ELEIÇÕES 2022

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PCDs REFORÇA ATENÇÃO PARA QUEM DEFENDE A PAUTA

quarta-feira, 21/09/22 14:42 Símbolos de diversos tipos de deficiência: visual, auditiva, motora, neurológica entre outras. Junto deste conjunto está o texto "Por uma sociedade mais justa e inclusiva". Abaixo estão os logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) e do SINJUS-MG.

Hoje é um dia importante para grande parcela da população brasileira: 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Brasil conta com 17,3 milhões de PCDs, sendo cerca de 8,4% da população, de acordo com dados de 2019 do IBGE. Desde 2018, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vem buscando melhores condições de trabalho para as servidoras e os servidores com deficiência do Judiciário mineiro, além de lutar por uma inclusão efetiva desse público, pelo combate ao preconceito e pelo respeito à autonomia e aos direitos das pessoas com deficiência na cidade como um todo.

Vale lembrar que, nos últimos quatro anos, vários direitos desse público foram atacados pelo governo federal, como é o caso da “Lei de Cotas”; das mudanças nas regras para a concessão do BPC, que quase inviabilizaram esse benefício; da tentativa de acabar com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); as alterações na isenção de impostos para pessoas com deficiência na compra de carro novo e também no relatório que vai orientar o Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.

“Diante das Eleições de 2022, o olhar também deve ser voltado para os candidatos que estão comprometidos com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Precisamos refletir sobre quem, de fato, queremos escolher para comandar o País, para governar os estados e para lutar pelas pessoas com deficiência no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Além de orientar a categoria sobre os candidatos que são aliados das PCDs, o NPD está disponibilizando um formulário para que as servidoras e os servidores com deficiência apresentem as demandas que consideram importantes tanto na rotina do Judiciário mineiro como também na própria cidade. As propostas serão levadas pelo Sindicato à Comissão de Acessibilidade do TJ e aos deputados estaduais que serão eleitos em 2022 e que defendem os direitos dos servidores, além de vereadores comprometidos com essa luta.

“O objetivo dessa ação é levar os servidores a debater o tema. Dessa forma participativa, é possível construir coletivamente políticas públicas, garantindo assim cada vez mais a participação da pessoa com deficiência em todos os segmentos”, afirma a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Preencha o formulário aqui.

Data de luta

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei n. 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública dificultam a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

A celebração da data ocorre desde 1982 e foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que, há mais de 40 anos, debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, incorporou os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo país em 2008, quando ganhou status de Emenda Constitucional. A LBI aborda itens como discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade e estabelece, ainda, entre outros direitos, que pessoas com deficiência têm autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de próteses e órteses.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa.
SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 de maio, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a Resolução nº 1.000/2022, que regulamenta, de forma definitiva, as condições especiais de trabalho para magistrados e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco