COBRANÇA

EM REUNIÃO COM TJ, SINDICATOS COBRAM SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS NO DJEN

sexta-feira, 07/02/25 17:47 A imagem mostra uma reunião em uma sala de conferências com uma mesa grande de madeira escura, com documentos e canetas sobre ela, cercada por cadeiras pretas. Representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS e da Administração do TJMG participam ativamente da conversa, com cadernos e anotações à mão, discutindo problemas relacionados ao DJEN. O ambiente é formal e bem iluminado, com uma televisão desligada na parede e alguns objetos decorativos no fundo.

As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) têm se deparado com uma série de problemas envolvendo o Diário do Judiciário Eletrônico Nacional (DJEN), que foi implementado recentemente no fluxo de trabalho da área judiciária. O assunto motivou uma reunião entre representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS e da Administração do TJMG. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 7 de fevereiro.

Os sindicalistas levaram os relatos dos servidores e explicaram as dificuldades operacionais na rotina de trabalho que estão impactando a qualidade e a eficiência da prestação jurisdicional. Diante das preocupações apresentadas, a Administração do TJMG se comprometeu a iniciar, a partir da próxima semana, uma série de reuniões com os escrivães da área judiciária da 2ª instância para debater e buscar soluções para os problemas apontados. Os Sindicatos acompanharão esses encontros para garantir que a questão seja resolvida.

“As falhas que têm sido relatadas no DJEN trouxeram sobrecarga para quem atua na área judiciária, com retrabalho, prazos comprometidos e insegurança no processamento das publicações. Precisamos de soluções urgentes para que o sistema realmente funcione na prática”, relata a diretora Administrativa do SINJUS-MG, Adriana Teodoro.

Saúde

Como já tinha sido anunciado pelos Sindicatos, o TJMG criou o Programa de Imunização Preventiva, que vai oferecer vacinação gratuita para magistrados e servidores da ativa. Na reunião desta sexta, os representantes da Administração deram mais detalhes sobre a medida.

Serão ofertadas doses de imunizantes que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Herpes ­Zóster, Influenza tetravalente, Pneumocócica, HPV9 e Dengue. Segundo o TJ, as aplicações começarão em março. O cronograma e as orientações aos servidores ainda serão divulgadas.

“A alta taxa de absenteísmo entre os servidores do Judiciário mineiro reforça a necessidade de medidas preventivas como a vacinação. A criação do programa é um avanço importante para reduzir afastamentos por doenças e garantir um serviço mais eficiente para a população. Vamos seguir lutando para que outras demandas relacionadas à saúde dos servidores também sejam solucionadas logo”, aponta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Segurança

Outro ponto abordado na reunião foi a importância da autenticação de dois fatores para os servidores que usam as ferramentas do Google Workspace, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e outros sistemas informatizados. O TJ alertou que a medida foi adotada para reforçar a segurança cibernética e proteger os dados sensíveis dos tribunais. Os servidores que não realizarem a autenticação podem perder o acesso aos sistemas. O TJMG já disparou um e-mail marketing com as orientações detalhadas sobre o procedimento.

Os Sindicatos reforçam a necessidade de que os servidores realizem o procedimento dentro do prazo, evitando transtornos no acesso às ferramentas de trabalho.

Participações

Representando a Administração do TJMG participaram o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral, o secretário-geral, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

O SINJUS-MG foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues e pela diretora Administrativa, Adriana Teodoro. Pelo SERJUSMIG participaram da reunião, o diretor Financeiro, Willer Ferreira e a representante do departamento jurídico, Michelle Macedo. Já o SINDOJUS/MG foi representado pelo diretor-geral, Marcelo Lima Goulart.

Servidor, acompanhe nossas mídias e fique atento a essa e outras notícias do seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Sucesso Convites da Festa de Fim de Ano já estão esgotados! Lista de espera está aberta sexta-feira, 14/11/25 10:06 A expectativa para a Festa de Fim de Ano está grande! Os convites se ...
Ilustração digital da figura da Justiça, representada como uma mulher vendada segurando uma balança. A imagem é composta por linhas e pontos luminosos em tons de azul, criando um efeito futurista e tecnológico sobre um fundo escuro Câmara dos Deputados Fenajud participará de audiência pública que vai debater a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça quinta-feira, 13/11/25 19:36 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participará, da audiência pública ...
Grupo de pessoas integrantes de uma comitiva posam para foto em uma sala institucional durante visita oficial a autoridades do Paraguai. Todos estão alinhados em pé, formando uma fileira, vestidos de maneira formal, com painel de madeira e brasão ao fundo. Atuação internacional Fenajud integra comitiva em visita à Suprema Corte, ao Congresso e à Presidência do Paraguai quinta-feira, 13/11/25 19:21 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco