIAP e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e as centrais sindicais.

Plano de trabalho
O relator pretende que a comissão realize 12 audiências temáticas. Entre essas: sobre o regime jurídico da magistratura e a inclusão de outras carreiras que não estão abrangidas no texto da proposta na forma original e a intervenção do Estado na economia.

O relator apontou a preocupação de em relação a outros temas, como carreiras típicas de Estado, contratação temporária, avaliação de desempenho, situação dos empregados públicos na reforma entre outros pontos.

Outra atenção vai ser em relação os efeitos da reforma nos atuais servidores, que segundo o relator, tem que debater uma forma de garantir direitos adquiridos e a regulamentação da reforma em leis complementares no futuro.

Fonte: Diap

Notícias relacionadas

REFORMA ADMINISTRATIVA VEJA A POSIÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL QUANTO À PEC 32 sexta-feira, 11/06/21 18:57 O Portal Que Estado queremos? fez um levantamento sobre a posição dos deputados que compõem a Comissão Especial que vai analisar o mérito de PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) na Câmara dos Deputados. Abaixo estão as reproduções de declarações retiradas das redes sociais dos parlamentares. Alguns parlamentares não se manifestaram ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco