ELEIÇÕES 2022

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PCDs REFORÇA ATENÇÃO PARA QUEM DEFENDE A PAUTA

quarta-feira, 21/09/22 14:42 Símbolos de diversos tipos de deficiência: visual, auditiva, motora, neurológica entre outras. Junto deste conjunto está o texto "Por uma sociedade mais justa e inclusiva". Abaixo estão os logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) e do SINJUS-MG.

Hoje é um dia importante para grande parcela da população brasileira: 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Brasil conta com 17,3 milhões de PCDs, sendo cerca de 8,4% da população, de acordo com dados de 2019 do IBGE. Desde 2018, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vem buscando melhores condições de trabalho para as servidoras e os servidores com deficiência do Judiciário mineiro, além de lutar por uma inclusão efetiva desse público, pelo combate ao preconceito e pelo respeito à autonomia e aos direitos das pessoas com deficiência na cidade como um todo.

Vale lembrar que, nos últimos quatro anos, vários direitos desse público foram atacados pelo governo federal, como é o caso da “Lei de Cotas”; das mudanças nas regras para a concessão do BPC, que quase inviabilizaram esse benefício; da tentativa de acabar com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); as alterações na isenção de impostos para pessoas com deficiência na compra de carro novo e também no relatório que vai orientar o Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.

“Diante das Eleições de 2022, o olhar também deve ser voltado para os candidatos que estão comprometidos com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Precisamos refletir sobre quem, de fato, queremos escolher para comandar o País, para governar os estados e para lutar pelas pessoas com deficiência no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Além de orientar a categoria sobre os candidatos que são aliados das PCDs, o NPD está disponibilizando um formulário para que as servidoras e os servidores com deficiência apresentem as demandas que consideram importantes tanto na rotina do Judiciário mineiro como também na própria cidade. As propostas serão levadas pelo Sindicato à Comissão de Acessibilidade do TJ e aos deputados estaduais que serão eleitos em 2022 e que defendem os direitos dos servidores, além de vereadores comprometidos com essa luta.

“O objetivo dessa ação é levar os servidores a debater o tema. Dessa forma participativa, é possível construir coletivamente políticas públicas, garantindo assim cada vez mais a participação da pessoa com deficiência em todos os segmentos”, afirma a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Preencha o formulário aqui.

Data de luta

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei n. 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública dificultam a vida das pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

A celebração da data ocorre desde 1982 e foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que, há mais de 40 anos, debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, incorporou os princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo país em 2008, quando ganhou status de Emenda Constitucional. A LBI aborda itens como discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade e estabelece, ainda, entre outros direitos, que pessoas com deficiência têm autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de próteses e órteses.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa.
SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 de maio, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a Resolução nº 1.000/2022, que regulamenta, de forma definitiva, as condições especiais de trabalho para magistrados e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITA AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco