PL 21/2023

Fenajud reafirma luta pelos benefícios congelados durante a pandemia

quinta-feira, 13/07/23 13:59 Imagem Acessível: Montagem digital com um conjunto de notas de 100 e 50 reais dentro de um cubo de gelo.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) reafirma o seu compromisso com a luta pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 21/2023, que revoga os dispositivos da Lei Complementar 173/2020, responsável por congelar a contagem de tempo de período de anuênios, triênios, quinquênios, sexta parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A Lei Complementar 173/2020 foi criada para atender os protocolos de enfrentamento ao Coronavírus, porém, mesmo com a pandemia já superada, fim das barreiras sanitárias e retomado o convívio social, a legislação ainda continua em vigor penalizando os servidores públicos no tocante ao recebimento de benefícios e gratificações vinculadas para a contagem de tempo dessas carreiras.

O PLP 21/2023 tramita na Câmara dos Deputados e foi apresentado pela deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP), no intuito de revogar uma injustiça imposta aos servidores públicos brasileiros. Segundo a parlamentar, “todos os servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios continuaram exercendo suas atividades e mantiveram em funcionamento todos os serviços públicos à disposição da população brasileira”.

Em março deste ano, a Fenajud participou de uma reunião promovida pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, com a deputada Luciene. Na ocasião, a parlamentar detalhou seu projeto, apresentou tópicos que serão defendidos durante a tramitação e citou a importância da unidade das entidades representativas dos servidores para a vitória dos servidores.

A Federação está trabalhando e articulando com deputadas e deputados, para pressionar que o PLP seja aprovado. Nas próximas atividades nacionais da Fenajud, em Brasília, diretores e filiados farão uma mobilização junto ao Congresso Nacional para conscientizar os parlamentares da importância da aprovação do Projeto para o funcionalismo. Nesse sentido, é importante que entidades filiadas à Fenajud atendam a convocação da Federação e estejam em Brasília para fortalecer a luta.

O próximo passo para a tramitação do Projeto é sua aprovação na Comissão de Administração e Serviço Público, que ainda aguarda a indicação de relator.

Senado

Já no Senado, tramita o PLP 4/2022, de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD/MG), que, no mesmo sentido do PLP 21/2023, propõe que o tempo de serviço suspenso pela Lei Complementar 173/2020 volte a ser computado para todos os servidores.

SINJUS com informações da Fenajud

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco