DIREITOS EM RISCO

GOVERNO FEDERAL AUTORIZA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL

quinta-feira, 07/07/22 17:30 Dois homens brancos vestidos socialmente estão lado a lado e sorriem para a foto. O do lado esquerdo é Romeu Zema, ele tem cabelos grisalhos, olhos castanhos escuros e veste um terno cinza claro. Ao lado dele está Jair Bolsonaro, ele também é grisalho, tem olhos azuis e veste um terno azul marinho.

Minas Gerais foi considerado um estado “habilitado” a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O despacho do Ministério da Economia foi publicado nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União.

A decisão atende a um pedido do governador Romeu Zema (Novo), que considera a adesão importante etapa para o pagamento das dívidas do Estado com a União. Agora, o governo estadual poderá elaborar uma proposta para que o ingresso seja oficializado.

O tema chegou a pautar um encontro entre Zema e o presidente Jair Bolsonaro (PL), na última segunda-feira (4), em Brasília.

Com a adesão, Minas terá que diminuir os gastos públicos, sem poder fazer concursos que não sejam essenciais para a administração pública nem abrir mão de qualquer receita, além de evitar a concessão de novos reajustes aos servidores.

Também são vedadas as diminuições de alíquotas tributárias que gerem queda na arrecadação.

Impasse

As medidas cobradas pelo Ministério da Economia para controlar os gastos e garantir que o Estado tenha recursos para pagar as dívidas motivaram impasses entre o Executivo e o Legislativo mineiro.

Para os deputados da ALMG, o regime possui muitas restrições e não garante uma solução. Como alternativa, os parlamentares chegaram a propor um projeto de lei, apresentado em 2019. A proposta foi aprovada em dois turnos, mas o texto não foi sancionado por Romeu Zema.

Mesmo sem o aval da Assembleia Legislativa do Estado, o governo de Minas conseguiu a aprovação, após o Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu duas decisões favoráveis à adesão do Estado ao regime.

Fonte: Jornal Hoje em Dia – Repórter Clara Mariz

Notícias relacionadas

PEC 57/2020 MINAS GERAIS NÃO PRECISA E NÃO PODE ADERIR AO RRF quarta-feira, 28/04/21 11:20 O portal Brasil de Fato publicou, nesta terça-feira, dia 27 de abril, reportagem sobre o interesse do governo de Minas Gerais em aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União e os motivos que levam o Estado a não precisar e nem poder aderir à medida.  Sindicatos, entidades sociais ... leia mais
urna eletrônica eleitoral com uma mão apertando o botão de confirmar
ARTIGO ELEIÇÕES 2022 E O FUTURO DOS SERVIDORES PÚBLICOS terça-feira, 01/02/22 15:09 Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE Inicia-se mais um ano, que tem o diferencial de ser um ano eleitoral e de fundamental importância para o futuro dos servidores públicos brasileiros. A eleição de outubro nos estados, no Congresso Nacional e no Palácio ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco