ARTIGO

FAÇA AS PAZES COM OS ALIMENTOS E SEU CORPO!

sexta-feira, 17/01/20 16:55

As pessoas perdem um grande tempo à procura de produtos que as ajudem a emagrecer. Isso sem falar das dietas milagrosas que causam um sofrimento para o corpo e as deixam com fome, mal-humoradas e com risco de engordar mais, quando na verdade, a solução para prevenir a obesidade ou eliminar o excesso de peso pode estar na feira mais próxima.

A natureza é perfeita e nos fornece os nutrientes que precisamos para manter nosso corpo bem nutrido. Devemos colocar mais comida de verdade no prato e deixar os industrializados entrar na rotina com uma frequência menor. A cada minuto, recebemos tantas informações que fica difícil saber no que acreditar, não é mesmo? Mas a questão é: será que existem alimentos para perder peso, ou seja, tão poderosos assim? Como as dietas milagrosas não existem, alimentos também não.

Confira algumas dicas fundamentais para melhorar sua relação com a comida:

Invista nos alimentos verdadeiros – Aumente o consumo de alimentos in natura (frescos) que são aqueles que você encontra na feira ou na ala de produtos frescos do supermercado, incluindo carne, ovos, grãos, castanhas legumes e frutas.

Aposte na variedade – Ao invés de restringir alimentos ou grupos de alimentos, aposte na variedade deles para seu corpo funcionar em seu potencial máximo e conquistar um peso saudável. Diversifique a sua alimentação!

Diminua o consumo de industrializados – Aumentar o consumo dos alimentos in natura automaticamente vai diminuir a sua ingestão e vontade dos alimentos mais ultra processados como salsichas, biscoitos, iogurtes e bebidas doces.

Beba mais água – Água é a melhor hidratação para seu corpo. Diminua o consumo de bebidas doces em geral:  sucos industrializados e refrigerantes. Trate seu corpo com o carinho e a qualidade que ele merece!

Coma de maneira consciente – Fundamental ter uma atenção plena no momento da alimentação. Prestar atenção nos sabores, mastigando devagar, percebendo os sinais de fome e saciedade. Este processo ajuda a regular e ajustar as quantidades do que se ingere, bem mais amplo do que só focar em buscar alimentos para perder peso.

Foco na saúde – tire o foco do seu peso. Não é ele que vai determinar se você está com saúde, se está bem, feliz ou não. Foque no que você sente, na sua saúde, no seu bem-estar, capriche na qualidade de vida. E sua perda de peso, virá naturalmente!

Em paralelo às nossas escolhas alimentares, também precisamos fazer a manutenção da nossa relação com a comida. Acredite, isso é tão importante quanto a qualidade do alimento que você consome! Se você come com pressa, costuma exagerar demais e depois se sentir culpado; ou, ainda, come por motivos emocionais, para se livrar de sentimentos negativos ou do estresse – talvez esteja um pouco desconectado do seu corpo. Pode ser que não esteja mais ouvindo os sinais de fome e saciedade.

Comer deve trazer prazer!

Siga essas dicas e não vai mais precisar ficar procurando alimentos para perder peso, você naturalmente vai melhorando sua saúde e, gradativamente, vai chegar a um peso saudável, sem agredir o corpo e comendo em paz!

Heloisa Helena

Especialista em Nutrícia Clínica, a área da nutrição que foca na ingestão adequada de alimentos e nutrientes para resistência a doenças. Heloísa também atua na área de nutrição esportiva, voltada para praticantes de atividades físicas.

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