ARTIGO

DIAS QUENTES AFETAM NOSSA SAÚDE E EXIGEM CUIDADOS

sexta-feira, 27/09/19 18:03

Em um país tropical como o nosso, onde os períodos são marcados por mudanças de temperaturas, em dias secos e quentes, é essencial redobrarmos a atenção com a saúde. Mudanças bruscas de temperatura costumam deixar a imunidade baixa, aumentando os riscos de doenças, sobretudo para crianças e idosos. Problemas respiratórios e cardíacos também podem se agravar.

Com a expectativa de temperaturas cada vez mais altas, é preciso buscar formas saudáveis de alimentação e hidratação! Água com limão, por exemplo, pode ser ingerida bem gelada durante o dia, e ajuda a acelerar o metabolismo. A água de coco também é uma ótima pedida, pode substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio, perdidos na transpiração (uma atenção aos diabéticos e hipertensos).

Em dias quentes, o ideal é consumir alimentos leves e de fácil digestão: Frutas com alto teor de água (melancia, abacaxi e laranja); saladas cruas com vegetais variados (alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino e tomate); carne magras, frango e peixes; sucos de frutas sem adição de açúcar; sorvetes e picolés de frutas. Porém, é comum que as pessoas queiram encontrar formas para aliviar o calor excessivo e, devido à rotina intensa de trabalho, casa, treinos, família, os alimentos calóricos se tornam opções mais fáceis para ajudar a lidar com as altas temperaturas.

Esses tipos de alimentos mais calóricos, costumam reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquidos e sais minerais perdidos diariamente. São eles:  Preparações gordurosas, “pesadas” (feijoada, carnes e queijos gordos, maionese e frituras e tira-gostos), pastéis, salgadinhos, açaí, sorvetes e picolés cremosos, refrigerantes…). Estas opções têm digestão mais lenta, demandando maior esforço do organismo. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A MODERAÇÃO!

Na busca por uma pele mais bronzeada, a alimentação pode ser uma excelente aliada, potencializando e prolongando o efeito bronzeado. Alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, mamão, laranja, oleaginosas, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão ajudam a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol e aumentam a sua elasticidade, prevenindo o envelhecimento. Além disso, contribuem para um fortalecimento do sistema imunológico.

As altas temperaturas estão entre os principais fatores que ocasionam a intoxicação alimentar e hídrica – causadas, respectivamente, pela ingestão de comida e água contaminadas. Os prazos de validade dos alimentos também são reduzidos!

Fique atento e higienize bem as mãos antes de preparar alimentos e fazer as refeições!

Alimentos que necessitam de refrigeração, como queijos, iogurtes e carnes, devem ficar o menor tempo possível expostos à temperatura ambiente. Utilize bolsa térmica para transportar produtos que precisam de refrigeração.

Se for viajar: Observe as condições de higiene dos restaurantes e quiosques localizados nas praias. Evite alimentar-se em locais de aparência duvidosa!

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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