AGOSTO LILÁS

LIVE VAI DEBATER VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

terça-feira, 18/08/20 17:57

Medidas de isolamento social adotadas para combater o novo coronavírus têm ajudado a frear o contágio, mas, por outro lado, intensificaram o risco de violência doméstica contra as mulheres. Isso porque muitas delas passaram a conviver 24 horas por dia, confinadas, com potenciais agressores. O assunto ganha ainda mais destaque neste mês, com a campanha “Agosto Lilás”, que é realizada em todo o País desde 2019 e tenta sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de divulgar a Lei Maria da Penha.

O Núcleo da Mulher do SINJUS-MG vai debater o assunto em uma live, nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 19h. A coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio, e o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, convidam para um bate-papo, a delegada Isabela França de Oliveira, chefe da Divisão de Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e a Vítimas de Intolerância. Clique aqui, inscreva-se agora, curta o nosso canal e ative o sininho para ser notificado quando a live começar. Você também pode acompanhar a transmissão pela página do SINJUS-MG no Facebook.

Violência contra a mulher: a pandemia que não cessa

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, de março a junho deste ano, 44.413 mulheres denunciaram ter sofrido violência doméstica. Isso corresponde a 364 mulheres abusadas por dia. No ano passado, no mesmo período, eram 48.956 e, em 2018, 47.682. Foram 37 mulheres vítimas de feminicídio durante a pandemia. Em Belo Horizonte, também uma houve redução nos números: 5.291 (2020), 6.009 (2019) e 6.005 (2018). Essa diminuição de denúncias preocupa as autoridades.

Embora altos, os números relacionados à violência doméstica em Minas e em Belo Horizonte caíram quando comparados com os números de março a junho de 2019. As autoridades explicam que isso pode representar uma subnotificação diante da dificuldade de denúncia, uma vez que as mulheres estão presas em casa com os seus abusadores e não conseguem pedir ajuda.

Com o objetivo de estimular essas denúncias, a Polícia Civil de Minas Gerais disponibilizou uma ferramenta destinada ao registro de violência doméstica por meio da Delegacia Virtual. Nessa plataforma, é possível gerar, de forma online, registros de lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência cometidos contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

A delegada Isabela França de Oliveira, chefe da Divisão de Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e a Vítimas de Intolerância, explica que o sistema é bem intuitivo para permitir o registro. No caso da lesão corporal, é possível incluir fotos que podem ajudar a caracterização do delito. “Mas não exclui exame de corpo de delito”, acrescentou, ressaltando, que as ocorrências podem ser registradas na delegacia de polícia presencialmente.

Denuncie!

Para fazer o registro de violência doméstica, a vítima ou o representante legal deverá acessar o site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br e, em seguida, selecionar uma das opções relacionadas à violência doméstica, sendo elas: ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva de urgência. Na sequência, os campos disponibilizados deverão ser preenchidos com informações da solicitante, do(s) autor(es), de testemunhas, o local e a data dos fatos, assim como o histórico da ocorrência. Após a inserção das principais informações, haverá a possibilidade de requerer a medida protetiva de urgência. A solicitante precisa especificar o tipo de medida protetiva necessária, de acordo com as opções relacionadas na tela.

Outros canais de denúncia

Ligue 190 – se ouvir gritos e sinais de briga

Ligue 180 – para denunciar violência doméstica

Ligue 100 – para denunciar a violência contra crianças

Atendimento à vítima de violência doméstica em Belo Horizonte

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência

Endereço: Avenida Barbacena, 288

Telefone: (31) 3330-5752

Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher

Telefone: (31) 3270-3235/3270-3296

Defensoria Especializada de Defesa da Mulher vítima de Violência

Telefone: (31) 98475-2616/ (31) 984643797/ (31) 98239-8863

Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Benvida)

Telefone: (31)98873-2036 Promotoria da Mulher (31) 3337-6996

*Se na sua cidade não houver serviço especializado de atendimento à mulher em situação de violência entre em contato com a delegacia de polícia mais próxima, com o serviço de assistência social do seu município (ou CRAS) ou com a Promotoria de Justiça da comarca.

Participe e contribua com o debate!

Sobre a convidada

Isabella Franca Oliveira é delegada de polícia há quase 11 anos, com bacharelado em Direito e pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal. Atualmente, chefia a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância. Também já chefiou a Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD). Durante a sua carreira, Isabella exerceu ainda funções nas delegacias das cidades de Tiradentes e Betim.

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco