EM SEMANA DE REUNIÕES SETORIAIS, SINJUS MOBILIZA A CATEGORIA PARA AS LUTAS
quinta-feira, 22/05/25 14:45
Reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo permanente com a categoria, o SINJUS-MG realizou, nesta semana, uma série de importantes reuniões setoriais nas unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Durante os encontros, a Diretoria Colegiada do Sindicato apresentou os avanços mais recentes da Pauta de Reivindicações e reforçou a importância da mobilização para o ato público nacional pela democratização do Judiciário, que acontece em Brasília.
As visitas começaram na terça-feira, 20 de maio, de forma simultânea, nas unidades localizadas na Av. Afonso Pena, 1500, e na Praça Milton Campos. Já na quarta-feira, 21 de maio, os dirigentes se reuniram com os servidores lotados no Anexo I e no Anexo II.
O chamado à mobilização foi um dos principais temas discutidos durante as reuniões setoriais, já que o SINJUS estará ao lado de dezenas de entidades sindicais de todo o país em Brasília, em ato público frente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 3 de junho, terça-feira. A manifestação, organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), é uma resposta urgente às recorrentes práticas antidemocráticas adotadas no âmbito do CNJ.
“O Conselho, que deveria primar pela transparência, pela isonomia e pelo equilíbrio nas decisões que impactam diretamente a vida dos servidores e o funcionamento da Justiça, tem, sistematicamente, tomado decisões sem qualquer diálogo com as entidades representativas da categoria. Isso não é aceitável e, por essa razão, estaremos em Brasília para cobrar um Judiciário mais democrático, plural e transparente”, afirmou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Para acompanhar o Sindicato nessa luta, é essencial manifestar o interesse preenchendo o formulário disponibilizado aqui.
Pauta de Reivindicações
Nos encontros, também foram apresentados os avanços mais recentes da Pauta de Reivindicações, com destaque para as Datas-Bases. Os dirigentes relembraram que, após forte pressão sindical, o Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que trata da recomposição das perdas inflacionárias da categoria, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionado pelo governador Romeu Zema (Novo). Com a vitória garantida, o SINJUS já formalizou junto à Administração do TJMG a cobrança do cronograma de pagamento, incluindo juros e correções retroativas.
O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, destacou ainda que a luta agora é para que o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, cumpra a promessa feita durante sua campanha e envie o novo projeto de lei da Data-Base 2025 para o Legislativo neste semestre.
As reuniões também foram espaço para acolher dúvidas, sugestões e demandas dos servidores relacionadas a outros itens da pauta, como auxílios, indenização de férias-prêmio, implementação da jornada de oito horas, além das condições de trabalho e da necessidade urgente de nomeação de novos servidores efetivos. Os diretores reforçaram que o SINJUS segue acompanhando de perto cada um desses temas, cobrando avanços concretos.
“A organização sindical é fundamental para garantir que os direitos da nossa categoria sejam respeitados e ampliados. Por isso, seguimos firmes no diálogo com o Tribunal, pressionando para que a Data-Base tramite em tempo hábil. Da mesma forma, mantemos o diálogo aberto com as servidoras e os servidores para fortalecer as nossas reivindicações e construir coletivamente soluções que valorizem o nosso trabalho”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Diálogo
Após essa intensa agenda de encontros com a categoria, o SINJUS-MG reunirá todas as demandas apresentadas nas reuniões setoriais e as levará à próxima Mesa de Negociações com a Administração do TJMG, agendada para a quinta-feira, 29 de maio.
Acompanhe as atualizações sobre os desdobramentos dessa e de outras pautas no site do SINJUS e em nossas redes sociais.