Inscreva-se para o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações que acontece entre os dias 10 e 15/11
quinta-feira, 06/11/25 18:22
Nos dias 10, 11, 13, 14 e 15 de novembro, o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações vai reunir, em Belo Horizonte, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil de diversos países para debater justiça racial e reparações econômicas. O evento é uma iniciativa do Coletivo Minas Pró-Reparações, e o SINJUS-MG é um dos apoiadores. Por isso, o Sindicato convida todas e todos a participarem das discussões. As inscrições podem ser feitas pelo site https://reparacoeshistoricas.org/inscricao-seminario/
O objetivo do Seminário é construir caminhos concretos para políticas de reparação aos povos negros e indígenas, historicamente submetidos à escravidão, à exploração e ao apagamento cultural. O termo “reparações” refere-se a medidas concretas para compensar descendentes de escravizados e comunidades que sofreram discriminação racial sistêmica. A escravização e o racismo institucionalizado deixaram um legado duradouro de desigualdade que se manifesta em disparidades na educação, na saúde, no emprego, na habitação e na segurança pública.
Os painéis abordarão experiências de reparações em diferentes regiões e contextos, como Caribe, Colômbia, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Quênia, Gana e África do Sul. Também serão discutidos movimentos e iniciativas que buscam responsabilizar aqueles que se beneficiaram da escravidão, como Portugal, Inglaterra e Vaticano.
Esses debates permitirão aos participantes conhecer diferentes modelos e estratégias de enfrentamento ao legado colonial e escravocrata adotados em diversos países, bem como estruturar alianças para reparações efetivas, inclusive no Brasil.
“Falar em reparações históricas é falar em devolver humanidade aos povos que foram massacrados, escravizados e saqueados em um passado não muito distante, e cujos descendentes seguem sofrendo as consequências dessa chaga histórica. Diversas formas de reparações possíveis não são favor, são um imperativo ético e civilizatório”, ressalta a integrante do SINJUS Antirracista, Cleonice Amorim.
Especialistas e autoridades internacionais
O 2º Seminário Internacional Pró-Reparações acontece no Tribunal de Contas de Minas Gerais e na UFMG, e contará com a participação de renomados especialistas internacionais, como o secretário-geral da Organização de Cooperação do Sul (OCS), Manssour Bin Mussallam (Arábia Saudita), a jurista e presidenta da Força-Tarefa de Reparações da Califórnia, Kamilah Moore, a presidenta do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Internacional (ICSWG) do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, Amara Enyia, e a presidente da Fundação Frantz Fanon (França), Mireille Fanon-Mendès-France, filha do importante pensador da questão racial Frantz Fanon.
Do continente africano, o evento receberá o historiador e professor na Universidade de Bristol (Guiné-Bissau), José Lingna Nafafé, a ativista feminista Phumi Mtetwa (África do Sul) , a professora, escritora e Jornalista moçambicana Conceição Queiroz, o professor e fundador da revista Africa and History, Jean Pierre (Ruanda), a escritora e jornalista angolana Elizabeth Cruz e a socióloga e comentaria da Televisão Pública de Angola, Tânia Carvalho.
Do Brasil, integram a programação a ativista, pesquisadora e comunicóloga Diva Moreira, o presidente da Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros, José Agripino da Silva Oliveira, a coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Makota Celinha, e a integrante do Movimento Reparações, Luci Lobato, além de Cleonice Amorim, entre outros.
Compromisso institucional
Para o SINJUS, a adesão a essa agenda é inerente ao papel de uma entidade sindical de categoria trabalhadora em um país como o Brasil, que foi o último a abolir a escravatura nas Américas.
O Sindicato reforça que sua participação na organização do evento faz parte de um compromisso institucional com a promoção da igualdade racial e da justiça social dentro e fora do Judiciário. Desde a sua fundação, o SINJUS atua na sociedade para combater injustiças e, por meio do SINJUS Antirracista, vem ampliando ações de formação e conscientização sobre o racismo estrutural no serviço público.
“O Seminário Pró-Reparações é um chamado à responsabilidade coletiva. Precisamos discutir políticas afirmativas e mecanismos concretos de justiça racial. Reparar é redistribuir poder. E só quando o poder for compartilhado, a Justiça poderá, de fato, ser igual para todas e todos”, complementa o membro do SINJUS Antirracista e diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.
Serviço
- Evento: 2º Seminário Internacional Pró-Reparações Históricas
- Data: 10 a 15 de novembro de 2025
- Local: Belo Horizonte (MG)
- Inscrições: https://reparacoeshistoricas.org/inscricao-seminario/
- Vagas limitadas



