OPINIÃO

JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE WAGNER FERREIRA SOBRE LAGOA DA PAMPULHA

quarta-feira, 19/07/23 12:15 Wagner Ferreira, homem negro, grisalho, ele está vestido com um colete vermelho com faixas refletivas e fala ao microfone durante sessão da CPI da Lagoa da Pampulha. Conteúdo textual: OPINIÃO - JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE WAGNER FERREIRA SOBRE LAGOA DA PAMPULHA.

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, o Jornal O Tempo publicou um artigo do vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG. O texto traz uma reflexão sobre a preservação da Lagoa da Pampulha e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Belo Horizonte que investigou possíveis irregularidades em contratos para a limpeza da lagoa. Confira abaixo o artigo.

 

 

https://www.otempo.com.br/opiniao/artigos/despoluir-a-lagoa-da-pampulha-e-uma-missao-de-todos-1.3055163

OPINIÃO
DESPOLUIR A LAGOA DA PAMPULHA É UMA MISSÃO DE TODOS

Ações de agentes públicos e da sociedade civil em Belo Horizonte

O Conjunto Arquitetônico da  Pampulha completa 80 anos em 2023. E, neste ano, a Câmara Municipal de Belo Horizonte deu uma importante contribuição para um dos cartões-postais da nossa capital, que leva a assinatura de gênios como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, capitaneados por Juscelino Kubitschek. O trabalho, conduzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), jogou luz sobre a lagoa da Pampulha ao apontar a necessidade da união dos agentes públicos, técnicos, especialistas e de toda a sociedade no trabalho permanente de desassoreamento, limpeza e preservação do espelho d’água.

Neste sentido, a CPI foi muito importante ao fomentar o debate com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), promovendo a criação de um grupo de trabalho que reúne todos os órgãos municipais para alinhar ações em prol da lagoa da Pampulha. Promoveu também um acordo judicial inédito do Executivo com a Prefeitura de Contagem e a Copasa, que são fundamentais nesse processo, para que em cinco anos seja possível, se não eliminar, pelo menos reduzir drasticamente a quantidade de esgoto que cai na lagoa.

Números apresentados na comissão apontam que o esgoto de mais de 9.000 imóveis são despejados atualmente na lagoa da Pampulha e 71% são provenientes de Contagem. A união com o município vizinho e com o governo de Minas Gerais, por meio da Copasa, se torna, portanto, indispensável para a devida coleta e o tratamento adequado da carga de resíduos que cai na nossa lagoa. Se não fossem as intervenções que a Prefeitura de Belo Horizonte vem fazendo ininterruptamente para reduzir os níveis de poluição, a represa talvez não existisse mais.

E é aí que entra o importante papel dos servidores municipais de BH nesse esforço para manter a lagoa da Pampulha viva. Graças a esses funcionários públicos de carreira, muitos com décadas de serviços prestados ao município, a Pampulha conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2016. São retiradas até dez toneladas de sedimentos por dia, cujo maior volume chega à represa pelos córregos Sarandi e Ressaca.

Neste mês de julho, a lagoa da Pampulha apresentou, segundo dados da PBH, os melhores parâmetros de qualidade da água, considerados de classe 2 conforme critérios estabelecidos pela Resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ou seja, qualidade superior à de classe 3 prevista no contrato de despoluição. Com essa condição, o espelho d’água apresenta boa transparência, sem presença de floração de algas e de maus odores.

Nós precisamos continuar lutando e contando com o trabalho técnico e imparcial desses servidores públicos para que o nosso Patrimônio Mundial mantenha esse título. Belo Horizonte precisa do apoio de Contagem e da Copasa, mantendo essa união institucional e, claro, de toda a população. Tem coisa que precisa melhorar, aprimorando o trabalho científico conduzido por um corpo técnico muito experiente da Prefeitura de Belo Horizonte, com servidores com mais de 30 anos de carreira.

A rejeição ao relatório final da CPI, que tratava alguns desses servidores como “inimigos da Pampulha” e os taxava de “organização criminosa”, impediu que fosse cometida uma enorme injustiça. O que precisamos é continuar fiscalizando para que as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, junto com a Copasa, que é do governo do Estado, cumpram o acordo que foi firmado. É dialogar para que Contagem aplique, assim como a capital, legislação urbanística mais restritiva na bacia da Pampulha.

Dividida entre Belo Horizonte e Contagem, a bacia hidrográfica da Pampulha é formada por 507 nascentes e 44 córregos, e nela vivem aproximadamente 400 mil pessoas. Como morador do vizinho bairro Céu Azul, em Venda Nova, frequentador do Conjunto Moderno da Pampulha com a minha família e praticante de corrida amadora na orla da lagoa, reafirmo meu compromisso de fiscalizar o acordo para garantir a preservação do nosso Patrimônio Mundial, zelando não apenas pelo espelho d’água, mas por todo o seu entorno, com área de quase cem quilômetros quadrados.

Wagner Ferreira é vereador de Belo Horizonte pelo PDT

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco