Fiocruz abre inscrições para curso gratuito sobre enfrentamento ao capacitismo
quarta-feira, 09/09/26 18:12
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC), oferece o curso “Capacitismo: estratégias para o enfrentamento na Saúde, Educação, Trabalho e Moradia”. Gratuita, on-line e autoinstrucional, a formação propõe uma reflexão sobre deficiência, direitos humanos e diversidade.
Organizado em cinco módulos, o curso tem carga horária total de 80 horas. Busca contribuir para a construção de práticas mais inclusivas, acessíveis e equitativas. Também apresenta o que é o capacitismo, como ele se manifesta e quais estratégias podem ser adotadas para enfrentá-lo.
Para se matricular no curso, é necessário ter um cadastro no Acesso Fiocruz. Quem ainda não possui uma conta deve acessar o Acesso Fiocruz e realizar o registro. Depois, ou caso já tenha cadastro ativo, o candidato deve acessar o link de inscrição no curso, entrar com seus dados e concluir a matrícula. Para as inscrições feitas até 14 de setembro, segunda-feira, o acesso às aulas será liberado a partir de 21 de setembro, segunda-feira.
O acesso ao curso ficará disponível por dois meses, contados a partir do envio do e-mail com o login e a senha. Durante esse período, cada participante poderá escolher o dia e o horário mais adequado para realizar as atividades.
Avaliação e Emissão do Certificado
Ao final de cada módulo, serão disponibilizados questionários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), compostos por 4 questões objetivas, elaboradas com base nos conteúdos abordados.
Os questionários permitem acompanhar o desempenho ao longo do curso, com feedback imediato das respostas. Para ser aprovado, é necessário realizar a avaliação ao final de cada módulo. Cada participante terá até três tentativas para responder ao questionário. Para obter a aprovação e o certificado, é preciso alcançar, no mínimo, 75% de acertos na avaliação de cada módulo.
Acesso
O curso pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones. Para utilizar a plataforma pelo computador, é necessário ter conexão com a internet, navegador atualizado, JavaScript e cookies habilitados, além de caixas de som ou fones de ouvido para os conteúdos em áudio e vídeo. Em dispositivos móveis, é necessário utilizar iOS 16 ou superior ou Android 10 ou superior com navegador atualizado. Para conteúdos em vídeo, recomenda-se conexão Wi-Fi em celulares e tablets e velocidade mínima de 5 Mbps no computador.
Para mais informações e orientações, clique aqui.


