CONSELHO DE REPRESENTANTES

FENAJUD FAZ BALANÇO DE 2020 E SE PREPARA PARA 2021

sexta-feira, 18/12/20 19:50

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) reuniu o seu Conselho de Representantes durante toda essa quinta-feira, dia 17 de dezembro, e debateu diversos temas de interesse da categoria de base. Pelo SINJUS-MG, participaram o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira. Dirigentes de todo o País realizaram um balanço do que foi realizado pela Federação neste ano e ações que se pretende promover no início do próximo ano, como a realização de reuniões com parlamentares e maior atuação dentro do Congresso Nacional em defesa do Serviço Público.

A reunião virtual do Conselho de Representantes da Fenajud também contou com a participação da vereadora mais votada nas eleições de 2020 em Porto Alegre, Karen Santos. A professora, eleita com 15.702 votos no município, fez uma análise de conjuntura com enfoque nas eleições 2020 e 2022.

Karen dialogou com os dirigentes sindicais sobre o atual momento e destacou o crescimento de eleitos no país que atuam no campo progressista. A vereadora eleita disse que os desafios colocados para o próximo ano são imensos. Citou o fato de estarmos diante de uma das piores crises da nossa história, a pandemia veio para aprofundar ainda mais as desigualdades levando a um sufoco ainda maior.

Sobre o momento político, ressaltou :“A democracia está mais reduzida. Está mais restrita, do nosso ponto de vista.  Temos muitas batalhas pela frente. Antes ficávamos 30 dias em greve e saímos com uma conquista. Hoje fazemos paralisações e somos criminalizados e sem conseguir avançar na pauta. Por isso eu digo que o processo eleitoral foi um momento importante”, aponta.

Ela  manifestou felicidade com o resultado da eleição, destacando que que,  para além do número de votos,  o mais importante é que ele traduz  é uma expressão de que as pessoas querem mudanças, de que elas não se sentem mais representadas por aquele velho discurso político e pela falta de perspectiva. “A nossa campanha foi construída de forma coletiva e se colocou nas ruas para dialogar e denunciar os problemas enfrentados pela população.”, disse.

Quanto à reforma administrativa ressaltou que poderá ser cruel para a população: “a PEC significa um verdadeiro desmonte de serviços prestados pelo estado, como saúde, educação, justiça e saneamento básico”.

O segundo painel do dia trouxe a abordagem e proposta para reflexão, pelo coordenador de Formação Sindical da Fenajud, Bernardino Fonseca, sobre o tema:  “Pandemia e seus reflexos no movimento sindical e social”. Em sua fala, Bernardino ressaltou a pandemia e a ilusão de um novo mundo; A classe trabalhadora e o auxílio emergencial; Os bancos e o auxílio emergencial, entre outros tópicos.

Bernardo fez também um resgate histórico e comentou números e dados sobre a atuação do governo federal frente à pandemia. Além disso, citou as desigualdades sociais que impõe à população mais pobre maiores dificuldades, fruto da falta de estrutura e de apoio financeiro, para que possam enfrentar o momento delicado.

O coordenador de formação sindical da FENAJUD finalizou sua exposição retratando o ataque à classe trabalhadora mesmo durante a pandemia. “Ficou claro que o ataque a classe trabalhadora permaneceu. E exemplificando, citou medidas aprovadas pela Câmara e Senado, que privilegiam empresários e em contrapartida, em relação aos trabalhadores em geral, reduzem salários, suspendem pagamentos de FGTS, afetam a organização sindical.

No momento os dirigentes das entidades filiadas citaram situações enfrentadas em seus estados e a forma de atuação dos sindicatos perante estas.

A reunião foi bastante representativa, com dezenas de dirigentes da Fenajud e de mais de 20 sindicatos filiados.

Informes

Na segunda parte da reunião o coordenador-geral da Fenajud, Janivaldo Nunes, fez um resumo das atividades realizadas pela Federação ao longo do ano. Ele relembrou aos participantes que durante o período citado “a Fenajud não ficou parada, muito pelo contrário. A entidade realizou 7 Conselhos de Representantes 12 reuniões da Coordenação colegiada, 1 Coletivo Jurídico e 1 Encontro de comunicação. “Além disso promovemos lives e diversas campanhas de comunicação em defesa da categoria”

Janivaldo relembrou ainda a postura da entidade frente à pandemia e as deliberações sugeridas pela Executiva e pelos sindicatos de base. “Tiramos do CR e das reuniões com a Colegiada diversas ações, entre elas atuações para fazer frente aos Tribunais, ao CNJ  e o próprio STF a assuntos relacionados à saúde dos servidores, o trabalho presencial, a necessidade de protocolo rígido de segurança em virtude da COVID. Citou ofícios que foram formulados relacionados a aquisição de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s), medidas de segurança, prorrogação do prazo de retorno presencial, bem como os cuidados necessários ao retorno gradual, entre outros.

O coordenador relembrou ainda a atuação da Fenajud em todo território nacional contra as reformas que retiram direitos da categoria, como a reforma administrativa e as PECs que seguem em tramitação no Congresso e que significam um verdadeiro retrocesso para o serviço público. Ele citou os debates com especialistas e profissionais a respeito destes temas. Ressaltou ainda as campanhas publicitárias, a criação e adesão ao Movimento A Serviço do Brasil , em defesa do serviço público etc.

O coordenador de Finanças da Fenajud, Roberto Eudes, apresentou as contas da Federação referentes aos anos de 2019 e 2020. A apresentação contou também com a participação da contadora, Edma Severo, que demonstrou de forma clara e didática, as receitas e despesas da entidade no período, bem como os saldos bancários.

Encaminhamentos

Os dirigentes da federação e dos Sindicatos de base, fecharam o ultimo Conselho de Representantes da FENAJUD alguns encaminhamentos. São eles:

– Fomentar a realização de reuniões virtuais com parlamentares para tratar da Reforma Administrativa;

– Requerer ao CNJ, frente ao recrudescimento da COVID, ampliação do tempo do trabalho remoto, evitando ao máximo a presença física de servidores nos prédios dos Judiciários que têm apresentado altos índices de contaminação;

– Contratação de assessoria parlamentar para atuar dentro do Parlamento brasileiro;

– Denunciar práticas antissindicais à OIT, incluindo a vivenciada atualmente por dirigentes do Sintaj-PB, além da adoção de outras medidas de publicidade dos casos;

Mais informações

A próxima reunião do Conselho de Representantes será realizada nos primeiros meses de 2020, em data a ser divulgada posteriormente. Além disso, o primeiro semestre reserva para a categoria a realização de um Coletivo de Raça, que promete debater o assunto de forma ampla e aprofundada.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco