APOSENTADOS E PENSIONISTAS

FORTALECIMENTO DA LUTA SINDICAL É TEMA DA REUNIÃO DO NAP

segunda-feira, 13/02/23 18:55

Para alinhar questões de interesse dos servidores aposentados e fortalecer a construção coletiva do sindicato, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) realizou, nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, sua primeira reunião do ano. O encontro contou com a presença da advogada do SINJUS-MG, Vitória Mercês Anastácio, que trouxe esclarecimentos importantes sobre processos jurídicos e tirou dúvidas dos participantes.

No início da reunião, o diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, deu informes sobre o andamento da Data-Base, com pagamento previsto para maio, além de explanar sobre a última decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acerca do reajuste dos auxílios dos servidores.

A reunião seguiu com a apresentação de Vitória Anastácio, que falou sobre a importância do Fundo de Greve como ferramenta de negociação e fortalecimento do grupo.

“No SINJUS, o Fundo de Greve foi instituído por Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no dia 10 de abril de 2013. Esse financiamento, na verdade, é patrimônio da categoria e serve como ferramenta de suporte na negociação, impedindo que a força política do Sindicato seja desmoralizada com ameaças de restrição de pagamentos ou corte de ponto por parte do Tribunal”, afirma a advogada Vitória.

Antes da criação dessa reserva, era necessária a realização de uma AGE para definir valores de contribuição emergencial, limitando a ação imediata do Sindicato e minimizando a ação dos servidores insatisfeitos. Por isso, o Fundo de Greve é essencial, sendo utilizado para custear as despesas operacionais do movimento, colaborando para que a mobilização seja consistente e os objetivos sejam alcançados a partir de respostas rápidas, mesmo em situações inesperadas, além de resguardar os servidores de possíveis pressões financeiras.

(Clique aqui e saiba tudo sobre o Fundo de Greve) 

Contribuição previdenciária

Outro ponto debatido, foi a contribuição previdenciária, que, no entendimento do SINJUS, está sendo calculada de forma danosa aos servidores. Com a Reforma da Previdência, em 2019, as alíquotas passaram a ser cobradas de forma progressiva, ou seja, aumentando proporcionalmente conforme o valor do benefício. Contudo, na análise de especialistas consultados pelo Sindicato, o cálculo atual está baseado em um erro de interpretação da lei, resultando em uma cobrança maior do que realmente deveria ser.

A advogada Vitória Anastácio informou aos presentes que, em 2021, o SINJUS buscou o TJMG, indicando as incoerências aplicadas na contribuição previdenciária, mas não obteve resposta. À época, o mesmo questionamento foi enviado ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), que justificou que a forma de cálculo era feita segundo o entendimento do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Após agir em todas as instâncias administrativas que lhe competiam, o SINJUS ajuizou uma ação coletiva para todos os filiados e as filiadas, em agosto de 2021, que está em tramitação. Vitória afirmou que o processo está em fase instrutória, na qual os peritos trabalham em conjunto para definir quais são os erros. A expectativa é que, até o fim do ano, seja feita prova pericial e sejam determinados os valores de restituição.

SINJUS sorteia pacotes para a Vesperata

Alex Aguiar com as ganhadoras do pacote da Vesperata de Diamantina nos dois sorteios realizados pelo SINJUS

No fim do encontro, foram sorteados cinco pacotes de viagem para a Vesperata em Diamantina, evento que conta com concertos noturnos ao ar livre e faz parte da cultura local. As ganhadoras foram Solange Magalhães, Maria Celia de Oliveira Correa, Luzia Odalia Braga, Patrícia Quintino Gomes e Suzan Cátia Nicholls.

O clima de descontração também foi marcado pela comemoração dos aniversários de Maria Auxiliadora do Carmo Silva, Maria Célia de Oliveira Correia e Nolda Armani, que receberam os cumprimentos de todos os presentes.

O próximo encontro do NAP será dia 13 de março. Acompanhe as mídias do SINJUS para se manter informado.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco