NÚCLEO DAS MULHERES

FILIADAS DO SINJUS APRENDEM GESTÃO FINANCEIRA EM WORKSHOP

quinta-feira, 26/06/25 18:38

A busca feminina por investimentos e saúde financeira é crescente no Brasil. Contudo, segundo o Raio X do Investidor Brasileiro, produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), menos de 10% das mulheres fizeram investimentos em 2024 — sendo a falta de conhecimento um dos principais motivos para esse cenário. 

Para ampliar o acesso à informação, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG realizou, nesta quarta-feira, 25 de junho, o workshop “Investimento é coisa de mulher”, em parceria com a consultora de investimentos Adrianne de Marco. Com participação ativa das servidoras, o evento demonstrou que o interesse por educação financeira cresce cada vez mais entre as trabalhadoras do Judiciário. 

“O compromisso do Núcleo de Mulheres é ser um instrumento de transformação. Vivemos em uma sociedade que ainda restringe o acesso das mulheres ao conhecimento financeiro e às decisões econômicas. Romper com essa lógica é também uma forma de lutar por igualdade e justiça”, afirmou a diretora administrativa e coordenadora do NM, Adriana Teodoro. 

A palestra foi conduzida de forma acessível e didática, e desmistificou os conceitos básicos do mundo dos investimentos, explicando os tipos de indexadores e dando exemplos de aportes seguros e rentáveis. De maneira leve, mas com profundidade técnica, a consultora de investimentos Adrianne de Marco destacou que entender o próprio perfil financeiro e estabelecer metas claras são passos essenciais antes de decidir onde aplicar o dinheiro.

Definição de objetivos

O encontro foi um convite ao autoconhecimento, que possibilitou às participantes refletir sobre a necessidade de olhar para o futuro com responsabilidade, utilizando o planejamento financeiro como uma ferramenta de autonomia. 

Segundo a especialista, o primeiro passo para investir com consciência é conhecer a si mesma, observando os hábitos de consumo, a tolerância ao risco e, principalmente, quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso porque, alocar capital sem esse planejamento prévio não garante resultados e pode comprometer a progressão financeira. 

“Escolhemos falar sobre finanças porque entendemos que autonomia financeira é uma das bases para a liberdade das mulheres. Quando uma mulher conhece, planeja e decide sobre seu próprio dinheiro, ela amplia seu poder de escolha em todas as esferas da vida”, reforçou a diretora de Aposentados e Pensionistas e coordenadora do NM, Janaína Torres. 

Aposentadoria consciente

Outro tema abordado pela consultora durante o evento foi a importância do planejamento para a aposentadoria. No serviço público, é comum que haja uma queda significativa nos valores recebidos após o fim da carreira ativa, especialmente entre os servidores que ingressaram após as reformas previdenciárias. 

Sem uma preparação financeira prévia, muitos enfrentam dificuldades para manter o padrão de vida e acabam se endividando. Por isso, Adrianne destacou a importância de compreender desde já como poupar, investir e planejar os objetivos de longo prazo para garantir segurança e tranquilidade no futuro.

Para a filiada Letícia Simões, a conversa foi uma oportunidade de ampliar a visão sobre finanças e ter projeções mais claras para o futuro. “O encontro foi muito rico. Adrianne abordou os investimentos de forma acessível e nos proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre nosso futuro financeiro e como fazer um bom planejamento. Além da troca, também foi uma oportunidade de reencontro com colegas do Tribunal e de fortalecer nosso Núcleo. Estou muito feliz por ter participado”, agradeceu. 

Finanças na prática 

Durante o evento, as participantes também puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e refletir sobre seus próprios hábitos financeiros por meio de uma dinâmica que convidou as mulheres a identificar os pontos de equilíbrio e os desafios de suas rotinas econômicas. Na atividade, as integrantes definiram objetivos para os próximos trinta dias, analisaram seus gastos fixos e variáveis, refletindo sobre os resultados financeiros ao fim do mês.

Para a filiada Sinara Vieira do Carmo, a linguagem acessível e a abordagem prática da palestra tornaram o tema dos investimentos muito mais próximo da realidade. “Foi muito proveitoso! Já estou repensando o meu planejamento e pretendo definir melhor as minhas despesas fixas e variáveis, para pensar em um futuro mais tranquilo. Foi um prazer participar de mais um evento do Núcleo de Mulheres”, afirmou. 

Clique aqui e confira os registros!

As integrantes do NM demonstraram grande interesse em aprofundar o tema e seguir refletindo sobre sua relação com o dinheiro. Por isso, o Núcleo já articula novos workshops voltados para educação financeira e iniciará um convênio com a consultora Adrianne de Marco, ampliando o acesso das filiadas a orientações personalizadas e qualificadas. Para saber mais, fique atenta às nossas mídias sociais!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: As imagens do carrossel do Mês do Servidor, promovido pelo SINJUS-MG, convida os filiados a participarem de um sorteio especial com prêmios variados e atrativos. Entre os brindes estão kits de confraternização, vitrola com USB e Bluetooth, assinatura anual do Clube Wine, kit café gourmet, mini projetor portátil, convites para a festa de fim de ano, reembolso para piquenique em família, Kindle, vale hospedagem, além de assinaturas culturais. Com inscrições abertas até 27/10, a campanha reforça a valorização dos servidores e o espírito de celebração da categoria. Participe! SINJUS comemora Mês do Servidor com campanha especial e sorteio para filiados terça-feira, 14/10/25 12:56 Mesmo com todo empenho e dedicação para garantir o bom funcionamento da Justiça mineira ...
Imagem Acessível: Logotipo metálico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma parede escura, parcialmente visível ao lado da bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Articulação - SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10. Articulação SINJUS participa de audiência pública sobre os 20 anos do CNJ, nesta 3ªF., 14/10 segunda-feira, 13/10/25 17:18 O SINJUS-MG estará presente na audiência pública que vai discutir os 20 anos de ...
A imagem mostra o letreiro em frente ao edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as letras são de aço inox sobre um fundo de concreto bege. Atrás do letreiro é possível ver a entrada principal do Tribunal, uma construção revestida de vidro, onde há uma marquise com detalhe vermelho. Conteúdo textual: AVANÇO - Atuação sindical garante novas nomeações do Concurso 01/2022. AVANÇO ATUAÇÃO SINDICAL GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 segunda-feira, 13/10/25 16:56 Conforme o SINJUS-MG já havia antecipado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco