COBRANÇA

EM REUNIÃO COM TJ, SINDICATOS COBRAM SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS NO DJEN

sexta-feira, 07/02/25 17:47 A imagem mostra uma reunião em uma sala de conferências com uma mesa grande de madeira escura, com documentos e canetas sobre ela, cercada por cadeiras pretas. Representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS e da Administração do TJMG participam ativamente da conversa, com cadernos e anotações à mão, discutindo problemas relacionados ao DJEN. O ambiente é formal e bem iluminado, com uma televisão desligada na parede e alguns objetos decorativos no fundo.

As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) têm se deparado com uma série de problemas envolvendo o Diário do Judiciário Eletrônico Nacional (DJEN), que foi implementado recentemente no fluxo de trabalho da área judiciária. O assunto motivou uma reunião entre representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS e da Administração do TJMG. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 7 de fevereiro.

Os sindicalistas levaram os relatos dos servidores e explicaram as dificuldades operacionais na rotina de trabalho que estão impactando a qualidade e a eficiência da prestação jurisdicional. Diante das preocupações apresentadas, a Administração do TJMG se comprometeu a iniciar, a partir da próxima semana, uma série de reuniões com os escrivães da área judiciária da 2ª instância para debater e buscar soluções para os problemas apontados. Os Sindicatos acompanharão esses encontros para garantir que a questão seja resolvida.

“As falhas que têm sido relatadas no DJEN trouxeram sobrecarga para quem atua na área judiciária, com retrabalho, prazos comprometidos e insegurança no processamento das publicações. Precisamos de soluções urgentes para que o sistema realmente funcione na prática”, relata a diretora Administrativa do SINJUS-MG, Adriana Teodoro.

Saúde

Como já tinha sido anunciado pelos Sindicatos, o TJMG criou o Programa de Imunização Preventiva, que vai oferecer vacinação gratuita para magistrados e servidores da ativa. Na reunião desta sexta, os representantes da Administração deram mais detalhes sobre a medida.

Serão ofertadas doses de imunizantes que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Herpes ­Zóster, Influenza tetravalente, Pneumocócica, HPV9 e Dengue. Segundo o TJ, as aplicações começarão em março. O cronograma e as orientações aos servidores ainda serão divulgadas.

“A alta taxa de absenteísmo entre os servidores do Judiciário mineiro reforça a necessidade de medidas preventivas como a vacinação. A criação do programa é um avanço importante para reduzir afastamentos por doenças e garantir um serviço mais eficiente para a população. Vamos seguir lutando para que outras demandas relacionadas à saúde dos servidores também sejam solucionadas logo”, aponta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Segurança

Outro ponto abordado na reunião foi a importância da autenticação de dois fatores para os servidores que usam as ferramentas do Google Workspace, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e outros sistemas informatizados. O TJ alertou que a medida foi adotada para reforçar a segurança cibernética e proteger os dados sensíveis dos tribunais. Os servidores que não realizarem a autenticação podem perder o acesso aos sistemas. O TJMG já disparou um e-mail marketing com as orientações detalhadas sobre o procedimento.

Os Sindicatos reforçam a necessidade de que os servidores realizem o procedimento dentro do prazo, evitando transtornos no acesso às ferramentas de trabalho.

Participações

Representando a Administração do TJMG participaram o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral, o secretário-geral, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

O SINJUS-MG foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues e pela diretora Administrativa, Adriana Teodoro. Pelo SERJUSMIG participaram da reunião, o diretor Financeiro, Willer Ferreira e a representante do departamento jurídico, Michelle Macedo. Já o SINDOJUS/MG foi representado pelo diretor-geral, Marcelo Lima Goulart.

Servidor, acompanhe nossas mídias e fique atento a essa e outras notícias do seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Na mesa principal de uma audiência no Congresso Nacional, está o coordenador-geral da Fenajud, junto de parlamentares e outros participantes do debate. Câmara dos Deputados Em audiência, Fenajud alerta para a necessidade de supervisão humana no uso de Inteligência Artificial no Judiciário sexta-feira, 28/11/25 17:38 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participou de um importante ...
A imagem mostra uma tela de notebook exibindo uma reunião virtual com várias pessoas sorrindo, representando integrantes do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud. Pauta Antirracista Coletivo de Negras e Negros da Fenajud atualiza Plano de Lutas e define próximos passos para 2026 sexta-feira, 28/11/25 17:33 O Coletivo de Negras e Negros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário ...
A imagem mostra uma pessoa usando uma calculadora e fazendo anotações sobre uma mesa, com um notebook aberto ao fundo exibindo gráficos e um pequeno calendário destacando o dia 19. Patrimônio Servidores do TJMG têm até o dia 19 de dezembro para realizar a declaração de bens sexta-feira, 28/11/25 16:47 O SINJUS-MG reforça às servidoras e aos servidores ativos do Tribunal de Justiça de ...

Convênios

ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Top Fale conosco