SINJUS Antirracista

Inscreva-se para o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações que acontece entre os dias 10 e 15/11

quinta-feira, 06/11/25 18:22 Card com fundo verde escuro, com o logotipo do evento — são duas silhuetas de perfis humanos se olhando, com a ave Sankofa no centro, ao redor deste conjunto há um círculo formado por búzios, acompanhado do texto “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”. À direita, há a imagem de uma mulher negra, com sobreposição de grafismos em tom de azul, laranja e amarelo.

Nos dias 10, 11, 13, 14 e 15 de novembro, o 2º Seminário Internacional Pró-Reparações vai reunir, em Belo Horizonte, pesquisadores, lideranças de movimentos sociais, representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil de diversos países para debater justiça racial e reparações econômicas. O evento é uma iniciativa do Coletivo Minas Pró-Reparações, e o SINJUS-MG é um dos apoiadores. Por isso, o Sindicato convida todas e todos a participarem das discussões. As inscrições podem ser feitas pelo site https://reparacoeshistoricas.org/inscricao-seminario/

O objetivo do Seminário é construir caminhos concretos para políticas de reparação aos povos negros e indígenas, historicamente submetidos à escravidão, à exploração e ao apagamento cultural. O termo “reparações” refere-se a medidas concretas para compensar descendentes de escravizados e comunidades que sofreram discriminação racial sistêmica. A escravização e o racismo institucionalizado deixaram um legado duradouro de desigualdade que se manifesta em disparidades na educação, na saúde, no emprego, na habitação e na segurança pública.

Os painéis abordarão experiências de reparações em diferentes regiões e contextos, como Caribe, Colômbia, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Quênia, Gana e África do Sul. Também serão discutidos movimentos e iniciativas que buscam responsabilizar aqueles que se beneficiaram da escravidão, como Portugal, Inglaterra e Vaticano.

Esses debates permitirão aos participantes conhecer diferentes modelos e estratégias de enfrentamento ao legado colonial e escravocrata adotados em diversos países, bem como estruturar alianças para reparações efetivas, inclusive no Brasil.

“Falar em reparações históricas é falar em devolver humanidade aos povos que foram massacrados, escravizados e saqueados em um passado não muito distante, e cujos descendentes seguem sofrendo as consequências dessa chaga histórica. Diversas formas de reparações possíveis não são favor, são um imperativo ético e civilizatório”, ressalta a integrante do SINJUS Antirracista, Cleonice Amorim.

Especialistas e autoridades internacionais

O 2º Seminário Internacional Pró-Reparações acontece no Tribunal de Contas de Minas Gerais e na UFMG, e contará com a participação de renomados especialistas internacionais, como o secretário-geral da Organização de Cooperação do Sul (OCS), Manssour Bin Mussallam (Arábia Saudita), a jurista e presidenta da Força-Tarefa de Reparações da Califórnia, Kamilah Moore, a presidenta do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Internacional (ICSWG) do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, Amara Enyia, e a presidente da Fundação Frantz Fanon (França), Mireille Fanon-Mendès-France, filha do importante pensador da questão racial Frantz Fanon.

Do continente africano, o evento receberá o historiador e professor na Universidade de Bristol (Guiné-Bissau), José Lingna Nafafé, a ativista feminista Phumi Mtetwa (África do Sul) , a professora, escritora e Jornalista moçambicana Conceição Queiroz, o professor e fundador da revista Africa and History, Jean Pierre (Ruanda), a escritora e jornalista angolana Elizabeth Cruz e a socióloga e comentaria da Televisão Pública de Angola, Tânia Carvalho.

Do Brasil, integram a programação a ativista, pesquisadora e comunicóloga Diva Moreira, o presidente da Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros, José Agripino da Silva Oliveira, a coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Makota Celinha, e a integrante do Movimento Reparações, Luci Lobato, além de Cleonice Amorim, entre outros.

Compromisso institucional

Para o SINJUS, a adesão a essa agenda é inerente ao papel de uma entidade sindical de categoria trabalhadora em um país como o Brasil, que foi o último a abolir a escravatura nas Américas.

O Sindicato reforça que sua participação na organização do evento faz parte de um compromisso institucional com a promoção da igualdade racial e da justiça social dentro e fora do Judiciário. Desde a sua fundação, o SINJUS atua na sociedade para combater injustiças e, por meio do SINJUS Antirracista, vem ampliando ações de formação e conscientização sobre o racismo estrutural no serviço público.

“O Seminário Pró-Reparações é um chamado à responsabilidade coletiva. Precisamos discutir políticas afirmativas e mecanismos concretos de justiça racial. Reparar é redistribuir poder. E só quando o poder for compartilhado, a Justiça poderá, de fato, ser igual para todas e todos”, complementa o membro do SINJUS Antirracista e diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.

Serviço

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: A imagem mostra uma mesa de debates com quatro mulheres negras participando do II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud. Elas estão sentadas atrás de uma mesa coberta com tecido estampado e uma faixa que identifica o evento. Ao fundo, um telão projeta a identidade visual da atividade. O card traz o título: “SINJUS-MG reforça compromisso Antirracista em encontro nacional da FENAJUD”, destacando o compromisso da entidade com a pauta da igualdade racial.
IGUALDADE E EQUIDADE RACIAL SINJUS-MG REFORÇA COMPROMISSO ANTIRRACISTA EM ENCONTRO NACIONAL DA FENAJUD quinta-feira, 02/10/25 13:12 O SINJUS Antirracista marcou presença no II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud realizado no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27 de setembro. O evento abordou o tema “Fortalecendo Coletivos, articulando lutas: ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Cena de estúdio de gravação de videocast com quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa com microfones. Um homem de camisa azul, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) fala enquanto os demais o escutam. Ao lado do diretor do SINJUS está a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias, à frente deles estão o jornalista e anfritrião Orion Teixeira e o diretor da AFFEMG, Lucas Espechit. Ao fundo, há uma TV com o logotipo do programa “Se Liga, Minas!”. Assista ao videocast SINJUS debate papel da Defensoria e riscos da Reforma Administrativa no SE LIGA, MINAS! quinta-feira, 06/11/25 18:56 O novo episódio do videocast Se Liga, Minas! já está no ar e traz ...
ARTICULAÇÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMBH, SINJUS DENUNCIA OS PREJUÍZOS DA REFORMA ADMINISTRATIVA quarta-feira, 05/11/25 19:23 Em mais uma frente de mobilização contra a Reforma Administrativa, o SINJUS-MG participou, nesta ...
A imagem mostra um grupo de magistrados e autoridades reunidos em uma sala ampla e elegante, com poltronas de couro, mesa de centro e tapete vermelho. Ao fundo, grandes janelas revelam uma paisagem verde. REAJA À FARSA ELITE JÁ ARTICULA BLINDAGEM, E REFORMA ADMINISTRATIVA DEVE RECAIR SOMENTE SOBRE A BASE DO FUNCIONALISMO terça-feira, 04/11/25 15:18 Enquanto o discurso dos deputados federais tenta vender a Reforma Administrativa como um “fim ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco