OUTUBRO ROSA

DIAGNÓSTICO PRECOCE É ESSENCIAL NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

quarta-feira, 04/10/23 09:53 Imagem Acessível: Grupo de três mulheres (uma branca, uma negra e outra asiática), todas vestem calça jeans, com camiseta rosa claro e usam a fita cor de rosa que simboliza o combate ao câncer de mama. Elas carregam um cartaz com a mensagem: O câncer de mama não escolhe idade, mas podemos escolher a prevenção.

O mês de outubro é conhecido pelas campanhas internacionais e ações que visam ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as maiores iniciativas está o “Outubro Rosa”, que mobiliza o Brasil desde 2008 e colabora para a conscientização acerca dos perigos do câncer que mais mata mulheres no país. O SINJUS-MG, por meio do Núcleo das Mulheres, apoia a campanha e reforça que a prevenção deve ser um hábito de todas as mulheres, em todas as idades. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a maioria das mortes em decorrência do câncer de mama ainda se dá por falta de informação e tratamento correto, demonstrando a urgência de fornecer informações precisas sobre o tema. Segundo dados do Relatório Anual do Inca, o Brasil diagnosticou aproximadamente 66.280 novos casos em 2022, com 99% de incidência em mulheres. A estimativa do Instituto é de que serão registrados 74 mil novos casos por ano até 2025. Apesar da alta incidência, o câncer de mama não tem causa única definida e pode ter sua tendência acentuada por fatores como histórico familiar, consumo de álcool e tabaco, excesso de peso e sedentarismo. 

 

Sintomas

O câncer de mama pode ser uma doença silenciosa no estágio inicial. Por isso, é importante estar atenta aos sinais. O sintoma mais recorrente e facilmente observado é o aparecimento de caroços no seio ou na região da axila, que podem ou não ser acompanhados por dor. Além disso, é importante observar alterações na textura da pele, que pode se assemelhar à casca de laranja, e vermelhidão inexplicada na mama. Outro sintoma inicial é a saída de líquidos anormais dos mamilos. 

 

Diagnóstico 

O diagnóstico primário é, em sua maioria, feito pelas próprias mulheres por meio do autoexame. A recomendação do Ministério da Saúde e do Inca é de que as mulheres devem apalpar as mamas sempre que se sentirem confortáveis, em todos os períodos do mês, como, por exemplo, no banho ou na troca de roupa. Dessa forma, é possível conhecer o próprio corpo e reconhecer anormalidades. 

Contudo, é importante ressaltar que o autoexame não substitui uma avaliação profissional, uma vez que não permite a identificação de pequenas lesões antes de se tornarem câncer. Por isso, em geral todas as mulheres acima dos 40 anos de idade devem fazer o exame clínico anualmente, realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade, em qualquer ambulatório, clínica ou posto de saúde. Além disso, mulheres com 50 anos ou mais devem fazer a mamografia, uma espécie de raio X da mama, a cada dois anos ou conforme indicação médica, mesmo que não apresentem sintomas. 

 

Prevenção 

De acordo com a pesquisa do Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama estão atrelados a hábitos de vida pouco saudáveis. Em entrevista à Agência Senado, o médico mastologista Vilmar Marques, presidente da Associação Brasileira de Mastologia (SBM), informa que a prevenção está ligada à prática de atividade física regular, aliada à implementação de uma dieta equilibrada, sendo possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença por meio dessas práticas.

O Outubro Rosa é o lembrete de que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas na luta contra essa doença. Por isso, o Núcleo das Mulheres do SINJUS alerta para que todas as colegas estejam atentas aos sinais, façam os exames regularmente e não hesitem em procurar um profissional de saúde para uma avaliação completa. 

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco