Fenajud enfatiza pauta antirracista no Poder Judiciário junto ao Executivo e Legislativo
quarta-feira, 20/08/25 19:11
Uma série de agendas institucionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre a pauta racial no Poder Judiciário, ocorreu nesta terça-feira (19), em Brasília – DF, através do coordenador de Formação Sindical da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Ednaldo Martins. As reuniões ocorreram no Conselho Nacional de Justiça, no gabinete da deputada federal Dandara e no Ministério de Igualdade Racial.
Na oportunidade, o dirigente reforçou o convite para que os referidos órgãos participem, com suas representações, do II Encontro Nacional de Negras e Negros da Fenajud, que acontecerá no Rio de Janeiro entre 25 e 27 de setembro de 2025. Com o tema “Fortalecendo Coletivos, Articulando Lutas: Classe, Raça e Gênero no Judiciário”, o evento promete reunir lideranças negras de todo o país para fortalecer o protagonismo antirracista dentro dos sindicatos do Judiciário e na sociedade como um todo.
“No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Federação foi recebida pelo conselheiro João Paulo Shoucair e obteve a confirmação de que o órgão enviará uma representação ao Encontro. No gabinete da deputada federal Dandara, dialogamos com a assessoria parlamentar e reiteramos a importância de que seja indicado um nome da Frente Parlamentar Mista Antirracista para participar do evento, fortalecendo as articulações da entidade sobre o tema no Parlamento. Já no Ministério da Igualdade Racial (MIR), foi solicitado o encaminhamento de uma representação da pasta, diante da relevância do debate e da necessidade de construir pontes institucionais que promovam igualdade racial dentro do sistema de Justiça e na sociedade brasileira, mediante a implantação de políticas públicas de caráter afirmativo”, pontua Ednaldo Martins.
II Encontro de Negras e Negros
O Encontro busca fomentar a criação de coletivos de negras e negros em pelo menos dez sindicatos filiados à FENAJUD até 2026, além de articular estratégias para o enfrentamento ao racismo estrutural, discutir cotas raciais, debater a heteroidentificação e temas como colorismo, misoginia, homofobia e xenofobia. Também será elaborada uma carta de compromisso com metas concretas para os próximos anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de agosto, gratuitamente.
Fonte: Fenajud