NOVAS CONSTRUÇÕES

LEI DE ACESSIBILIDADE EM RESIDÊNCIAS ENTRA EM VIGOR

segunda-feira, 27/01/20 11:40

Já está em vigor, o Decreto 9.451/2018, que regulamenta o artigo 58 da Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei 13.146/2015), obrigando novos empreendimentos residenciais a incorporarem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A medida é válida para novas unidades residenciais com regramento específico, com exceção de habitações de interesse social.

Conforme a nova legislação, as moradias deverão apresentar características construtivas que viabilizem sua adaptação interna para uma unidade acessível, sem afetar estrutura e instalações prediais.

No caso de empreendimentos projetados com sistema construtivo que não permita futuras alterações, como alvenaria estrutural, é determinado que 3% do total de apartamentos apresentem características da unidade acessível, independentemente de haver demanda posterior.

A lei determina, ainda que os compradores dos imóveis podem solicitar à construtora, por escrito, até o início da obra, a adaptação razoável de sua unidade, informando sobre os itens de sua escolha para instalação na residência. As construtoras e incorporadoras estão proibidas de cobrarem valores adicionais pelos serviços.

Também é definido que 2% das vagas de garagem ou estacionamento vinculadas ao empreendimento sejam reservadas para veículos que transportam pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Cartilha

Entidades da construção civil elaboraram uma cartilha que visa orientar o mercado sobre a aplicação da acessibilidade na incorporação imobiliária. Denominado Guia Prático para Edificações de Uso Privado Multifamiliar – Acessibilidade em Unidades Residenciais, o material sinaliza as modificações necessárias nas novas unidades. O documento pode ser baixado aqui.

Últimas notícias

ver mais
REFORMA DA PREVIDÊNCIA AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER IMPACTOS NO IPSEMG terça-feira, 11/08/20 11:36 A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de ...
COVID-19 APÓS SINJUS COBRAR, TJ REFORÇA MEDIDAS DE PREVENÇÃO segunda-feira, 10/08/20 18:20 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do judiciário eletrônico ...
#QUARENTENACOMSINJUS SINJUS CULTURAL #8, ESPECIAL DIA DOS PAIS sexta-feira, 07/08/20 17:37 Nesta semana, o SINJUS Cultural tem um propósito: tornar a vida de pais e ...

Convênios

ver mais
Top