CONSELHO DE REPRESENTANTES

FENAJUD DEBATE JUDICIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

sexta-feira, 21/08/20 18:51

Nesta quinta-feira (20) a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou, pela primeira vez, a reunião do Conselho de Representantes de forma virtual, devido a pandemia ocasionada pela Covid-19. A atividade, que durou mais de onze horas, teve como tema “O judiciário em tempos de pandemia” e tratou sobre os principais assuntos que envolvem a categoria. Participaram do debate dirigentes sindicais de vinte e dois sindicatos filiados. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, participou das discussões.

Na primeira mesa, conduzida pelos coordenadores-gerais – Janivaldo Nunes e Sandra Silvestrini os dirigentes receberam o professor universitário e cientista político José Artigas, que fez uma análise de conjuntura sobre o momento atual. Na ocasião o especialista tratou sobre o momento geopolítico mundial e focou no ataque aos trabalhadores e trabalhadoras pelo governo Bolsonaro, associado aos parlamentares, como a proposta de reforma tributária, que aumenta a regressividade de tributos, e a reforma administrativa que terá como foco retirar direitos dos servidores públicos, entre estes a estabilidade, bem como possibilitar a redução salarial da categoria.

Logo depois a coordenadora Sandra Silvestrini falou como tem sido o trabalho no judiciário durante a pandemia e as ações da Fenajud no período. Ela levou ao CR os diversos problemas relatados pelos sindicatos, como por exemplo o retorno presencial prematuro estipulado pelos Tribunais de Justiça,  e a não garantida da participação efetiva dessas entidades nas mesas de debate em torno do tema. Sandra ressaltou que a pandemia exigiu uma nova forma de atuação, mas o trabalho da entidade continuou, como exemplo citou a realização das Lives e das campanhas em defesa dos Servidores, como a Quarentena de Luta, o Agosto Lilás e relativa à Pandemia do Coronavirus, entre outras.

Guilherme Peres, coordenador de Saúde e Previdência da Fenajud, fez um relato específico sobre a saúde da categoria neste momento de pandemia e como tem sido a atuação dentro do Conselho Nacional de Justiça. Ele relembrou as ações promovidas pela Federação no período, para garantir que algumas medidas de segurança fossem tomadas no retorno presencial, bem como o adiamento deste retorno. Guilherme ressaltou ainda a importância da participação da Federação, e seus sindicatos filiados, no 3º Seminário Nacional de Saúde de Magistrados e Servidores, a ser realizado pelo CNJ na próxima segunda (24).

Em seguida foi a vez de Ednaldo Martins, coordenador de Política Sindical e Relações Internacionais, falar sobre o momento difícil em que se encontra a classe trabalhadora no país e como a Fenajud tem lidado com as situações. “A cada ano vem tomando novas nuances e contornos que se agravam”, disse. Ednaldo fez um breve relato sobre as reformas nefastas, que tem como foco retirar direitos e diminuir conquistas, como projetos de Lei e propostas legislativas, que visam penalizar todos os trabalhadores do país, incluindo os servidores públicos.

Alexandre Lima, coordenador regional Nordeste, e Andrea Ferreira, coordenadora regional Centro-Oeste, abriram espaço para as entidades apresentarem como tem sido o trabalho e as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Os relatos, em sua grande maioria, denunciavam os problemas nos locais de trabalho, como a falta de cuidado de saúde, ausência de políticas próprias, exposição ao risco, faltas de equipamentos e falta de espaço para as entidades para diálogo com as direções dos Tribunais.

Conseju

A diretoria da Fenajud, por meio do coordenador regional Sul, Marco Velleda e da coordenadora regional Norte, Anne Marques, levou ao debate também o próximo Conseju. Em virtude da extensão da quarentena imposta no país para conter a disseminação do contágio populacional pelo coronavírus, a maioria dos dirigentes sindicais votaram pelo adiamento do processo eleitoral para escolha da coordenação colegiada e do conselho fiscal, que aconteceria no mês de dezembro deste ano.

De acordo com a votação, a maioria optou para que o pleito seja adiado para 2021 e marcado tão logo haja condições sociais – que levem em conta os fatores de risco -, a fim de assegurar a plenitude do direito ao exercício de voto pelos associados e do debate político sobre a organização sindical.

A data ainda será debatida em nova oportunidade, em um outro Conselho de Representantes Extraordinário.

Auditoria

Com o objetivo de dar publicidade ao resultado da auditoria realizada nas contas da gestão passada da Fenajud, a entidade apresentou aos sindicatos o que foi realizado até o momento pela contabilidade responsável.

Em sua fala, o coordenador financeiro, Roberto Eudes, destacou os avanços obtidos pela Federação nos últimos anos, bem como a aplicação de boas práticas na entidade, que vem resultando em ações positivas e na redução de gastos.

Encaminhamentos

Os coordenadores, Climeni Rodrigues e Bernardino Fonseca, conduziram a mesa que tratou sobre os encaminhamentos para os próximos meses, são eles:

  • Realização até 08 de setembro do CR específico tendo como pauta a prorrogação do mandato da atual Executiva;
  • Roda de conversa para debater o plano Mansueto;
  • Roda de Conversa para debater as reformas administrativa e tributária;
  • Realização do Coletivo Jurídico;
  • Continuidade do processo administrativo e CR para deliberação final da auditoria;
  • Cobrar do CNJ o efetivo cumprimento por parte dos Tribunais das normas de segurança sanitária no retorno ao trabalho presencial (cumprir o que está no papel);
  • Cobrar do CNJ que exija dos TJs maior transparência nos dados sobre a Covid-19;
  • Cobrar do CNJ participação no 3º Seminário Nacional de Saúde.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco