COTAS RACIAIS

Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas

sexta-feira, 20/12/24 09:51 Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, uma Representação Disciplinar junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a desembargadora Rosita Falcão Maia, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), devido a declarações consideradas preconceituosas proferidas durante o julgamento de um mandado de segurança.

Ao votar em um processo envolvendo uma candidata a concurso público para ingresso no tribunal, a magistrada afirmou que “o nível baixou” nas universidades públicas após a adoção do sistema de cotas raciais, alegando ainda que a política afirmativa “veio mais dividir do que unir a população”. As declarações tiveram ampla repercussão negativa em nível nacional, sendo consideradas pela Fenajud como violação direta a diversos princípios constitucionais e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

A Representação sustenta que as afirmações da desembargadora ferem valores constitucionais fundamentais, como a dignidade da pessoa humana, a igualdade, o repúdio ao racismo e a promoção do bem sem discriminação de raça, cor e gênero. A Fenajud destaca que tais declarações contrariam os artigos 1º, 3º, 4º e 5º da Constituição Federal, além de convenções internacionais de proteção aos direitos humanos e de combate ao racismo.

A Fenajud reforça seu compromisso na defesa dos direitos fundamentais, do respeito à diversidade e na luta pela justiça social, reiterando a necessidade de uma resposta institucional firme diante de qualquer manifestação discriminatória, especialmente quando parte de agentes públicos com a responsabilidade de promover a justiça e a igualdade. A entidade espera que o CNJ apure os fatos com rigor e adote as medidas cabíveis.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco