LC 173

Fenajud pede apoio da Frente Parlamentar Mista em defesa de direitos dos servidores do Judiciário

terça-feira, 15/02/22 12:17 Em destaque está a mão de uma pessoa branca, que assina um papel com a marca da Fenajud, Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. Conteúdo Textual: LC 173 - Fenajud pede apoio da Frente Parlamentar Mista em defesa de direitos dos servidores do Judiciário.

FOTO: FREEPIK

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), que congrega mais de 20 entidades sindicais, representando mais de 170 mil Servidores Públicos em todo o país, oficiou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (confira aqui: Ofício FPMSP), na última sexta-feira (11), pedindo apoio para que o movimento adote como pauta prioritária a aprovação do PLP 4/2022. O texto do Projeto, de autoria do Senador Alexandre Silveira (PSD-MG), visa alterar a redação da Lei Complementar (LC) 173/2020, garantindo todos os servidores e servidoras o pagamento de direitos como anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

O ofício foi direcionado aos parlamentares coordenadores da Frente e assinado pelos coordenadores-gerais da Federação, Janivaldo Nunes, Arlete Rogoginski e Alexandre Lima, e o coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto.

O pedido ocorreu no mesmo instante em que o Senado Federal aprovou o Projeto de lei (PL) que devolve a contagem, para fins de tempo de serviço, do período da pandemia da covid-19 dos servidores públicos civis e militares das áreas de saúde e de segurança pública. A aprovação ocorreu na última quinta (10), por 68 votos a favor, dois contrários e nenhuma abstenção.

O documento enviado ao movimento visa construir uma atuação conjunta para construir as articulações necessárias no âmbito do Congresso Nacional, bem como a utilização das suas mídias próprias para divulgar o projeto e pressionar os parlamentares a promoverem uma rápida tramitação e aprovação do PLP, que fará justiça com o restabelecimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, como é o caso dos servidores do Poder Judiciário.

Na justificativa do deputado, ele aponta que, desde a aprovação da lei, houve uma recuperação da atividade econômica no país e, simultaneamente, trabalhadores do Serviço Público perderam poder aquisitivo.

PLP 150

O PLP 150 foi apresentado porque os pagamentos estariam proibidos no inciso IX do artigo 8º da LC 173/2020, que instituiu Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedentes ações que questionavam a constitucionalidade da Lei Complementar 173.

Mobilização

O Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2022 que altera a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, está em consulta pública. Por isso, mais do que nunca, a Fenajud precisa mostrar a sua força, apoiando e cobrando a aprovação do PL. Compartilhe, também, com colegas e familiares!

A Frente

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público é composta por 255 deputados federais, 21 senadores e 60 entidades parceiras, entre elas a Fenajud. A Frente atua pelo fortalecimento do Serviço Público e tem feito reuniões semanais para derrubar qualquer tentativa de retirada de diretos dos servidores e servidoras das três esferas de governo.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco