Luta incansável

HÁ 36 ANOS, SINJUS DEFENDE DIREITOS E DIGNIDADE NO JUDICIÁRIO MINEIRO

quinta-feira, 05/06/25 16:06

O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) completa, neste dia 5 de junho, 36 anos de uma história marcada pela luta incansável em defesa dos direitos, da valorização e da dignidade das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Desde a sua fundação, em 1989, o SINJUS se firmou como uma entidade combativa e democrática, sendo uma referência na defesa dos interesses da categoria. A Lei da Data-Base, os Auxílios, a criação do Plano de Carreiras, e tantas outras vitórias não foram concessões — foram conquistas da luta sindical.

“Ao longo dessas quase quatro décadas, enfrentamos tentativas de retirada de direitos, arrocho salarial, congelamentos, reformas que atacam o serviço público e inúmeros desafios que exigiram mobilização, união e resistência. E seguimos firmes, sabendo que só a luta coletiva é capaz de assegurar avanços e impedir retrocessos”, reforçou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Logo no primeiro início de sua atuação, na década de 1990, a entidade se consolidou exemplo de organização sindical nos âmbitos estadual e nacional, com mobilizações históricas que garantiram reajustes salariais para a categoria. Nessa época, também aconteceram a paralisação total da categoria em 1997 e as primeiras participações em atos em Brasília, contra a Reforma da Previdência.

Nos anos 2000, as conquistas se ampliaram: Plano de Carreiras, PV, Licença-Maternidade de 180 dias e, em 2009, a realização da primeira greve geral da categoria, exigindo a implementação da Data-Base. A década seguinte foi marcada pelo fortalecimento institucional, com a conquista da Lei 18.909/2010, que regulamentou a revisão geral anual dos servidores, além de avanços como o Adicional de Desempenho (ADE), o Auxílio-Saúde, o Auxílio-Transporte e a equiparação do Auxílio-Alimentação ao da magistratura.

Ao longo de sua história, o SINJUS também protagonizou momentos de forte enfrentamento, como a greve de fome em 2011 e a histórica greve conjunta de 42 dias em 2013. Na luta permanente por direitos, a entidade assegurou a atualização de auxílios, o ressarcimento de valores cobrados indevidamente sobre os juros da URV e garantiu recursos para as PV.

Resistência contínua

Os anos de 2020 representaram um dos maiores desafios da história recente da categoria e do próprio SINJUS. A pandemia de covid-19 impôs uma nova realidade, marcada pelo isolamento social, pela adoção emergencial do teletrabalho e pela necessidade de garantir, acima de tudo, a proteção da vida, a dignidade e as condições de trabalho dos servidores e servidoras do Judiciário mineiro.

Mesmo diante desse cenário adverso, o SINJUS não recuou. Seguiu atuando de forma firme e vigilante, exigindo medidas de proteção e respeito aos direitos da base, principalmente, na luta contra sobrecarga, assédio, metas abusivas e a pressão psicológica que se intensificaram durante o isolamento social. 

Esse período também foi marcado pela retomada da luta histórica contra a Reforma da Previdência. Mesmo diante do risco elevado de contaminação, o Sindicato esteve presente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), defendendo o direito a uma previdência digna e sem retirada de direitos para os servidores públicos.

Nos anos seguintes, com a retomada gradual das atividades presenciais, os desafios não cessaram. Em 2023, a atuação aguerrida do SINJUS e a mobilização dos servidores foi fundamental para garantir conquistas como a recomposição dos auxílios, a ampliação do orçamento para as Promoções Verticais (PVs), que possibilitou o aumento no número de vagas apontadas, após a conquista da retirada parcial das travas, e a efetiva participação do Sindicato nas Mesas de Negociação.

Em 2024, a luta do SINJUS seguiu intensa, especialmente no enfrentamento às más condições de trabalho e ao adoecimento crescente no Judiciário. O Sindicato intensificou as denúncias públicas, pressionou o TJMG e trouxe à tona, com ainda mais ênfase, o debate sobre a precarização das relações de trabalho, o impacto da sobrecarga de demandas e a manutenção da saúde mental dos servidores.

Também em 2024, a mobilização garantiu avanços como o aumento dos auxílios, após a vitória da retirada da trava que impedia reajuste dos auxílios, a abertura de novas vagas na PV, a autorização para teletrabalho integral às servidoras gestantes e lactantes e a redução da carga horária para servidoras e servidores com deficiência. Além disso, entre as conquistas de maior impacto estão a implementação do pagamento das férias-prêmio na ativa e a celeridade no pagamento nos primeiros anos da aposentadoria, de forma integral.

Muito além do Judiciário

Paralelamente, o SINJUS manteve sua atuação firme contra projetos nocivos aos servidores, tanto no âmbito estadual quanto no federal. O Sindicato esteve na linha de frente na defesa do serviço público, atuando contra a Reforma Administrativa, especialmente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, no Congresso Nacional, por meio de mobilização, articulação política e intensa produção de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre os riscos da proposta.

A pressão sindical também se estendeu à luta contra a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Nesse enfrentamento, o SINJUS, ao lado de dezenas de entidades sindicais, exerceu um papel estratégico como interlocutor político, dialogando diretamente com parlamentares estaduais e federais. A atuação foi intensa viabilizou a construção do texto original do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas do Estado (Propag), apresentado como alternativa viável e mais justa para a crise fiscal de Minas.

Além disso, em articulação com a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário nos Estados (Fenajud), o SINJUS atua no apoio à PEC 6/2024, conhecida como PEC Social, que prevê a extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, uma das pautas mais sensíveis para os servidores. Ao mesmo tempo, o Sindicato também se posiciona firmemente contra a PEC 66/2023, que ameaça direitos dos trabalhadores do setor público.

“O SINJUS é, e continuará sendo, uma trincheira de defesa dos servidores e servidoras do Judiciário mineiro. Um Sindicato que não se curva, que não se omite e que está presente nas mesas de negociação, nos atos públicos, nas articulações políticas e em cada espaço onde é preciso garantir que a voz da categoria seja ouvida e respeitada”, declarou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

Um Sindicato que faz a diferença

Nos últimos anos, as atuações firmes nas Mesas de Negociação, nas mobilizações e no campo jurídico foram fundamentais para garantir conquistas e barrar retrocessos. Mas, mais do que lutar por salários e benefícios, o SINJUS é um espaço de construção coletiva, que promove o diálogo, fortalece a cidadania e atua na defesa da democracia, da inclusão e dos direitos humanos. 

Por meio do Núcleo das Mulheres, do Núcleo da Pessoa com Deficiência, do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, e do SINJUS Antirracista, o Sindicato segue ampliando sua atuação na promoção de políticas de inclusão, combate às opressões e valorização de todos os segmentos que compõem nossa base.

Quem luta, também merece se divertir! 

O SINJUS acredita que a participação sindical pode (e deve) caminhar lado a lado com experiências culturais e momentos de lazer, fundamentais para a preservação da saúde mental e do bem-estar das servidoras e dos servidores, fortalecendo também a disposição para a luta. Por isso, para celebrar os 36 anos de história, as filiadas e os filiados poderão participar de um sorteio especial.

Serão 63 vouchers para diversos shows, festivais de música e jantares em restaurantes selecionados. As inscrições estão abertas até amanhã, sexta-feira, 6 de junho. Não perca tempo, clique aqui e participe! 

Ao completar 36 anos, olhamos para trás com orgulho do caminho trilhado e, ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso com o futuro. Seguiremos firmes na construção de um Judiciário mais justo para seus servidores e para toda a sociedade. Porque a luta não para. E, enquanto houver desafios, haverá o SINJUS.

SINDICATO É PRA LUTAR

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco