Entidades do sistema de Justiça se reúnem e debatem ferramenta política para Eleições 2022

quarta-feira, 25/05/22 13:08

Foto: Fenajud

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), por meio da coordenadora Arlete Rogoginski e dos coordenadores Emanuel Dall’Bello, Ednaldo Martins e José Ivonaldo, se reuniu com a Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp) e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE), na última semana, para dialogar a respeito da criação da plataforma da classe trabalhadora. O intuito é reunir, em um mesmo espaço, propostas de interesse dos trabalhadores do sistema de Justiça. Além disso, orientar os servidores a apoiar candidaturas comprometidas com o campo de atuação das Federações, no pleito eleitoral deste ano. A reunião aconteceu por meio de videoconferência.

Pela Fenajufe participaram Lucena Pacheco e Sandra Dias. Pela Fenamp, participaram o dirigente Tony Távora, Sandra Zembrzuski. Aloysio Carneiro Junior, Gilmar Rodrigues e Daniel Guerra.

As Federações sinalizarão as pautas a serem defendidas, que dialoguem com a defesa da democracia, do desenvolvimento econômico e do trabalho, da soberania e dos direitos fundamentais da pessoa humana. A plataforma também contribuirá para identificar as pré-candidaturas existentes no âmbito das três entidades, consolidando dados e dando andamento ao projeto. Feito isso, em conjunto, as entidades criarão e lançarão até o início do segundo semestre a Plataforma colaborativa.

Durante a reunião, os dirigentes da Fenajud apresentaram o que ficou aprovado no Conselho de Representantes das Entidades afiliadas e ressaltaram a importância da unidade das Federações nesse processo. A coordenadora-geral e os coordenadores apresentaram aos demais o que tem definido até o momento e o que poderá ser realizado a partir de agora, com as devidas contribuições.

Arlete disse que, “Pela primeira vez três entidades de nível federal se unirão com o propósito de construir canais de comunicação com as categorias do serviço público, visando identificar candidatas e candidatos comprometidos com as pautas dos servidores, bem como trazer o debate acerca da importância deste pleito eleitoral para construirmos um novo cenário em nosso país”.

Já Emanuel aponta que, “O posicionamento das nossas federações em prol de uma mudança efetiva no cenário político brasileiro, nossa unidade na luta conjunta pelos direitos dos servidores do sistema de justiça e de toda a população brasileira e o apoio à candidaturas que sejam comprometidas com a classe trabalhadora são fundamentais nesse ano para superarmos esse cenário destrutivo que vivenciamos nos últimos 6 anos. A luta unificada é um imperativo!”

Ednaldo compactua com a fala dos demais e sugere que “A reunião conseguiu pautar aquilo que víamos debatendo já a algum tempo: a criação da plataforma para as eleições. Será uma ferramenta necessária, que visa dialogar diretamente com a base das três entidades. É preciso iniciativa desta natureza para conscientizar os trabalhadores com vistas a eleger pessoas que valorizem o serviço público e as categorias”.

Ivonaldo ressalta que “é preciso debater as formas de se eleger candidaturas propositivas, que ajudem o país a crescer e que auxiliem na construção de uma política que olhe para o serviço público, bem como seus trabalhadores.”.

As entidades voltarão a se reunir para organização das ações. O coordenador Ednaldo Martins ficou encarregado de receber os nomes dos participantes que atuarão na comissão de elaboração da plataforma.

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem mostra um punho erguido em primeiro plano, simbolizando conquista e resistência, com uma multidão desfocada ao fundo participando de uma manifestação em ambiente externo. No topo, há a hashtag “#DescongelaJá”, e sobre o céu azul aparece um grande carimbo azul com a palavra “APROVADO”. Na parte inferior, o texto diz: “Sancionada lei que garante direitos congelados na pandemia”. Na parte inferior central da imagem está o logotipo do SINJUS-MG. #descongelajá Sancionada lei que garante direitos congelados na pandemia terça-feira, 13/01/26 16:56 A Lei Complementar 226/2020, conhecida como “Descongela já”, foi sancionada nesta segunda-feira, 12 de ...
ANÚNCIO ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE REAJUSTE DE AUXÍLIOS DOS SERVIDORES terça-feira, 13/01/26 13:17 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário de Judiciário eletrônico ...
Imagem Acessível: A imagem mostra um artista em traje teatral dourado e ornamentado, estendendo uma das mãos em um gesto expressivo, sob iluminação quente e cênica. Ao fundo, há cortinas de palco desfocadas, sugerindo o ambiente de um teatro. No canto superior direito, está o logotipo da “51ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Belo Horizonte”. O texto central destaca: “SORTEIO – 20 vouchers”, seguido das informações: “Período de inscrições: 13/1 (3ªf.) a 16/1 (6ªf.)” e “Resultado: 19/1 (2ªf.)”. Na parte inferior, aparece o logotipo do SINJUS-MG. Cultura SINJUS-MG promove sorteio de ingressos para a 51ª Campanha de Teatro & Dança terça-feira, 13/01/26 12:57 Em 2026 a Campanha de Popularização do Teatro & Dança chega à sua 51ª ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco